Imito as pessoas em pensamento, isso é normal?

Feita por >jose alfredo de lima leal ze · 17 dez 2017 Psicologia clínica

Boa noite, procurei um psicologo pra tirar uma duvida minha, que nao sei se é normal mas quando alguem fala ( conversa comigo) muitas vezes eu "imito" e falo igual a pessoa em pensamento isso é normal?

Imito em tudo na forma de falar até o tom de voz , mas tudo em pensamento.

Por exemplo: eu preciso pegar uma agua na cozinha , ai na minha mente eu falo " vou pegar uma agua na cozinha"( com o tom , o jeito de falar da pessoa ( nem sempre é a mesma , varia )

Eh so uma duvida minha , ficaria grato pela resposta.

A melhor resposta 18 DEZ 2017

Olá José, é importante avaliar em que momentos, situações e com que pessoas você faz isso. E quando o faz, como se sente? Qual a importância disso para você? Quando você não faz isso te incomoda? Traz algum sofrimento? São algumas questões que podem ajudar você a refletir. Mas uma avaliação psicológica mais efetiva poderia dizer mais coisas para você Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

18 DEZ 2017

José, boa tarde! É difícil apenas pelo comportamento responder se é adequado ou não, ainda mais em um comportamento encoberto, ou seja, que acontece dentro de você. A questão que me levantou é qual a
função desse comportamento. Sugiro uma investigação desse ponto, se precisar de ajuda estou à disposição, att Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

18 DEZ 2017

Olá Jose Alfredo,

Essa imitação realmente não é tão frequente, mas também não é algo anormal.

Fique atento às seguintes questões:
- Há quanto tempo você percebe que faz isso?
- Em quais situações isso acontece?
- Você tem dificuldade de conversar ou manter um diálogo com alguém por estar mais "focado" em imitá-lo no pensamento?
- Quando são várias pessoas falando, como essa "imitação" ocorre?
- Tem alguma situação em que você verbaliza ou são sempre em pensamentos?

Reflita sobre isso e caso perceba que esteja te prejudicando em algum sentido, procure ajuda de um profissional.

Caso precise de algo mais estou a disposição.

Abraço,

Ana Constantino

Ana Paula Constantino Psicólogo em São José dos Campos

15 respostas

18 DEZ 2017

Olá Jose Alfredo,
Pode ser que este comportamento de imitar as pessoas seja algo seu, como uma brincadeira pessoal e não signifique nada demais. Porém se deixa você intrigado, ou com receio de que alguém perceba e venha tirar satisfações, se isso incomoda você, observe-se mais atentamente e tente corrigir essa atitude. Provavelmente você perceba que as outras pessoas não fazem isso, daí o estranhamento. Um psicólogo comportamental poderá te ajudar nesta tarefa.

Parece pouco provável, mas pode ser porém, que você tenha uma síndrome chamada Tourrette. Se for este o caso, explicaria esses comportamentos, uma vez que você não teria controle sobre isso. Caso queira checar, procure um neurologista.

Um abraço e fico à disposição, se precisar!
Sheila

Sheila Cirigola Psicóloga Psicólogo em São Paulo