Eu ando me sentindo anestesiada

Feita por >Fab · 16 mai 2021 Desenvolvimento pessoal

não sinto mais vontade de fazer amizades de me abrir ou de fazer com que me entendam, parece que eu me fechei pra tudo, so consigo me sentir bem com meu irmãozinho e com animais, n me sinto triste, as coisas só parecem n se encaixar pra mim, parece que tudo vai contra meu favor, eu me animo num dia e no outro ja me sinto desanimada, sinto que eu n tenho mais falta de certas coisas que tinha antes, como fazer meus hobbies favoritos como desenhar, agora nem isso eu consigo parece que eu criei meu proprio bloquei e acabou prendendo ate meus sentimentos e me tornei uma pessoa introvertida que n sente falta de nd e de ngm, me sinto mais estressada do que o normal e as vezes me sinte só, faz 5 meses que estou assim, Anestesiada.
Queria saber oque é isso, Por que me sinto dessa maneira, isso é bom ou ruim?

A melhor resposta 17 MAI 2021

Olá Fab! Grato por escrever. Provavelmente isso apresenta correlação com as possibilidades de vida durante a pandemia, sua idade, escolha de formas de trocas. Não se pode esquecer que você escrever aqui é uma forma de abertura para a comunicação. Que bom que você tem convívio com seu irmãozinho e com os animais. Falta completar as outras interações.
Não é questão de ter vontade ou não, é questão de necessidade humana, para todos nós (interagir, mover-se em busca de viver e fazer coisas).
O desânimo, o estresse, a anestesia, a tristeza, são evidências da necessidade de viver coisas mentais e físicas.
Será aconselhável que você passe por uma análise científica com um psicólogo para que se possa reintegrar as coisas. Você é uma totalidade social, afetiva, que precisa integrar ações mentais, atividades físicas, trocas culturais e bem estar.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices gravíssimos da pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

17 MAI 2021

Bom dia,

Agradeço seu relato. Nestes casos de desanimo precisamos investigar as causas, entender qual a origem, quais as crenças em relação a si mesma, na terapia realizamos a avaliação para podermos identificar e tratar seus sintomas. Imagino que não deve estar sendo fácil para você, mas com ajuda com certeza pode se sentir melhor.

Psicóloga Gilsângela Pereira Silva Psicólogo em Itajaí