Estou no meu limite, e não sei o por que.

Feita por >Amélia32 · 26 jul 2024 Abordagem psicológica

Eu cresci numa bolha, não saia de casa sem meus pais, até desisti de alguns sonhos por proibição deles. Não que isso signifique que tenho uma relação ruim com eles, pelo contrário, são meus melhores amigos. Hoje em dia com 19 anos, comecei a namorar, a sair sozinha (coisa que até então nunca havia acontecido), estou fazendo curso presencial no qual eu vou sozinha, e estou para começar a faculdade. Mas a minha cabeça simplesmente não para, não consigo nem dormir a noite, desde que comecei a namorar, não sei qual meu problema, parece tudo tão errado, toda hora fico pensando em mil coisas que vão dar errado no meu relacionamento e na minha faculdade, só de lembrar do meu namorado já começa a me dar crise de ansiedade. Quero focar mais no agora, sei que tudo tem seu tempo, mas não sei como, minha cabeça tá presa no futuro e no passado. Eu tô no limite sendo que tenho uma boa vida, não sei o que fazer, de verdade.

A melhor resposta 27 JUL 2024

Você está passando por um momento desafiador. Oferecer uma solução ou orientação adequada sobre sua situação, requer um processo muito mais complexo de investigação de sua história e subjetividde. O que posso oferecer a priori como uma interpretação superficial baseada num achismo é compartilhar minha percepção de que a ansiedade é o tema central na tua fala. Posso te responder pela ótica da psicanálise e te trazer alguns conceitos e insights que Freud ofereceu sobre esse estado emocional. Vou te explicar algumas perspectivas que podem fazer sentido pra voce:
A primeira é o conceito de: Ansiedade Neurótica: Esse tipo de ansiedade tá relacionada ao medo de que nossos próprios pensamentos se realizem ou que nossos instintos saiam do controle e se manifestem. Todos nós temos pensamentos recalcados, inconscientes que podem ser subversivos e aterrorizantes, e a nossa consciência muitas vezes não tem recursos para lidar com eles. Isso poderia ser o gerador desse processo ansioso. Quando analisada na terapia, essa ansiedade pode se tornar consciente e então mudando de status, passar a ser classificada como ansiedade moralista ou realista.
Ansiedade Moralista: Surge do medo de sofrer punição, originando-se da consciência moral. A pessoa sente culpa pelo que está pensando em fazer, como se estivesse indo contra seus próprios valores.
Ansiedade Realista: Tem a ver com o medo de perigos reais no mundo exterior.Geralmente surge em situações específicas e tá ligada a eventos mais concretos. Espero ter ajudado. Abraços!

Antônio Carlos dos Santos Psicólogo em Recife

1 resposta

29 JUL 2024

Olá Amélia, tudo bem?
Parece que você está passando por muitas mudanças significativas ao mesmo tempo, o que pode ser bastante desafiador. É natural sentir ansiedade quando se enfrenta tantas novas experiências de uma só vez.
Reconheça e Valide Seus Sentimentos: É importante reconhecer que seus sentimentos são válidos. Mudanças grandes e rápidas podem ser esmagadoras, e é normal sentir ansiedade e estresse.
Estabeleça Rotinas e Estruturas: Ter uma rotina pode proporcionar uma sensação de controle. Planeje seu dia com horários específicos para estudar, socializar, e descansar.
Defina Limites Saudáveis: Separe tempo para você mesma. Mesmo que sua vida social e acadêmica sejam importantes, reservar tempo para relaxar e cuidar de si é crucial.
Converse com Seu Namorado: Compartilhar suas preocupações com seu parceiro pode ajudar a aliviar a ansiedade. A comunicação aberta é fundamental em um relacionamento saudável.
Procurar um psicólogo também pode te ajudar a criar ferramentas e técnicas para lidar com a ansiedade e explorar as raízes de seus sentimentos.
Se precisar estou à disposição.
Marília

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

29 JUL 2024

Bom dia Amelia, acredito que entendi o que acontece com você psicologicamente. Pelo seu relato seus pais interferem no seu sentido de vida e sua autenticidade, o que já causou conflitos em suas decisões ou planejamento. Viver a vida que seus pais desejam para você vai ter um custo emocional muito alto. A sua vida amorosa esta interligada ao seu bem estar pessoal e equilíbrio, autenticidade, pode ser por isso sua ansiedade explodindo. Minha sugestão é fazer psicoterapia. Para você se conhecer, colocar em pauta novamente seus sonhos e projetos, ser feliz e realizada. Cordialmente
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga & Psicanalista

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

27 JUL 2024

Oi Amélia
Entendo o teu sentimento e a fase que está.
Desde agora, voce inicia o teu segundo nascimento, o nascimento psicológico de ti mesma onde voce desloca a atenção para a tua realização, você começa a ser pai e mãe de si mesma, você começa a se governar até se tornar dona de ti mesma, começa a resolver os teus problemas, sanear a tua dependência emocional, resolver teus traumas, teus conflitos e ir se harmonizando.
Você não é dos teus pais, você apenas veio através deles e você nasceu para se realizar e ser feliz.
A vida não quer que você sofra, ela te deu a liberdade para fazer tuas experiências, te deu o livre arbítrio de poder mudar, fazer novas escolhas sempre que sentir que o resultado de uma escolha não está te satisfazendo. Você se torna o que escolhe porque cada escolha gera seus resultados.
Portanto, não desista dos teus sonhos, eles são a tua realização, a tua felicidade. As dificuldades que possa estar sentindo não são problemas, são desafios à tua inteligência; precisa resgatar esta inteligência da vida, você precisou deixá-la de lado para se adequar às exigências dos pais, da educação, do meio social e religioso... Agora, pode corrigir isso, é teu nascimento psicológico.
Conte com a Psicoterapia que pode te auxiliar nesse processo de compreensão de quem é você, como foi educada e como fazer agora para se realizar e ao mesmo tempo se dar bem com os outros, nas relações de amizade ou de amor.
Sim você precisa viver o momento presente, o único momento que realmente te faz viver porque se ficar no passado cai em depressão e se pensar no futuro, entra em ansiedade. Só o presente resolve.
Que ótimo que se deu conta disso e só tem 19 anos, vai iniciar uma bela jornada de realizações.
Faça Psicoterapia
Abraços

6349 respostas

27 JUL 2024

Bom dia, Amélia! Obrigado por escrever. Seu conteúdo revela que você passou dezoito anos com ações juntas com seus pais, lidadas por eles, com você sentindo-se acompanhada, apoiada, direcionada.. Assim sendo, naturalmente há um período de estranhamento, de adaptação ao que pode e ao que não pode, ao que deve e que não deve. Eles, antes, de certa forma, avaliavam as medidas e intensidades das ações. Agora você precisará de muita precaução, de consultas a pessoas (de preferência, amigos ou colegas confiáveis), para antever perigos, que por estar protegida por seus, pais, você antes, não precisava dimensionar ou especificar. Certamente também as doçuras e ganhos da liberdade, temperadas pela responsabilidade, você também não treinava.
É processo de amadurecimento e de autonomia que, aos poucos, você, com as devidas precauções, deverá aprimorar.
Quando você diz estar no seu limite, sugiro que construa a tradução e resolução disso com a assessoria científica de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Atenciosamente,

9308 respostas

27 JUL 2024

Olá Amélia, obrigada por compartilhar seu relato. Há vários aspectos a serem observados no que compartilhou. Você tem 19 anos e está começando a viver uma vida independente, o que pode causar ansiedade e medo mesmo. Trilhar seus primeiros passos sem a supervisão dos pais, que era uma constante antes, pode despertar uma sensação de insegurança em você (o que condiz com os pensamentos negativos e com essa antecipação de eventuais problemas). Possivelmente, há questões que foram ensinadas a você sobre "certo" e "errado" que fazem com que você sinta que está sendo inadequada ao ter um relacionamento amoroso. Outro aspecto que angustia diversos jovens é uma certa pressão (que pode ser exercida pelos pais ou por você mesma) para "dar certo" no futuro - o que também pode causar essa sensação de desespero com o que pode acontecer e o que está por vir. Há recursos para reduzir a ansiedade e ajudá-la a viver o momento presente que podem auxiliar neste processo, bem como uma orientação profissional adequada para acolher suas angústias nesta transição de fase da vida. Fico à disposição se quiser conversar mais a respeito. Boa sorte!

Ily Luna Melani Psicólogo em Curitiba

27 respostas

27 JUL 2024

Oi Amélia obrigado por compartilhar o que você vem sentindo. Você está em um momento novo em sua vida para o qual nunca tinha experimentando antes e isso nos causa um pouco de medo e ansiedade por não sabermos o que vem pela frente, tem coisas que não estão sobre o nosso controle (ainda mais as que são novas e não conhecemos), mas podemos trabalhar como lidamos com isso mesmo com essas emoções intensas que estamos sentindo e por aí que começamos, dar um primeiro passo de vim aqui e buscar ajuda mostra o quanto você é corajosa e capaz para enfrentar esses momentos e fazer a psicoterapia pode ser mais um processo que lhe ajude a lidar com esses momentos. Se precisar e enter que é o momento estarei aqui para que possamos começar esse próximo passo.

Maurizio Miranda Nascimento Psicólogo em Salvador

2 respostas

27 JUL 2024

Olá, Amélia! Sinto muito por você estar passando por isso, e que bom que conseguiu compartilhar, esse é o primeiro passo para buscar ajudar. Quando se cresce em um ambiente super protetor em que não se tem espaço para correr risco, pode se desenvolver uma ansiedade na vida adulta.
Não é fácil viver se preocupando com o futuro e tendo crises de ansiedade, mas você pode cuidará disso, na terapia você entende melhor como funciona e aprende estratégias de enfrentamento para lidar com suas emoções.
Qualquer dúvida estou à disposição!

André Dias Psicólogo em São Paulo

12 respostas

27 JUL 2024

Oi Amélia. Vejo que vc está passando por um momento de transição na sua vida. Há muitas coisas novas e há vc em um lugar diferente em relação ao antes, que é esse lugar caminhar com as próprias pernas, dirigir a própria vida. E é algo que assusta mesmo, que angustia, até mesmo as coisas que vc entende como positivas (como o namoro). As coisas podem dar errado em algum momento, porque acontece de darem errado, mas nunca são todas, são apenas algumas coisas; ao mesmo tempo que outras dão e darão certo.
Sugiro também um acompanhamento psicológico. Vc iniciará a faculdade, certo? O curso de psicologia possui clínica-escola. Vc pode verificar na sua faculdade a disponibilidade de psicoterapia.
Pelo SUS, algumas UBS oferecem psicoterapia. Ou há esta plataforma, onde vc pode encontrar psicólogos qualificados.

Renan Correia Psicólogo em Macapá

1 resposta