Esquizofrênicos podem ver pessoas reais em locais em que elas não estão?

Feita por >Débora Conserva · 29 nov 2016 Esquizofrenia

No caso de uma menina esquizofrenica, ela pode ver o namorado (pessoa real) em um local com ela sem que ele esteja lá?

A melhor resposta 30 NOV 2016

Ola Débora,
Ainda existe muito preconceito e ignorância com relação a "esquizofrênia". A medicina só aceita o que pode ser comprovado através de experimento cientifico, então tudo que não tem comprovação cientifica não é aceito. e nesse caso é calssificado como alucinação, mas a neurociências vem demonstrando que temos capacidades muito além do que conhecemos e o que hoje é classificado com esquizofrenia pode ser nada mais nada menos que uma capacidade de percepção maior do que a da maioria. Então tecnicamente é alucinação, mas eu digo que sim, ela pode ter visões, ouvi vozes, ter premonições, mas para é preciso fazer uma boa avaliação neuropsicológica. A pessoa com esquizofrenia precisa de acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
Pela experiencia que tenho com saúde mental, o que mais incomoda as pessoas é saber que os outros acham que eles são loucos.
Boa sorte.
Maria da Conceição v. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

1 DEZ 2016

esquizofrenicos podem alucinar coisas e delirar tb! sao casos que devem obrigatoriamente serem acompanhados por psiquiatra e psicologo.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

1 DEZ 2016

Débora...tudo bem? É possível sim. Na maioria dos casos a esquizofrenia provoca alucinações e a pessoa pode ouvir vozes que não são reais. Entretanto, se a pessoa está em acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, esses sintomas tendem a diminuir, embora possam haver momentos de crise em que esses sintomas se acentuam.

Daiane Haas Psicóloga e Coach Psicólogo em São Miguel d'Oeste

16 respostas

30 NOV 2016

Bom dia Debora, uma pessoa com esquizofrenia é normal que exista o delírio e alucinações, o delírio surge espontaneamente e invade e domina a consciência da pessoa, tirando dela a capacidade de lutar e vencer sozinha suas próprias idéias. Assim como no delírio, o paciente não tem nenhum controle sobre as alucinações. Elas têm igual capacidade de dominar a consciência e influenciar o comportamento. A percepção de uma alucinação é igual a que ocorre para um objeto real, não sendo possível, para o paciente, distingui-la da realidade, dessa forma as alucinações podem envolver pessoas conhecidas, existem medicamentos que dão um suporte no acompanhamento do paciente. Sugiro que você procure um psiquiatra e um psicólogo para auxiliar no tratamento. Um abraço.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

30 NOV 2016

Olá Débora!
Sim! As alucinações visuais que são sintomas de esquizofrenia podem sim envolver pessoas conhecidas.
Para o controle de alucinações e da doença é necessário suporte medicamentoso e acompanhamento psicológico.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

30 NOV 2016

Olá Débora,

Embora tecnicamente a resposta seja sim, escrever apenas isso seria muito simplório e levar a conclusões erradas. A sensação de que há algo ali que há como comprovar que não estaria é chamado de alucinação, no caso citado visual. Isso em sí, como sintoma, pode acontecer por razões outras que um diagnóstico de esquizofrenia.
Da minha experiência, os pacientes não vêem claramente e interagem com pessoas que veriam no cotidiano, como que se confundindo. O ideal é que esta pessoa passe com avaliação profissional para ver direitinho o que ocorre.

att.

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo