Eu estou com medo de ter me acostumado com o pecado.

Feita por >Ju · 30 abr 2024 Abordagem psicológica

Eu estou com muito medo de ter perdido a minha salvação porque eu venho lutando contra pensamentos impuros, só que está ficando pior porque esses pensamentos estão querendo vir com relação a imagem de Jesus. Eu não quero ter esses pensamentos, sempre que eles vem eu sinto um aperto no coração e um embrulho no estômago, só que eu estou com medo de me acostumar com esses pensamentos.
As vezes eu acho que tô ficando louca porque me dá a sensação de que eu me acostumei até a pedir perdão sobre a situação em geral, o que me causa medo de não estar me arrependendo verdadeiramente e de ter perdido a minha salvação, eu estou ficando doida.

A melhor resposta 3 MAI 2024

Olá, Ju, primeiramente te agradeço pela oportunidade de poder te ajudar.

Pelo seu relato, Ju, depreendo que sua vivência da autêntica e intima religiosidade vem se apresentando de forma confusa, incômoda. Nossos pensamentos podem ser entendidos como faróis para onde se aponta às questões mais importantes em dado momento de nossas vidas, e em seu caso seus pensamentos apontam para sua relação com sua espiritualidade, tanto que em seu atual momento tais pensamentos vem com uma carga afetiva tão intensa que te apertam o coração, sede simbólica das emoções, e embrulham seu estômago, simbolização da assimilação dos fatos da vida. Meu convite, Ju, é para que possamos iniciar esse processo de acolhimento e escuta desses pensamentos, dessas imagens, que é o processo de psicoterapia, pois nesse acompanhamento iremos paulatinamente compreendendo e conscientizando no que sua fé necessita atualmente de atenção e cuidado.

Ju, realizo o atendimento de forma on-line, fico à disposição para eventuais esclarecimentos.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

191 respostas

12 MAI 2024

Olá, Ju!

Obrigada por compartilhar sua situação conosco, sei o quanto é difícil falar de pensamentos tão incômodos para nós.

É compreensível que você esteja se sentindo angustiada e com medo diante de pensamentos tão intrusivos e perturbadores. É importante lembrar que ter pensamentos indesejados não define quem você é como pessoa, e isso não é um sinal de que você tenha perdido sua salvação. Pensamentos intrusivos como esses são bem comuns em alguns transtornos, como o TOC e não refletem seus verdadeiros sentimentos ou crenças.

Apenas pelo seu relato não é possível diagnosticar, por isso seria essencial você se consultar para identificar se seria mesmo TOC e qual o melhor tratamento para proporcionar melhora nos seus sintomas e lidar com esses pensamentos e sentimentos.

Com o tratamento certo, você pode se recuperar e aprender a lidar com tais pensamentos e ter maior qualidade de vida. Estou à disposição para auxiliá-la nesse processo.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços e melhoras Ju!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

114 respostas

5 MAI 2024

Olá, Ju!

Sinto muito que esteja passando por esse sofrimento! O que tenho pra te dizer é que pensamentos intrusivos (pensamentos que surgem frequentemente e são incômodos) são comuns em alguns transtornos de ansiedade, incluindo o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Aliás, pensamentos com o conteúdo de blasfémia são comuns justamente em pessoas religiosas, pois o conteúdo perturbador dos pensamentos é sempre sobre algo que você se importa muito. Na verdade, cientificamente, seus pensamentos intrusivos mostram que você valoriza muito tua religião e tem muita fé e medo das consequências espirituais. Procure ler um pouco sobre TOC e pensamentos intrusivos.

Importante: diferente da interpretação religiosa ou de outras filosofias, a ciência vê os pensamentos automáticos de maneira não pessoal, os seus pensamentos são apenas pensamentos, eles não são o que você realmente acredita ou que você faz. Não temos controle sobre a maioria dos pensamentos que surgem na nossa cabeça. Quanto mais lutamos para eliminá-los eles voltam com mais força. É preciso desenvolver habilidades de aceitação (ler sobre budismo e terapia de aceitação e compromisso) para lidar com pensamentos desse tipo.

Te convido a fazer psicoterapia, pois assim você aprenderá como identificar, analisar, aceitar e enfrentar (descobrir quando se deve aceitar e quandos e deve enfrentar) seus pensamentos. Identificar também quais as causas reais da ansiedade em sua vida e como você pode mudar comportamentos, para assim mudar pensamentos e sentimentos. Você também pode consultar um médico geral ou psiquiatra para tomar alguma medicação para ansiedae, pois eles ajudam a diminuir os pensamentos, a ansiedade e a angústia.

Abraços! Espero que essa mensagem te ajude e ajude outras pessoas que sofrem com seus pensamentos!

Ueslei Gama da Silva
CRP: 02/23278

Ueslei Gama Psicólogo em Petrolina

7 respostas

1 MAI 2024

Olá, Ju, espero que tudo fique bem.

Por mais doloroso que possam parecer os pensamentos intrusivos, precisamos olhá-los com certa atenção.
Sempre que tentamos fugir destes pensamentos, eles nos perseguem - pelo menos é o que parece.
Confrontar e questionar estes pensamentos é o melhor caminho, pois, às vezes, podem eles existir por um motivo que você desconhece e pode ser a fonte de outros problemas.
Se você acha que faz sentido, vamos juntos enfrentá-los!

Melhoras.

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo