Esquizofrenia e Transtorno bipolar juntos se considera deficiência múltipla?

Feita por >Fabycardoso · 10 jun 2023 Abordagem psicológica

Olá meu filho tem Esquizofrenia Cid 10 f20, e Transtorno Bipolar Cid 31.3. Queria saber se é considerado pessoa com deficiência múltipla, pois queria saber essa informação, se for, posso ir atrás e benefícios assistências além do BPC que ele já tem.

A melhor resposta 13 JUN 2023

Olá! Faby, Não pode ter o transtorno bipolar e esquizofrenia juntos. São incompatíveis. Busque uma nova avaliação para seu filho.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

12 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 JUN 2023

Olá, obrigada pela pergunta.

Características gerais da criança com múltiplas deficiências

As crianças com deficiência múltipla apresentam características que as diferenciam das outras. De maneira geral elas apresentam:

- Dificuldade na abstração de rotinas diárias,
- Dificuldades na comunicação interpessoal
- Dificuldades no reconhecimento de pessoas da sua convivência
- Presença de movimentos corporais involuntários
- Respostas mínimas a estímulos causados por barulhos, toques, etc.
- Necessitam de instruções organizadas e sistematizadas

Tipos de múltipla deficiência

De acordo com pesquisadores, a deficiência múltipla pode ser separada da seguinte forma:

Física e psíquica:Associa a deficiência física à deficiência intelectual;Associa a deficiência física aos transtornos mentais;Sensorial e psíquica:Associa a deficiência auditiva associada à deficiência intelectual;Associa a deficiência visual à deficiência intelectual;Associa a deficiência auditiva aos transtornos mentais;Associa a perda visual ao transtorno mental;Sensorial e física:Associa a deficiência auditiva à deficiência física;Associa a deficiência visual à deficiência física;Física, psíquica e sensorial:Associa a deficiência física à deficiência visual e à deficiência intelectual;Associa a deficiência física à deficiência auditiva e à deficiência intelectual;Associa a deficiência física à deficiência auditiva e à deficiência visual;

Psicóloga Luciene Rusczaki
Terapia Cognitivo comportamental

Luciene Martins Rusczaki Psicólogo em Guarapuava