O que fazer com pessoas que procuram erros em tudo e ficam te cobrando demais?

Feita por >Lucas eduardo dias ferraz · 29 jun 2020 Terapia de casal

Sou casado a tres anos amo minha esposa.mais ela acha q nao porque tenho meu geito calado sou de pouca opinioes mais quando dou nao ta ta bom.porque pra mim se esta feliz eu tambem estou nao tenho frescura se discultimos ela nunca da o braço a torce prefere terminar do q assumir q esta errada.ela quer crescer na vida.sou feliz por isso quando ela me pergunta o q vc acha disso eu falo a amor pra mim ta bom mais vc q intende melhor o q vc fizer vai ficar bom.mais ela nao aceita esse tipo de opiniao eu nao tenho culpa se sou assim ela reclama fala q nao a amo fala q nao dou carinho ela acha q carinho é cobrado se ela reclama o tempo todo gosta de monos coisas do q eu tudo e eu falo nao ta bom pra ela acostumada sempre como sim tenho q apoiar em tudo se eu falar nao ja muda se geito acho q é um sinal q ela pede opiniao mais nao liga pra elas.estou errado? Ela nao aceitameu geito de ser sou trabalhador nao fumo nao bebo nao uso drogas so tenho uma coisa q gosto jogar futebol é ir a igreja porque somos evangelico ela fica procurando erro em tudo.acho estranho uma pessoa em vez de viver feliz dependente do q esta acontecendo se nao tem traiçao nao tem falta de respeito pra mim ta otimo sem obrigar e sem faser nada em troca.me ajudem ai obrigado Deus abencoe.

A melhor resposta 30 JUN 2020

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa.
É o trabalho de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia junguiana possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline M De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

1 JUL 2020

Olá Lucas
O fato de você ser de pouca opinião e tudo está ok pra você, pode fazê-la pensar que não se importa com ela e com aquilo que ela se importa. As pessoas são diferentes, converse com ela e explique como se sente com tudo que está acontecendo, suas diferenças e suas expectativas de vida. Procure junto com ela se aceitarem como são, e ajustar aquilo que for possível.
Busquem ajuda psicológica para encontrar o equilíbrio do casal.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 JUN 2020

Olá Lucas Eduardo! A questão que você descreve é extremamente comum. São formas diferentes de organizar pensamentos, de comunicar caminhadas, de formular possibilidades. Você organiza suas ideias, reflete, depois as comunica; ela, provavelmente ao comunicar vai formulando as modificações. Pelo relato, envolve a necessidade de vocês falarem-se mais sobre empatia, sobre como estão sentindo no mundo interno, pois você se descreve como pessoa de bons hábitos, sem vícios, com prática saudável de esporte coletivo de contato. Tenha calma! Caso o o esforço para trocar com ela as impressões íntimas, estejam difíceis, será importante você poder falar com um psicólogo para que este te ajude a decodificar o sentido do pensamento dela, assim como integrar melhores formas de conviver. Atenção: ninguém casa-se para se separar, acalme-se, é muito provável construir outros jeitos melhores de resolver o problema.
Estou à disposição para outros esclarecimentos e aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.