É possível amar e ter dúvidas desse sentimento?

Feita por >Anônimo · 5 mai 2023 Abordagem psicológica

Olá, tudo bem? Me chamo Ester, tenho 26 anos e tive poucos relacionamentos na vida. Nunca amei ou me apaixonei loucamente por alguém
Quando começo a desenvolver interesse ou algum sentimento por alguém eu entro em pânico, sinto muito medo, dúvida e desespero que o que sinto é real, tudo que tenho é vontade de fugir. Enquanto é sem compromisso levo numa boa mas as coisas começam a ficar sérias eu me desespero. As vezes sinto que não tenho capacidade de amar ou ter um relacionamento saudável sem dúvidas, penso em ficar sozinha pois só me machuco e machuco os outros com tanto medo. Tenho um amigo a alguns anos e começamos a desenvolver um relacionamento, nunca me preocupei tanto com alguém, nem mesmo com parentes, o que mais quero na vida é ele bem, mas por que eu tenho medo e dúvidas do que sinto por ele?
Vale ressaltar que passei boa parte da vida vendo os relacionamentos fracassados das pessoas a minha volta, passei parte da minha vida ouvindo minha mãe falar que amor não existe, acho que internalizei isso e virou uma crença por mais que não queira acreditar nisso. Vivo num ciclo em que quero amar e me relacionar mas quando começa eu me desespero, tenho dúvidas, medo, ansiedade e quero sair correndo.
Será que dúvida é sinal de que não ama?

A melhor resposta 8 MAI 2023

Olá Ester.
Por mais que pareça estranho o amor é uma construção, quanto mais você conhece uma pessoa mais poderá amá-la, não se ama o que não se conhece. Até as mães vão aprendendo a amar seus filhos conforme a criança vai se desenvolvendo, então se cria memórias, cumplicidades, e assim vai se aumentando o laço com aqueles que temos a nossa volta. Assim também é para relacionamentos conjugais. O começo de uma relação se chama paixão, pois neste momento há um encantamento, mas ainda não existe conhecimento e cumplicidade suficiente para se dizer que é amor.
Com relação ao seu amigo é necessário verificar que tipo de amor você tem por ele, amor de amizade ou de querer viver ao lado dele, de acordar com ele, dividir suas dificuldades, angustias, etc.
Medo de machucar e ser machucada só trás a você uma vida sem sentido, não há como dizer que irá sofrer ou não se não se permitir viver. Tanto o sofrimento como a alegria fazem parte da vida, "o futuro pode te convidar a rir ou chorar", mas é você que decide se quer tentar ou viver à margem de uma vida plena, vida plena tem altos e baixos.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 MAI 2023

Oi Ester,
Você está presa pelo teu emocional, pelo que está gravado, pelas experiências e vivências do passado que estão sendo referência para tuas escolhas de agora. Enquanto você se esforça para compreender e viver a tua vida permanecendo baseada onde outros te alienaram só há processo de autodestruição e perda progressiva.
Precisa resgatar a tua inteligência de vida, você a substituiu pelo que ouviu, viu, conviveu, foi a forma de você sobreviver. Agora, você mesma pode ser pai e mãe de ti mesma, você pode se responsabilizar pelas tuas escolhas e decisões.
Pode escolher a vida, a liberdade, escolher o que te serve e o que não te serve; ou pode continuar vivendo como aprendeu.
Capacidade de amar você tem; a vida é amor, você é essencialmente amor.
Precisa apenas colocar-se nas coordenadas da vida e ser o que você essencialmente é.
Faça Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

6 MAI 2023

Olá Ester! Obrigado por escrever. Certamente há espaço para todas as coisas, especialmente aquelas que são essenciais e em constante aperfeiçoamento, como o grau, a definição e profundidade do amor. Na verdade, o centro do amor deve estar em nós mesmos, quando direcionados a outros, mas especialmente quando apreciamos a companhia, vivemos trocas específicas com essa companhia. Para trocar com segurança, harmonia, profundidade, com outra pessoa, precisamos desenvolver certo grau de autoconfiança, de harmonia interna, de tolerância, para lidar com as diferentes expectativas e limitações, que na paixão, queremos que seja idêntica e não é. Não há vida razoavelmente sensata, sem abertura para dúvidas e aprendizados.
A experiência de viver, com as devidas estratégias, pesquisas, observações e preparações, é único jeito de praticar a vida, algumas vezes, aumentando dúvidas, outras vezes, aperfeiçoando dúvidas. Valerá muito a pena!
Após se apaixonar por si mesma, de tal forma a delimitar razoavelmente tua identidade, personalidade, metas e utilização construtiva do tempo, você sentirá espaço para vivenciar segurança da mais linda troca do amor sem sentir-se desamparada pela certeza, que não existe.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.