Dúvidas sobre o término do meu relacionamento

Feita por >Deny · 15 jul 2022 Dependência emocional

Olá, eu estou casada a 4 anos, e ultimamente ando muito infeliz nesse relacionamento. No início ele parecia ser uma pessoa boa, mas uns 8 meses depois começou o inferno na minha vida, ele passou a me julgar pelo meu passado, pelos relacionamentos anteriores que tive, conversei muito com ele e deu uma amenizada. Mas passou a ter um ciúme excessivo de mim, sendo que eu sempre fico em casa (não trabalho) agora ele fica dizendo que tenho outro homem, mas eu não tenho ninguém, até eu estando em casa ele fala que levo o homem pra lá, eu peço para ele parar de falar essas coisas comigo mas não para. Meu desejo de ter relação com ele simplesmente se acabou, não suporto nem ele perto de mim, sinto nojo da cara dele. Eu perdir até minha liberdade de sair, pq ele sempre fala que vou me encontrar com alguém, me proibiu de ir na casa da minha mãe. Ando tão triste pelos cantos, já não sinto nem vontade de fazer nada, só de ficar deitada, acho que estou entrando em depressão. Eu já tentei terminar mas nunca consigo, porque ele me faz medo, ele fala que é eu que tô fazendo ele ficar uma pessoa má porque fico pensando essas coisas. Ele fala vai embora não a gente já construiu tanta coisa juntos e eu acabo ficando. Não estou suportando mais está situação, alguém por favor poderia me ajudar, me dá um conselho...

A melhor resposta 19 JUL 2022

Deny,
Perceba o que voce fez contigo mesma!
Hipotecou a tua liberdade, o teu livre-arbítrio, coisas que a vida te deu, em troca de seguir o que os outros querem... se transformou numa pessoa usável, se tornou marionete dos outros.
Precisa se recuperar, precisa se apoderar de ti mesma; precisa se conhecer e reconquistar o destino da tua vida.
Faça Psicoterapia... ele só está te usando porque voce permite. Provavelmente ele está te desmoralizando emocionalmente porque tem culpa no cartório... ele deve ter outras mulheres e te acusa para te segurar ; ele tem medo que voce descubra.
Voce disse que não trabalha... além da dependência emocional, tem a dependencia financeira. Precisa resolver isso.
Por que voce dá tanta importância ao que ele diz?
Precisa resolver a tua dependencia, as tuas carências , curar teu emocional.
Só assim vai conseguir resolver-se com o marido.
Abraços

5817 respostas

18 JUL 2022

Olá Deny, espero que esteja tudo bem com você.

Um relacionamento afetivo deve ser apoiado em bases que proporcionem ambas as partes de se desenvolverem e concretizarem seus sonhos e projetos ao longo da vida, havendo reconhecimento e incentivo para que elas alcancem o que estão buscando. Quando se observar uma repressão constante, uma falta de apoio, de empatia, de cumplicidade e entendimento de que cada um na relação também deve se desenvolver, e que cada um, independente do status de estar casado, tem um uma individualidade e autonomia, a qualidade da relação está comprometida, e consequentemente isso irá afetar ambas as partes, ou, em muitos casos, mais uma parte do que a outra, como parece ser seu caso. Independente de estar casada, o que você deseja dentro de uma relação afetiva? Como você imagina um casamento que seja bom? A resposta a essas perguntas devem estar muito claras dentro de você, para que você olhe ao seu redor e veja se possui isso em seu casamento, ou se existe a possibilidade de possuir isso em algum momento. Qualquer que seja a resposta, você dever se colocar também na posição de quem tem necessidades e sabe o que deseja para si, e procurar fazer as melhores escolhas pensando em sua vida e em seu futuro, naquilo que você deseja construir para sua vida. Um psicólogo pode te ajudar a entrar em contato com essas questões, e te dar suporte para que tome as melhores decisões, por isso, um acompanhamento com um Psicólogo pode te ajudar muito neste momento, e é indicado para que você possa entender sua questão por outros ângulos que talvez não esteja vendo agora.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

16 JUL 2022

Olá Deny! Obrigado por escrever. Claro que queremos pensar junto com você, formas responsáveis e eficazes para lidar com a situação. Sabemos que temos muita responsabilidade sobre o que escrevemos aqui. Por essa razão, será importante podermos ter mais elementos, com dados sobre tuas possibilidades, viabilidade das mesmas, formas para lidar com os desdobramentos das direções que você vier a tomar.
Será necessário que você conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos, para que possa construir os caminhos mais adequados. Não deixe o tempo passar, sentindo o que relatou, sem contar com alguma forma de modificar as coisas.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8632 respostas

16 JUL 2022

Opa minha cara amiga, se você está disposta e acredita no seu relacionamento, é importante pedir auxílio de um profissional em psicologia para justos com você seu marido, trabalhar possíveis eventos que o levaram a ter essa imagem de você, acredito que pelo fato de você ainda está com tem sentimentos bons por eles que infelizmente foram suprimidos pelas ofensas sofridas por intermédio dele. Não desista e acredite que sempre há uma saída.

Jean Carlos N. Lopes Psicólogo em Boa Vista