Duvidas sobre meu relacionamento - Depressão e Ansiedade.

Feita por >Jack · 1 ago 2024 Abordagem psicológica

Há três meses, fui diagnosticado com depressão moderada e Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Desde então, comecei a ter dúvidas sobre meus sentimentos em relação ao meu namorado, com quem estou há quatro anos e com quem moro junto. Sinto uma culpa enorme só de pensar que talvez eu não o ame mais, mas, ao mesmo tempo, penso que isso pode estar relacionado ao quadro depressivo que estou enfrentando. Às vezes, parece que essa culpa desaparece e sinto que continuo amando e querendo construir uma vida com ele. Embora às vezes tenhamos brigas, elas diminuíram bastante recentemente. No entanto, continuo me sentindo muito confuso.

A melhor resposta 9 AGO 2024

Olá Jack,
É compreensível que você esteja se sentindo confusa e dividida sobre seus sentimentos em relação ao seu namorado, especialmente considerando o impacto que a depressão e a ansiedade podem ter sobre as emoções e pensamentos. Sentir culpa e confusão é comum em situações como a sua. O medo de não amar mais pode ser amplificado pela depressão e pela ansiedade, que tendem a focar no negativo e intensificar as preocupações. Notar que seus sentimentos flutuam é importante.
Embora possa ser difícil, ter uma conversa aberta e honesta com seu namorado sobre o que você está enfrentando pode ser bom. Compartilhar suas dúvidas e sentimentos pode aliviar parte da culpa e permitir que vocês enfrentem isso juntos. Lembre-se, você não está sozinho nisso. Muitas pessoas enfrentam sentimentos similares durante períodos de depressão e ansiedade. Com o tempo e apoio adequado, é possível ganhar clareza sobre seus sentimentos e tomar decisões que sejam mais alinhadas com quem você realmente é, além dos sintomas.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

3 AGO 2024

Bom dia, Jack, tudo bem com você? Primeiramente, acho necessário falar da tua culpa, você está conseguindo levar todos os fatores em consideração? Como, por exemplo: as psicopatologias e os comportamentos do seu namorado. Ou está se culpabilizando independente desses fatores? Se sim, esse pensamento é justo com você mesmo? TAG e a depressãoafetam seu modo como observa o mundo ''suas lentes'' causando uma maior distorção cognitiva sobre os fatos e, por consequencia, tem um impacto real na sua vida e relacionamento. Caso tenha interesse em começar um processo de psicoterapia para lidar com tal  demanda ou somente conversar livremente sobre o tema, me encontro à disposição.

Bruno Machado - Psicólogo Clínico

Bruno Gularte Machado Psicólogo em Pelotas

18 respostas

3 AGO 2024

JACK
Você está colocando a carroça na frente dos bois...
Precisa entender o que é a depressão e a ansiedade... são apenas os sintomas cuja causa é outra.
Ansiedade, depressão, culpa, baixa autoestima, medo... são consequências e não causas.
Antes de você ser fiel aos outros, ao teu namorado... precisa ser fiel e verdadeira contigo mesma.
Primeiro, precisa se encontrar, realizar a ti mesma - o que quer, quem é, se responsabilizar por si mesma, governar a sua vida, se endereçar para alcansar os teus sonhos, o teu objetivo de vida.
Isso é tarefa individual, não pode delegar isso a ninguém.
De posse disso, pode também namorar, casar, ter filos... sem contudo se descuidar e se afastar dessa responsabilidade.
Faça Psicoterapia que tudo consegue resolver.
Abraços

6351 respostas

2 AGO 2024

Bom dia Jack, de inicio eu sugiro você fazer psicoterapia para tratar a TAG e a depressão, doenças graves que podem afetar seu relacionamento, levar a um termino e posterior arrependimento. Procure uma terapia seria e retome sua saúde mental, equilíbrio emocional e sua qualidade de vida. Estando bem mentalmente e psicologicamente fica mais fácil ate trabalhar seu relacionamento na terapia. Cordialmente, a disposicao,
Lisiane Hadlich Machado
Psicologa & Psicanalista & Terapia de casal .

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

234 respostas

2 AGO 2024

Bom dia, Jack! Obrigado por escrever. Teu texto deixa claríssimo que você precisa organizar as coisas, formar melhor entendimento, de forma mais límpida, para caminhar com convicções temperadas.
Com a mente aberta, persistência, disciplina, regularidade e continuidade, procure pela assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Sempre é importante lembrar, que diagnósticos podem estar contidos em pessoas; jamais pessoas podem estar contidas em diagnósticos. Você não é TAG, você é Jack, com milhares de aspectos; um deles é TAG.
Ouse conhecer melhor a si mesmo, tuas possibilidades e potencialidades.
Abraços,