Estou com sérias duvidas sobre meu relacionamento.

Feita por >Kenji · 2 jul 2024 Abordagem psicológica

Minha relação com ela sempre foi maravilhosa, foi meu primeiro namoro em que eu realmente amo o meu companheiro, meus dias com ela são maravilhosos, mas tem um problema, esse relacionamento é a distância, recentimente em junho eu me encontrei com ela, fiquei 10 dias junto dela e obviamente adorei, me sinto puro com ela, me sinto feliz, sem preocupações, já são 8 meses de relacionamento e pretendia morar com ela no final desse ano, algo que ela aceitou e fez de tudo pra que desse certo.
Conversamos sobre morar juntos no segundo mês de relação, no quarto mês ela disse que não sabia se estava preparada pra ter alguém morando com ela, disse que não sabe se é a hora certa e falou que é muito nova, eu falei: "eu te entendo, a gente pode mudar a data caso queira mo" e ela respondeu com "hm", obviamente ela que ficar junto de mim, mas não sabe se é o certo a se fazer.
Moraria junto dela e da família durante um pouco tempo, coisa de 5/6 meses.

Isso vêm me deixando maluco, por que a gente se encontrou pessoalmente né? Então, será que ela mudou de ideia?
Eu sinto medo de voltar no assunto porque se ela disser que não esta pronta, talvez eu me sinta triste a ponto de querer terminar, e eu não quero terminar, mas não quero sofrer também por estar distante.

O que vocês acham? Como eu deveria falar com ela? Qual seria a melhor maneira de abordar isso e em fim declarar o nosso futuro.

A melhor resposta 3 JUL 2024

Olá Kenji!

Suas dúvidas e preocupações são válidas e natural se sentir inseguro diante da mudança de reação da sua namorada.

Contudo, cada pessoa tem seu próprio ritmo e processo para tomar decisões importantes. E morar juntos, especialmente após tão pouco tempo de convívio, parece um passo bem grande certo? Pode ser que a proximidade física tenha gerado sentimentos novos nela diante da mudança iminente, afinal morar junto muda todos aspectos da vida diária.

O fato de morar junto à família dela é um complicador, visto que não depende apenas do seu desejo e do desejo dela, mas implica as decisões, expectativas e opiniões dos familiares dela também, o que pode gerar grande pressão sobre sua namorada.

Para lidar com sua insegurança diante disso e ao mesmo tempo considerar os sentimentos e preocupações dela, um diálogo costuma ser o melhor caminho. Dê espaço para ela falar o que ela vem sentindo e compartilhe suas preocupações, falem sobre as expectativas e desejos de ambos para o futuro da relação. Considere também se vocês se conhecem o suficiente para já dar esse grande passo, se não há tempo para se conhecerem mais e aproveitar mais essa etapa da relação.

Se você desejar explorar essas questões mais a fundo, a terapia poderá contribuir muito nesse sentido. Fico à disposição Kenji!

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

177 respostas

3 JUL 2024

Voce esqueceu de colocar sua idade, quantos anos você tem, quantos anos ela tem.
O que você oferece pra ela? Porque ela deveria confiar em ti? Não é so o suposto amor que tem por ela.
Um marido, um companheiro tem por obrigação dar à mulher proteção em todos os sentidos, segurança afetiva e financeira.
Alem de amada, ela precisa que você seja provedor, protetor, segurança... você oferece isso a ela?
Provavelmente não porque se intenciona morar com ela, vai depender dos pais dela... qual a segurança dá pra ela?
É improvável que isso possa dar certo.

6349 respostas

3 JUL 2024

Bom dia Kenji. Vocês realmente se conhecem há pouco tempo e ainda namoram a distancia. Todo relacionamento envolve responsabilidades, morar junto é uma decisão bastante seria. E ela mora com a família pelo que entendi? Nesse caso entendo ser totalmente inviável. A melhor maneira é seguir namorando a distancia, sem pressões e respeitando o jeito dela ser. Quando você diz "apenas 5 meses" para morar na casa dela me parece invasivo. As vezes pode-se atribuir a própria felicidade em relacionamentos, reflita como esta sua vida e auto estima. Leve cobrança e altas expectativas para uma terapia, acredito que seria benéfico para sua evolução e entendimento.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

3 JUL 2024

Bom dia, Kenji. Posso imaginar a incerteza e insegurança nesse momento da vida, com seus planos de vida mas é preciso se questionar em que momento cada um vive com relação a vida profissional, familiar e pessoal? Como foi o início da história de vocÊs? Você disse estarem juntos há 8 meses. Pra você esse tempo representa o que? Quando sua namorada respondeu a mensagem com "hm", você entende de que forma? Perceba, Kenji, são diversos aspectos que precisaríamos pensar juntos e a resposta que procura talvez precisa caminhar em um processo de análise/terapia. Esse sentimento "talvez eu me sinta triste" precisa ser dito, tanto a ela quanto à você
É falando que a gente se escuta e estou aqui, à disposição.

Att,
Mariana Battirola

Mariana Battirola Psicólogo em Brasília

3 respostas

3 JUL 2024

Bom dia, Kenji! Obrigado por escrever. Teu texto é revelador de alguns aspectos que precisam ser considerados. Namoro com distância, é signficativamente empobrecido, apresenta em sua origem dificuldades implícitas. Há tanta gente que pode construir relação interessante por perto, por que buscar tão longe? Da mesma forma primeiro amor, primeiro companheiro, também denota paixão (cegueira) e não maturidade amorosa. Oito meses de relacionamento com dez dias juntos, é pouco e inadequado tempo de convivência para saber os hábitos, costumes e formas pessoais de cada parte para lidar com os complexos e diversos desafios da convivência sob o mesmo teto.
Você conta com sérias dúvidas.
Até os vinte e sete anos de idade aproximadamente as pessoas devem viver uns quatro a oito pequenos namoros para amadurecer, conhecer, de forma secundária.
A prioridade até essa idade deve ser estudos sérios, trabalho comprometido, esportes coletivos de contato, teatro, grupos de estudos, arte, cultura, viagens, danças, para amadurecer entendimento da complexa natureza humana, da sofisticada cultura.
Você precisa amadurecer, antes de consolidar namoro de continuidade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.