Estou errado em cobrar mais carinho?

Feita por >Caio · 21 ago 2023 Terapia de casal

Boa tarde!
Tenho um relacionamento de 4 anos, desses 4 anos conquistamos muitas coisas.
Acontece que tanto eu quanto ela sempre estudamos pro vestibular, eu assim que terminei o ensino médio passei pra federal, e ela continuou estudando pro vestibular. Passados 3 anos, esse ano ela conseguiu bolsa pra uma faculdade de medicina a 100 km de nossa cidade natal, toda sexta feira ela vem pra nossa cidade e retorna na segunda. Ou seja, ela ta morando numa cidade sozinha, e isso tem me gerado muita insegurança.
A insegurança não é devido a outros homens, e sim ao medo de perde-la. Antes estava acostumado a uma rotina, de toda hora estar conversando, ela era mais presente na minha vida, me contava tudo do dia dela, toda hora estávamos trocando mensagem, e hoje sinto ela mais fria, mais distante e possa até ser que seja por causa da nova rotina dela, mas sinto falta de uma mensagem de carinho, de uma declaração postada, presentes bobos ou até um textinho dizendo que me ama.
Hoje tenho 2 trabalhos e faço faculdade a noite, e mesmo com essa minha rotina agitada sempre tento fazer algo pra agradar ela, e não vejo que seja reciproco.
Questionei e ''cobrei'' ela por umas duas semanas seguidas, e ontem fui surpreendido com um pedido de tempo pois segunda ela estava se sentindo muito sufocada e pressionada. Pergunto, estou errado por querer mais carinho e que ela seja a mesma pessoa de antes?

A melhor resposta 22 AGO 2023

Olá Caio, as pessoas vão mudando com o passar do tempo, esperar que ela seja a mesma menina que morava na mesma cidade e estudava para o vestibular de medicina e agora mora em outra cidade, sozinha, fazendo uma faculdade que exige do aluno, não tem como ser a mesma menina de antes. O interessante é descobrir como é possível estar junto nessa nova configuração, sem tantas mensagens, sem poder se verem na mesma frequência. Como é namorar a distância? Essa é uma nova experiência para vocês. Ter uma conversa com ela de como você se sente e o que é possível de ser feito levando em consideração os sentimentos dos dois é bem importante.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

25 AGO 2023

Olá Caio,
sugiro que tire um tempo para você se conhecer melhor, a insegurança tem diversos gatilhos e isso pode sim prejudicar uma ralação no qual uma das partes se sinta cobrada e sufocada. Busque ajuda com um bom profissional. Fico a disposição para um encontro online para falar como a psicoterapia pode estar te ajudando neste momento. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

245 respostas

23 AGO 2023

Oi Caio, obrigado por trazer sua pergunta para nós. Você tem claro a sua necessidade no momento, você necessita de atenção por porte dela. Todavia a dinâmica de vocês mudou, ela está em outra fase da vida e é natural mudar a forma como vocês interagem, até mesmo por conta da distância física. Numa relação as pessoas não são iguais e não sente iguais e não se implicam na relação de forma igual. Se você tem vontade de manifestar carinho, faça, isso é você sendo autêntico. Mas pense comigo, cobrar certas coisas na relação faz com que elas não sejam autênticas, afinal, você está exigindo que o outro faça, não é algo espontâneo dele. Entendo que a mudança esteja sendo difícil para você, mas sempre falo para os paciente que em qualquer relação é muito complicado quando você começa a exigir carinho e atenção do outro. O outro vai te dar o que ele tem e o que ele quer e o que ele se sente à vontade para dar. O ponto todo aqui é você aprender a lidar com a sua necessidade de afeto, que não está sendo atendida na relação com sua namorada e a sua resposta para a situação acabou desencadeando uma resposta dela, ela pediu tempo, justamente porque vocês pressionou. Ela tem muitas coisas para lidar no momento, o curso de medicina, a distância da família e de você, o que você acha que ela pode fazer se você ficar pressionando ela por atenção? Pense e reflita sobre isso e procure ser mais paciente. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

23 AGO 2023

Olá, Caio!

Se há um "erro" aqui é o da expectativa que nada mude com as mudanças que a vida se encarrega de fazer no passar do tempo e dos acontecimentos: ela está em uma nova rotina, em uma nova cidade, como tão bem você considera, Caio, e com isso algumas mudanças também ocorrem na vida de quem passa por tal mudança; é compreensível sua saudade e nostalgia de como era antes da mudança dela, era algo bom para ti (e imagino que para ela também), contudo a mudança de rotina que ela veio passando aparentemente também fez com que ela sentisse uma mudança na atitude de expressão do afeto que ela sente por ti - para ti não mudou, para ela sim, ao ponto de você demandar algo para ela que já não faz mais tanto sentido, ao ponto que o pedido da mesma (antiga) retribuição de carinho, demonstração de afeto para ela agora soe como cobrança, pressão.

Converse com ela, explique o que você está sentindo e como as mudanças que vieram acontecendo vem te afetando, afetando sua receptividade afetiva vinda dela, mas sempre explicando, e não cobrando, pois, pelo que percebo, você quer continuar com ela, e para tal será necessário que você se readapte a essa nova configuração. Fale com ela, sem constrangimento, explique seu sentimento e necessidades, mas tendo em mente que ela, como qualquer pessoa, é uma vida, em fluxo e transformação. Continue considerando e respeitando o ponto de vista dela, o atual momento dela, você está no caminho certo ao considerá-la nas próprias circunstâncias em que ela vive hoje.

Caio, fico à disposição para eventual aprofundamento, realizo atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

190 respostas

23 AGO 2023

Olá Caio!
Entendo que esteja sendo frustrante lidar com todas essas mudanças, e sinto muito que esteja passando por isso. Não acredito ser uma questão de estar certo ou errado. Mas te perguntaria: será que dá para cobrar que alguém seja recíproco, e faça essas demonstrações espontâneas de carinho? E se ela fizesse após você cobrar, você ficaria satisfeito?
Se entendi bem e vocês estão na faixa dos 20 e poucos anos, penso ser uma fase de descobertas, de novas experiências e transformação constante. Talvez ela já não se reconheça na menina que era antes de se mudar, e seria importante se questionarem que lugar vocês ocupam um para o outro nesse novo cenário... como (e se) gostariam de viver essa relação hoje, veja bem, as pessoas que vocês são hoje, e não quem eram no passado.
Você pode sim querer receber mais carinho, mas pode ser que não vá encontrar nessa relação, com essa pessoa, se não for o que ela também quer... e isso vocês só vão saber tendo conversas sinceras (sem cobranças ou julgamentos), colocando os quereres de cada um, mas abertos para a possibilidade de o outro, talvez, não querer o mesmo (e tudo bem). O relacionamento que você quer viver hoje é o mesmo que ela está disponível para construir contigo?
Entendo ser importante, Caio, estar aberto a todas as possibilidades. Tanto a de construir uma relação com ela nesse novo contexto, com novas dinâmicas e acordos que funcionem para os dois, quanto para não estarem mais juntos. Como estão suas outras relações, as amizades, a família, sua rede de apoio?
Pode contar com a ajuda de algum de nós para esses processos. Fique bem!

Anônimo-419810 Psicólogo em Florianópolis

4 respostas

22 AGO 2023

Olá Caio! Obrigado por perguntar. Tenho obrigação de responder minha melhor verdade. Trabalho como orientador ocupacional. Sugiro para as pessoas, que curso precisa ser profundo, precisa ser sério. Para isso é mais assertivo acontecer em escola pública. Curso integral exige renúncia a outras coisas. Cursar profundamente faculdade séria, com compromisso precisa que a faculdade, durante seus anos de duração, seja de extrema prioridade. Digamos que nesse momento, para ela, namoro deve ser secundário.
Faculdade séria, profunda, modifica a gente. Modificar não quer dizer deixar de ter carinho, afeto, dar continuidade ao que se viveu antes de entrar nela, mas é preciso que os dois estejam em ritmo assemelhado. Vivencie a prioridade dos estudos, ou estará em descompasso com os objetivos profundos para essa fase da vida.
Provavelmente você está errado.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.