É possivel aprender a se amar estando em um relacionamento?

Feita por >Gabriel · 23 ago 2017 Psicologia clínica

Minha (no momento ex) namorada tem problemas de autoestima sérios, e resolveu que quer se amar. Ela diz que terminou comigo ( na verdade só tiramos o rótulo de namoro, mas continuamos nos falando o dia todo, os pais dela acham que estamos juntos e inclusive vou em jantares com eles ainda.). Ela diz que me ama, que quer casar comigo mas que quer aprender a se amar e acha que só vai conseguir isso sozinha, já que me namorando ia continuar me colocando na frente dela. No entanto ela nao tem acompanhamento psicologico então queria saber se existe a possibilidade de continuarmos namorando e ela conseguir se amar, já que é algo que eu adoraria que ela conseguisse mas tenho sofrido muito com esse "término". Obrigado.

A melhor resposta 25 AGO 2017

Olá Gabriel, seria interessante que sua namorada iniciasse um acompanhamento psicológico para auxilia-la neste processo de mudança que deseja. E acompanhamento psicológico pode ser interessante também para você, para por exemplo aprender a colocar seus sentimentos e necessidades dentro deste relacionamento. Além de lhe auxiliar com autoconhecimento e auto estima.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

24 AGO 2017

Vc não acha que tanto ela qto vc estão passando por momentos que estão sendo forçados a se descobrir e se achar qto a tudo qto mais vc estiver bem e inteiro e ela Tb melhor ficarão juntos ! Seria bem bacana que ambos procurassem ajuda ! Os dois estariam envolvidos em um processo de amadurecimento e crescimento ! Um abraço estou à disposição Renata

Clínica Arapanes Psicólogo em São Paulo

14 respostas

24 AGO 2017

Ola Gabriel, sua pergunta é bem pertinente e respondendo ao seu questionamento, sim, é possível. Agora acredito que você precisa fazer o mesmo porque percebo pelo seu relato que você investiu tanta energia emocional neste relacionamento que estabeleceu uma relaçâo de dependência. E a sua vida qlém dela, existe? Se esta situação estjver lhe causando sofrimento seria bom procurar uma ajuda de um psicólogo.
Att. á Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

23 AGO 2017

Gabriel,

Vejo como essencial a terapia para sua ex namorada. Para que uma relação tenha sucesso é necessário amar a si próprio, com certeza. Mas para isso é preciso reflexão sobre seus próprios medos e dificuldades, e a terapia a auxiliará muito.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis