É possível gostar de alguem com o tempo?

Feita por >Cabral · 23 nov 2022 Abordagem psicológica

Gostaria de saber se posso conseguir gostar de alguém com o tempo..
Sempre que conheço alguém,se em uma ou duas semanas eu não estiver gostando da pessoa,eu começo a me fazer a pergunta,será que realmente gosto dela?
E acho que isso me atrapalha,eu começo a ficar desconfortável,porém recentemente conheci uma mulher muito especial,ela contém tudo que eu sempre sonhei em uma mulher,nas duas primeiras semanas eu estava bem animado,porém passou as duas semanas e começou o desconforto...faz 1 mês que conversamos,eu gosto de sair com ela,de estar com ela,mas me sinto com esse desconforto...será que é possível eu gostar dela??

A melhor resposta 24 NOV 2022

Olá Cabral! Obrigado por perguntar. Gostar é diferente de se encantar. Encanto é idealizado e não se sustenta com a convivência mais próxima. Gostar é mais racional, exige tolerância, esforço, dedicação, diálogo, negociação. Provavelmente você, não tendo nunca experimentado gostar razoável, tem o registro desse processo como se fosse algo como paixão, encantamento.
O gostar precisa ser construído, humanizado. Quais são os elementos interessantes do gostar: construir coisas juntos de longo prazo, ter conversa construtiva nem sempre com concordância, mas sempre com a predominância da verdade, estabilidade e confiança. Por exemplo: pais somente podem criar razoavelmente filhos, se tiverem a intenção e estabilidade determinada de conviverem amigavelmente por trinta anos contínuos. Exceções podem ocorrer, mas não são comuns.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8737 respostas

24 NOV 2022

Cabral,
Antes, precisa gostar de voce! Se voce não gosta, não ama a si mesmo, não tem como gostar de outra pessoa.
Hoje, voce apenas vive para ela, corre para ser um bom homem para ela, mas esquece de voce.
A primeira tarefa é gostar de si mesmo, estar focado na própria realização, estar executando o teu projeto de vida.
Isto te dá garra, animação, empolgamento, alta autoestima, energia e vontade.
A mulher sente que voce é um homem que vale a pena e quer ficar contigo. Assim, ela se sentirá protegida, amparada.
Se voce não oferece isso, nada é certo.
Sabe quem voce é? Sabe do teu projeto de vida?
Sabe a tua verdadeira identidade? Está resolvendo tuas carências, tua dependência?
Estas coisas são prioritárias e antecedem ao namorar e ou ao casar.