Eu não sei o que fazer, só não quero que acabe

Feita por >Richard · 29 mai 2022 Crise existencial

eu não quero morrer, eu odeio pensar que vou morrer. Eu odeio pensar que só vou parar de existir e esquecer de tudo que já passei, só vou deixar de existir, assim como todos ao meu redor. Eu não aguento isso, eu odeio tudo isso. Eu só queria continuar. Tudo vai acabar e eu odeio esse fato, eu só quero ficar vivo com a pessoa que amo. Odeio saber que ela vai morrer, que eu vou morrer, que a gente nunca mais vai se ver e que tudo vai acabar. Eu odeio a vida e a natureza por me dar um tempo tão limitado

A melhor resposta 31 MAI 2022

Olá Richard,
Falar sobre a morte é algo visto ainda como tabu na nossa sociedade, mas morrer é natural e acontece com todos os seres vivos. Ao saber que iremos morrer, acabamos dando mais importância à vida. Penso que um processo terapêutico pode te auxiliar a melhor compreender sua relação com o morrer e a perdas. Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

30 MAI 2022

Olá Richard.
Será que você está com medo de morrer ou de que este sentimento e relacionamento "morra" e se acabe?
Você só pode viver o momento presente, tudo pode mudar em segundos, e pode ser para melhor ou pior. Portanto pensar no aqui e agora trás a certeza do existir. O passado é importante para entender nossa evolução e o futuro tem sua importância para que possamos ter esperança e possamos fazer planejamentos para uma vida melhor, mas é vivendo o momento presente que se vive a vida plenamente. Focar no que vai acontecer depois e de forma negativa, não te permite viver o agora e a beleza deste momento, e a chance de que tudo se acabe é muito maior.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 MAI 2022

Oi Richard.

Pelo que você me escreveu imagino que tenha algo relacionado com algum diagnóstico, é isso?
Apesar de você ter sido direto no que escreveu, não há elementos que me façam compreender tudo de fato, apenas me deixa com suposições.

Que tal, quer conversar comigo?
Em terapia poderemos aprofundarmos nessas questões.

Estarei aqui
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

30 MAI 2022

Oi Richard! Obrigado por citar. Eu também não quero que acabe. Assim será preciso esclarecer: acabar o que? Nós não queremos morrer. De forma específica, por que você está pensando que isso poderá acontecer.
Veja nossos perfis, entre em contato com um de nós, psicólogos, explique melhor o que você quer construir, para que um de nós, psicólogos, te ouvindo com empatia, sigilo, respeito e acolhimento, possamos pensar junto com você.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes: há muitos falsos políticos, mais ainda, há ditos "líderes religiosos" falsos que só querem dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Melhore o afeto, pondere o uso de máscara, evite aglomerações e vigie para que não haja criadouros do mosquito da dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8602 respostas

30 MAI 2022

Olá, Richard
A filosofia existencialista nos indica que a morte é uma certeza. Por isso há a necessidade de aproveitar o momento presente, afinal ele é tudo o que temos. Não temos como negociar a eternidade com a vida.
Acredito que um processo de terapia pode te ajudar a compreender isso um pouco melhor. Sugiro que escolha alguém que possa caminhar contigo nessa questão.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha