Dúvidas sobre relacionamento abusivo.

Feita por >STEPHANIE DALL AGNOL DE QUEIROZ · 28 dez 2021 Terapia de casal

Me relacionei com um homem que a princípio me chamava de mimada só pq eu estava morando na casa dos meus pais pq tenho um filho pequeno. Disse que sou imatura por co ta disso e todas as pessoas que estão nessas condições são.
Depois de iniciar a relação, disse que todos os homens que vierem conversar comigo é por interesse pq sou bonita. E me proibiu de falar com homens, até em uber eu não poderia dirigir a palavra, que era para eu colocar fones e não olhar pra cara da pessoa. Depois, começou a me dar tratamento de silêncio, mudou do nada, de um Cara carinhoso que disse que ia cuidar de mim, começou a ver minhas mensagens e não responder. Esses comportamentos são abusivos? Ele é um manipulador e abusivo?

A melhor resposta 29 DEZ 2021

Olá Stephanie,
É claro que são abusivos e ditatoriais... Não acredite em nada do que ele te fala.
Ele é um interesseiro, ele está contigo porque voce é bonita, te promete cuidar de ti, mas te exige silêncio e exclusividade.
Isso te satisfaz? Isso é bom para voce? Voce decide se aceita ou não estas condições.
A vida te deu a liberdade para seres o que voce quiser ser, te deu o livre-arbítrio para voce escolher...
Em vez disso, o que voce escolhe? Ficar submissa a alguém, trocar a tua liberdade por uma promessa de proteção.
Voce precisa disso? Abra os olhos e vejo por ti mesma...
A vida te deu um belo corpo e um filho para te provocar, para te desafiar se voce é capaz de compreender ou não.
Quem é voce? Qual o seu objetivo de vida? Como voce se enxerga?
Voce tem o poder de se autocriar, criar a tua realidade, mas você se entregou, acreditando que precisa de proteção...
Não, voce não precisa de proteção, precisa ousar e se responsabilizar por voce e pelo filho, seja junto com os teus pais, nesse momento ou não.
Voce precisa superar sua dependência emocional, não precisa ser amada por outros; precisa do seu autoamor, autocuidado, estima por ti mesma... mas estas, não vem gratuitamente, voce precisa assumir a sua vida, não se colocar como vítima das circunstâncias e sim responsável pelos que voce faz.
Creio que precisa de ajuda da psicoterapia neste momento.
Escolha fazer, te ajudará muito.
Abraços

5830 respostas

4 JAN 2022

Olá Stephanie! Grato por escrever. É abusivo sim, mas envolve a falta de confiança dele. De outro lado, também mostra a sua falta de autoconfiança. Beleza é atrativo, que por instinto, queremos; mas ele não se sustenta por muito tempo.
Ele carece que falta de autoconfiança. Antes; tanto ele quanto você, precisam de desenvolver autoconfiança para, antes de namorar a outro, namorem a si mesmos.
Isso será aprofundado, enriquecido, detalhado, com a ajuda científica de um psicólogo.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, venha para uma caminhada sistemática.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Eductivas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

4 JAN 2022

Stephnie todo relacionamento que gera sofrimento é sim abusivo e para a pessoa sair disso ela precisa cuidar da sua auto estima que vem com auto conhecimento gerado em psicoterapia.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

29 DEZ 2021

Boa tarde Stephanie.
Sim, são atitudes de relacionamento abusivo.
Ninguém é propriedade de ninguém. Pessoas que querem controlar outras costumam ter baixa autoestima.
Estou à disposição para esclarecimentos.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

664 respostas

29 DEZ 2021

Bom dia
Você se pergunta sobre os motivos do seu parceiro ser assim, mas penso que o foco das questões deve estar em você. Provavelmente já se fez mil perguntas sobre esse relacionamento, no entanto continua sofrendo e se questionando sobre ele. Numa terapia seria trabalhada a questão da sua responsabilidade enquanto parte do casal, quais são seus pensamentos e desejos em relação a isso, como sua história de vida te levou a esse momento e quais são as barreiras para você estar bem consigo mesma. Fica aí o convite. Abraços

Psicólogo Reginaldo Branco da Silva Psicólogo em Santo André

16 respostas

29 DEZ 2021

Ola, Stephanie
Eu sinto muito que você tenha passado por isso.
Mas se você sente que alguém limita suas possibilidades e liberdades que são importantes pra ti, de fato é alguém que te gera algum sofrimento e isso precisa ser reconhecido.
Reconhecer os sinais de uma violência, qualquer que seja ela, é o primeiro passo para não permitir que ela continue acontecendo.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha