Como parar de ter medo de morrer?

Feita por >Rebeca Machado · 30 jul 2024 Abordagem psicológica

Passo a maior parte do meu dia tendo pensamentos horríveis sobre quando vou morrer, de que e como.
Sempre que fico sabendo de uma determinada morte, eu acho que vai acontecer comigo a qualquer segundo. Acho que terei um infarto fulminante a qualquer momento, e vivo meus dias como se fossem os últimos. Como reverter esses pensamentos?

A melhor resposta 1 AGO 2024

Olá Rebeca. Sinto muito que esteja passando por isto. Pensamentos catastróficos como estes, que aparecem com frequência, causam uma série de emoções negativas e trazem grande preocupação para quem os experiencia. Seria fundamental procurar um profissional para ajudá-la a entender a origem desses pensamentos, que chamamos de pensamentos automáticos disfuncionais. De qualquer forma, já vou deixar aqui algumas sugestões para acalmarem você em um primeiro momento. É importante ter consciência dos seus pensamentos e isto você já tem, o que é um ótimo primeiro passo. A partir de agora é interessante que converse mentalmente consigo mesma quando tais pensamentos surgirem: fale para si mesma que pensamentos não são realidade e que você sabe que só está com medo ou impressionada por algum evento de morte. Ajuda também questionar a si mesma qual seria a probabilidade de tais eventos acontecerem e quais formas seriam mais saudáveis de pensar quando se vê nestas situações (por exemplo: em vez de "eu acho que vai acontecer comigo" pode trocar para "eu tenho medo que aconteça, mas sei que é só medo e não realidade". Estes e outros recursos são trabalhados em terapia, a exemplo da terapia cognitivo-comportamental - que busca justamente encontrar pensamentos mais funcionais para melhorar a saúde mental dos pacientes. Fico à disposição. Um abraço, Ily.

Ily Luna Melani Psicólogo em Curitiba

27 respostas

1 AGO 2024

Oi Rebeca
Todos nascem e morrem, nascimento e morte faz parte de um ciclo, de uma etapa, assim como o dia e a noite. Porém a vida não acaba. Voce já têve muitos nascimentos e muitas mortes. Agora estás aqui para uma nova jornada, para aprender, corrigir, expandir a consciência.
Voce nasceu para te realizar, para realizar o teu propósito de vida. Enquanto estiver aqui, trate de usufruir o máximo que pode da tua existência. Mais importante é identificar qual o teu propósito de vida e realizar teus sonhos.
Não estás aqui por acaso, não estás de férias, faça o que tiver que ser feito, cada um vive o que tiver que viver.
Mas isso não é o fim, assim como o bebê teve que morrer como feto e nascer como criança.
Precisa administrar teus pensamentos e não se deixar governar por eles, por suas emoções.
Auxilie-se da Psicoterapia.

Abraços

6349 respostas

1 AGO 2024

Rebeca, é compreensível que esses pensamentos sobre a morte possam ser assustadores e desgastantes. Muitas pessoas enfrentam esse tipo de ansiedade em algum momento, e isso pode ser influenciado por experiências de vida ou mesmo pelo estresse cotidiano.

Uma maneira de lidar com isso é buscar entender o que está por trás desses medos. O que você acha que pode estar causando essa preocupação constante? Conversar sobre esses sentimentos em terapia pode ajudar a desmistificar o medo e desenvolver estratégias para lidar com ele. Também é importante focar em viver no presente e encontrar atividades que tragam alegria e paz. Que tal explorar esses caminhos? Estou aqui para te ajudar!

Psicóloga | Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

1 AGO 2024

Importante buscar terapia, pois saber de onde se origina esses pensamentos, poderá te ajudar a reverter ou pelo menos aprender a lidar de forma saudável com eles!
Boa sorte e bus ajuda!

Lilian Alves da Costa Psicólogo em São Paulo

5 respostas

1 AGO 2024

Olá Rebeca, como está?
A morte e a finitude são assuntos que afligem muitas pessoas e na maioria das vezes não são abordados ou comentados.
A certeza que temos é que passaremos por isso em algum momento. Não sabemos quando e nem como.
Sugiro a busca pela psicoterapia, pois através dela você conseguirá perceber o que te leva a esses pensamentos e refletir sobre o motivo dessa aflição.
Agradeço pela oportunidade de te responder.
À disposição,
Cecília Mendes - Psicóloga

Cecília Mendes Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

1 AGO 2024

Olá, Rebeca, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Você vem vivenciando uma diária morte simbólica, Rebeca, essa morte sendo expressa em pensamentos recorrentes; fato é que você e eu estamos em vida, contudo uma parte da sua mente está constantemente trabalhando a finalização de algo — eis aí a questão a ser atendida. Rebeca, te faço o convite para iniciarmos o processo psicoterapêutico, pois nele você terá o espaço e momento favoráveis para elaborarmos o que em ti vem insistentemente pedindo passagem, elaboração e consumação, porque a morte, ocorrência natural para nós seres vivos, também é uma realidade psíquica e afetiva que se dinamiza no atravessar da vida, em relações, circunstâncias, situações e condições que tecem nossa existência: família, amor, trabalho, sociedade.

Rebeca, fico à disposição para iniciarmos esse processo de fim e começo, realizo atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

283 respostas

1 AGO 2024

Olá Rebeca Machado,

Acredito que a sua vida não seja fácil por sofrer demais com esses pensamentos. É difícil saber exatamente quais são os fatores pessoais que te desencadeiam esses pensamentos, seria necessário uma avaliação mais aprofundada. Normalmente, pessoas que tem medo da morte, tem medo de enfrentar mudanças e perdas de forma geral e, não somente medo do fim da própria vida. Não podemos controlar a vida e toda a morte simbólica nos abre caminhos para novos renascimentos e novas oportunidades. A vida apresenta ciclos enquanto uns se encerram outros se iniciam constantemente em um eterno fluir. Se for necessário, procure por acompanhamento profissional para trabalhar esses medos de forma mais objetiva alinhado a sua história de vida.

Espero ter contribuído de alguma maneira,
Paz & Bem.

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

48 respostas

1 AGO 2024

Boa tarde, Rebeca! Grato por perguntar. Ao viver estamos, de certa forma morrendo, ao viver buscando realizar metas, objetivos, sonhos, atribuições, direcionamos nossa mente para questões de vida, incompatíveis com os medos.
Será importante reorganizar rotina de vida, formas de ocupação de tempo, com o devido planejamento e execução de mtas.
Atenciosamente,

9308 respostas

31 JUL 2024

É importante buscar por terapia, pois através dela iremos entender a causa deste medo que prejudica o seu cotidiano e também teremos ferramentas e técnicas para que você aprenda a lidar com tudo isso que lhe aflige e causa ansiedade.

Roberta Garuti Paiva Cracco Psicólogo em São Paulo