Essa pessoa é sociopata? É assustador.

Feita por >Malice · 19 ago 2024 Abordagem psicológica

Eu conheço esse rapaz que diz fingir ser outras pessoas para conquistar mulheres, ele falou que segue a pessoa que ele esta tendo uma "paixonite" no momento e cria acasos, como por exemplo entrar na mesma loja que ela esta e fingir que não tinha visto ela ali e que é pura coinscidências eles terem se encontrado, ele também faz jogos de sedução e assim que conquista as despacha. Pra mim não parece algo normal.

A melhor resposta 20 AGO 2024

Olá Malice, tudo bem?
O comportamento que você descreveu é certamente preocupante e pode indicar uma manipulação intencional, no entanto, é importante lembrar que somente um profissional de saúde mental qualificado pode diagnosticar alguém com esse tipo de transtorno.
Fingir ser outra pessoa para manipular e conquistar mulheres, e depois descartá-las, demonstra uma falta de respeito e consideração pelos sentimentos alheios. Esse comportamento é manipulador e prejudicial, tanto para as vítimas quanto potencialmente para o próprio indivíduo, caso não seja tratado.
Se você se sente desconfortável ou assustado com o comportamento dessa pessoa, é importante proteger a si mesmo e às pessoas ao seu redor. Evitar interações com essa pessoa e, se possível, alertar as potenciais vítimas sobre o comportamento dele, pode ser uma forma de proteção. Se o comportamento dele começar a colocar outras pessoas em perigo ou envolver atividades ilegais, seria apropriado considerar falar com as autoridades competentes.
Se você quiser entender melhor essa situação ou se está preocupado com o impacto disso em sua vida, buscar a ajuda de um profissional de saúde mental pode ser uma boa ideia.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

27 AGO 2024

É um perfil de personalidade, só que está na dor. Gostam de desafios, vão atrás até o fim, amam conquistar. Aí quando conquista aquilo que era dificil, perde a graça.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

502 respostas

27 AGO 2024

Olá, Malice!
Segundo seu relato ele tem traços de transtorno de personalidade narcisista, porém é preciso de mais critérios para se fechar um diagnóstico. De atenção ao que você vem sentindo, caso o comportamento dele esteja interferindo no seu bem estar, afetando-a de alguma forma. Procure se manter próxima dos seus valores, ou seja, ao que é importante para você.
Precisando de ajuda, entre em contato.
Abraço

Crisângela Nascimento de Menezes Psicólogo em Manaus

26 respostas

22 AGO 2024

É possível que essa pessoa que você conhece tenha algum transtorno de personalidade com padrões ansiosos de obsessão e compulsão. Esse transtorno pode ser de origem genética ou por experiências negativas na infância como rejeição dos pais ou responsáveis. Porém seria necessária uma avaliação psicológica para ter certeza. É um padrão bastante destrutivo para familiares e pessoas mais próximas. O tratamento se for realmente o caso, é realizado através de atendimento psiquiátrico e psicológico. .
Estou a disposição e espero de ter contribuído com a sua dúvida.

Michele Meneses Psicólogo em Fortaleza

5 respostas

22 AGO 2024

Com base na descrição, é possível que a pessoa em questão esteja exibindo comportamentos manipuladores e de falta de empatia, que são características associadas ao transtorno de personalidade antissocial (muitas vezes referido informalmente como sociopatia). No entanto, é importante destacar que apenas um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pode fazer um diagnóstico preciso.

Comportamentos como fingir ser outra pessoa, criar situações artificiais para manipular a percepção de outra pessoa, ou perseguir alguém, podem ser sinais preocupantes. Esses comportamentos, especialmente se persistentes e acompanhados de falta de remorso, engano constante e irresponsabilidade, podem indicar um transtorno de personalidade.

Se você está preocupado com a segurança de alguém ou se acha que essa pessoa pode estar em risco, é essencial aconselhar essa pessoa a procurar ajuda profissional. Em casos de perigo imediato, é importante contatar as autoridades.

Andrea Martins Psicólogo em São Bernardo do Campo

1 resposta

20 AGO 2024

Olá Malice,

O seu relato é bastante sucinto, não sendo possível realizar nenhum diagnóstico preciso. Porem esse comportamento descrito, com certeza, é indicativo de que algo mais grave está acontecendo e vc deve tomar bastante cuidado com essa pessoa. A literatura aponta casos de síndrome de Don Juan para homens e síndrome de Afrodite para mulheres. Pessoas acometidas por estas síndromes apresentam compulsão pela sedução e possivelmente compulsão pelo sexo (não necessariamente), normalmente são descritas como pessoas encantadoras e muito sedutoras que fazem de tudo para ter a pessoa almejada, porem quando conseguem, elas se desencantam como muita facilidade. Podendo trazer muito sofrimento a elas mesmas e, com certeza, muito sofrimento para as suas vitimas. Este tipo de síndrome pode ter como comorbidades vários outros transtornos de personalidade como boderline, transtorno de conduta, sociopatia (aqui não existe o sofrimento de quem comete apenas da vitima), etc.

Atenciosamente,

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

48 respostas

20 AGO 2024

Olá Malice.
Essa postura não é saudável, mostra uma necessidade de controle.
Pessoas que necessitam ter controle de outras pessoas são inseguras.
É possível que essa postura tenha originado de uma traição, ou adquiriu com o convívio de algum familiar.
Espero tê-la ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

702 respostas

20 AGO 2024

Malice,
Pode ser apenas uma pessoa "sereia" que encanta as mulheres desavisadas, inseguras, carentes, superficiais que não tem consciência do que são e que se embebedam dos seus encantos.
Trata-se de acordar, resolver suas carências, sua dependência emocional para perceber a realidade e decidir o que quer.

6349 respostas

20 AGO 2024

Bom dia Malice. Isso pode ser vício sexual ou transtornos da sexualidade. Pode ser associado a sociopatia ou psicopatia, não tem como fazer um diagnóstico aqui. Isso é muito comum em vícios sexuais, pode evoluir para crime devido ele já não ter noção de limite ou respeito. Se você for amiga dele pode ter uma conversa séria com ele, sugerir ele buscar ajuda psiquiátrica.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

20 AGO 2024

Bom dia, tudo bem? de fato, pela sua descrição, tal comportamento não é habitual, para um melhor diagnóstico do transtorno em si, o Transtorno de Personalidade Aantisocial, é necessário mais informações.

Para conversar sobre ou até mesmo marcar um horário, me coloco à disposição.

Bruno Machado - Psicólogo Clínico.

Bruno Gularte Machado Psicólogo em Pelotas

18 respostas

20 AGO 2024

Bom dia, Malice! Obrigado por perguntar. Essas definições sociopatia e psicopatia (distúrbios de caráter), carecem de muito cuidado para se fechar conclusão. A princípio podemos também ponderar que se trate de imaturidade, insegurança, falta de alcance de sensibilidade para fazer empatia com as pessoas, no que se refere as ilusões que ele, pode enganosamente, nutrir nelas.
Que bom que você já sabe. Afaste-se dele. Ele ainda não está maduro para ser razoável namorado.
Atenciosamente,