Estou tendo medo de morrer ou de acontecer algum acidente

Feita por >rayanne · 15 set 2015 Pânico

Há 5 anos, eu e minha família sofremos um acidente de carro no qual perdemos o carro, mas não nos aconteceu nada de grave. 3 anos depois, meu pai se envolveu num acidente de moto no qual quebrou os 2 braços. Ultimamente ando muito, muito ansiosa, não consigo esperar nada de ninguém, ando desligada (mas parou). Estava sentindo tonturas no começo do ano e muita fadiga mas não fui ao médico saber o que era, de vez em quando sentia um aperto no coração, também repetia palavras na minha mente, mas tudo isso parou há 3 meses, e agora estou com medo de morrer, medo de acontecer algum acidente comigo na rua, atropelamentos, acidentes, medos de acontecer algo com meus pais ou irmão. Tudo isso começou esse ano e alguns sintomas pararam. Agora só sinto esse medo de morrer.

Será que sofro de ansiedade ou síndrome do pânico? Irei procurar um psicólogo para me auxiliar, mas sempre acabo deixando para depois, pois dependo do sus. Alguém pode me ajudar?

A melhor resposta 17 SET 2015

Olá Rayanne

Os sintomas que você relata são indicativos de ansiedade e o ideal é procurar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Se em sua cidade há uma Universidade, a Faculdade de Psicologia pode oferecer atendimento à comunidade e você pode procurar por esse serviço. Enquanto não consegue ajuda externa, tente acalmar a sua mente. Em geral, na presença de sentimentos de medo, há pensamentos de ameaça. Então, quando esse sentimento aparecer, identifique e anote qual é o pensamentos de ameaça. Se for, por exemplo, minha mãe pode ser atropelada, pergunte-se - qual é a probabilidade de isso acontecer? Junte evidências que contradigam seu pensamento: ela é cuidadosa ao andar? Ela anda sempre pela calçada? Se ao fazer isso seu sentimento de medo diminuir, esse é um caminho para apaziguar sua mente. Outro é fazer exercícios de relaxamento. No YouTube há alguns muito interessantes, procure por relaxamento muscular progressivo ou mindfulness. Boa sorte.

Virginia Garrotte Psicólogo em São Caetano do Sul

2 respostas

29 SET 2015

Ola Rayanne, em relação aos sintomas físicos que você relata é importante procurar um medico para que ele possa fazer exames para verificar como anda a sua saúde física, já a esses sintomas psicológicos é necessário que você procure um psicologo, pois, esses acidentes vivenciados por você e pela sua família fizeram com que você desenvolvesse o transtorno de stress pós traumático, isso faz com que esses sentimentos venham a tona com frequência e atrapalhem sua rotina.

Psicóloga Érika Barra Psicólogo em São Paulo

28 respostas

27 SET 2015

Oi!! Rayanne. Esse sintoma se apresenta quando está sofrendo de transtorno de ansiedade. Devido aos acontecimentos em sua vida. Fique tranquila e busque ajuda, pois ansiedade é silenciosa e aumenta. Sugiro que procure psiquiatra para avaliar se é necessário usar algum medicamento e busque um psicólogo. Psicóloga Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

22 SET 2015

Você pode se informar sobre a terapia EMDR. É uma terapia de estimulação cerebral que reprocessar traumas, a partir da estimulação bilateral do cérebro podemos reprocessar memórias traumáticas. Resultado rápido e que traz alívio, pois a partir do momento que a memória é reprocessada ela não volta a incomodar.

Psicóloga Clínica Carolina Ghizoni Psicólogo em Florianópolis

2 respostas

22 SET 2015

Procure por atendimento gratuito nas clinicas de faculdade de psicologia.

22 SET 2015

Se você é de São Paulo, você pode procurar pelas clinicas nas Faculdades, costumam realizar atendimentos gratuitos.

22 SET 2015

Rayanne. Esses medos seus tem origem no acidente. Parece-me stress pós-traumático. Minha experiencia nesse casos faz com que eu oriente uma consulta com psiquiatra para avaliação de necessidade ou não de uma medicação e uma psicoterapia. Não adie essas duas consultas.pois com tratamento esses medos irão passar.
Um abraço,
Léa.

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo

51 respostas

22 SET 2015

Olá Rayane,

Sugiro que busque ajuda de um profissional da saúde, um(a) psicólogo(a) poderá avaliar com mais profundidade a sua queixa para um diagnóstico e direcionar para um melhor tratamento a fim de uma melhor qualidade de vida para o seu dia-a-dia.

Psicólogo Carlos César

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

22 SET 2015

Procure por atendimento gratuito nas clínica de faculdade de psicologia

Yolanda Minguez de Juan Psicólogo em Barueri

5 respostas

21 SET 2015

Olá Rayanne,
Pelo seu relato, esse medo que está sentindo tem uma relação aos eventos acontecidos anteriormente, mas só agora está se intensificando. Os sintomas físicos que relatou podem estar também relacionados com sua ansiedade. Seria importante que você procurasse ajuda de um psicólogo para entender melhor essa linha de pensamento, seus sentimentos.

21 SET 2015

Boa tarde Rayane, não é fácil depender do sistema único de saúde, mas faça um esforço buscar o atendimento. Na minha cidade há algumas universidades que possuem a clinica social, com valores bem mais acessíveis que no particular. Quando passamos por um momento traumático e o nosso cérebro não elabora aquele evento de uma forma adaptativa, ficamos "presos" naquele passado, como se estivéssemos vivenciando as emoções, crenças negativas e sentimentos do dia do evento traumático. Você deve procurar atendimento o quanto antes... Abraços

18 SET 2015

Olá Rayanne, bom dia,
Pelo seu relato, como os colega já citaram, provavelmente você desenvolveu transtorno do estresse pós-traumático, um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando se recorda do fato, ele revive o episódio, como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou, desencadeando alterações neurofisiológicas e mentais.
Não sei onde você mora, mas aqui em São Paulo há diversas Universidades que oferecem serviços psicológicos em clínicas-escolas, mas o atendimento costuma ser demorado para ser iniciado e sofre interrupções em virtude das aulas dos alunos, formação de turma, recesso escolar, etc.
Portanto, no seu caso, para não perder mais tempo, sugiro procurar os Sindicatos dos Psicólogos ou Sindicatos dos Psicanalistas da sua região, que oferecem preços muito acessíveis de acordo com as condições financeiras do paciente (consultas a partir de 50 reais).

Giseli Nunes Pereira Psicólogo em São Paulo

30 respostas

18 SET 2015

A sua angústia, medo devido a traumas pode ser trabalhado de forma que você tenha uma vida mais leve, procure um psicólogo o mais rápido possível não deixe esses sintomas se agravarem.
Psicóloga Keili

18 SET 2015

Olá Rayanne. Toda vez que vivenciamos situações traumáticas, a neuroquímica do nosso cérebro é modificada. Os sintomas que vc relata sentir são cargas emocionais que seu cérebro está descarregando no seu corpo. Procura na sua cidade terapia na abordagem EMDR que vai te ajudar bastante. Pois o EMDR trata de forma rápida e eficaz traumas e fobias.

Sueli de Azevedo Costa Psicólogo em Rio das Ostras

3 respostas

16 SET 2015

Infelizmente quando passamos por uma situação traumática como descreveu não é raro que medo se torne comum e comece a causar prejuízos na nossa rotina. Porém estes prejuízos são tratáveis e você pode ter vida mais tranquila.
É importante que você consulte um médico para compreender a gravidade destes sintomas de fadiga, tontura e aperto no coração, principalmente. Indiferente se estes sintomas possam ter sido causados por stress eles são reais e precisam ser tratados.
E para tratar o medo recomendo que procure por um terapeuta, preferencialmente Comportamental ou Cognitivo, ambos tem técnicas mais específicas para casos como o seu.
E como disse que depende de atendimento do SUS e para o atendimento psicológico nem sempre é rápido, verifique se na sua cidade existe alguma faculdade de Psicologia, lá eles provavelmente oferecem atendimento psicológico a um custo mais baixo no formato de Clínica-Escola.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

16 SET 2015

Olá Rayanne, com os sintomas que você descreveu, aparenta estar tendo pensamentos catastróficos (negativos sobre o futuro), que geram ansiedade, e a ansiedade em grau elevado se torna prejudicial para a saúde e bem estar cotidiano. Sugiro que você procure um psicólogo voltado para a abordagem cognitivo-comportamental, que tem resultados excelentes para o problema.

Fernanda Almeida Pedroza Psicólogo em Curitiba

3 respostas

16 SET 2015

Olá, o caminho é difícil mas é necessário, pelo sus você precisa passar pelo clinico geral e expor toda esta dificuldade e sofrimento e após a avaliação dele, peça que ele autorize um encaminhamento para o setor de psicologia do posto de saúde, o caminho é este.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

16 SET 2015

Ola Rayanne,
Este sentimento de medo esta relacionado aos eventos relatados. Porem, com a ajuda de um profissional, é possível corrigir a atual e catastrófica linha de pensamento - sentimento - comportamento. Esta forma de pensar, exposta no seu relato, pode estar relacionada com a ansiedade, contudo, preciso de maiores informações para expor um maior direcionamento. Um abraço!

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

16 SET 2015

Olá Rayanne,
Pelos seus relatos posso te adiantar que existe um estresse pós traumático que evoluiu para um quadro de transtorno do pânico. Que estão diretamente ligados ao quadro de depressão. O ideal seria você procurar o mais rápido possível um psiquiatra e um psicólogo, se medicar se necessário e fazer uma tcc.

16 SET 2015

Rayanne, a melhor coisa a fazer é procurar um psicólogo (seja da rede pública, universidade/faculdade de psicologia, ou trabalho dativo/subsidiado). Você passou por situações traumáticas e é compreensível que você tenha ficado com medo. Agora se esse medo perdura, está atrapalhando e se expandindo precisa procurar suporte de um profissional. Ter um diagnóstico, seja qual for ele, não ameniza o que está passando.

16 SET 2015

Rayanne,
Você relata um sofrimento intenso que com ajuda profissional pode ser amenizado e até superado. Como depende de SUS, te sugiro buscar também clinicas escolas, que são clínicas de atendimento psicológico vinculadas às universidades e faculdades de psicologia. Em Porto Alegre, existe um grupo de pesquisa que oferece tratamento gratuito para pacientes com sintomas similares aos teus. Sugiro que entre no site deles e leia o material que eles tem sobre trauma. Podes marcar uma avaliação e eles te darão um retorno quanto ao teu quadro.

Alice Reuwsaat Justo Psicólogo em São Leopoldo

3 respostas

16 SET 2015

Sim com a ajuda da psicoterapia vc vai ter condições de reestruturar seus pensamentos melhorando esses sintomas... procure terapia cognitiva comportamental que lhe trará bons resultados.

Virginia Fernandes Psicólogo em Santo André

5 respostas

16 SET 2015

Olá Rayanne!
Quando passamos por situações traumáticas que representaram ameaça à nossa vida ou à vida de terceiros podemos desenvolver um distúrbio de ansiedade, que é caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais.
Esse transtorno é conhecido pelo nome de transtorno do estresse pós-traumático TEPT e toda vez que se revive o episódio, essa recordação desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.
Você disse que depende do SUS. Procura a unidade básica de saúde UBS mas próxima de tua casa e conversa com a psicóloga ou assistente social da unidade. Ela pode te orientar e encaminhar para um tratamento na rede pública.
Ou procura alguma universidade ou faculdade de psicologia próxima a tua casa. Eles oferecem serviços para a comunidade com um preço mais módico.
Espero que consiga a ajuda que precisa!
Abraços!

​Psicóloga Judith G. R. de Toledo Psicólogo em São Bernardo do Campo

7 respostas

16 SET 2015

Olá Rayanne!
Você provavelmente ficou muito impressionada com os acidentes e entrou em contato com a fragilidade humana. Não da para afirmar que você tem síndrome do pânico antes de uma avaliação psicológica, porém certamente está sofrendo algum grau de ansiedade. Para combater esse medo, tente desenvolver o diálogo interno.

Daniela Michaan Psicólogo em São Paulo

1 resposta