É normal uma criança falar que quer morar com papai do céu?

Feita por >Jessy · 11 jul 2023 Psicologia infantil

Minha filha de apenas 4 anos já citou umas 2 vezes que quer morar com o papai do céu, uma vez eu estava na calçada de casa e ela olhou para o céu e disse que quer morar com o papai do céu, pois essa madrugada ela acordou dizendo que quer morar com o papai do céu.
As citações que ela fez foi uma distante da outra a primeira ela fez e faz uns 5 meses.

A melhor resposta 13 JUL 2023

Olá Jessy, espero que esteja tudo bem com você!

Na fase de desenvolvimento em que sua filha está, é comum que as crianças explorem diferentes ideias e conceitos. Elas podem ter uma compreensão limitada sobre certos assuntos e expressar seus pensamentos de maneiras que podem parecer confusas para nós adultos. Pergunte a ela o que ela entende por "papai do céu" e por que ela gostaria de morar com ele. Escute atentamente suas respostas e valide seus sentimentos. Lembre-se de que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e que suas crenças e compreensão do mundo vão evoluir ao longo do tempo. Esteja presente para sua filha, oferecendo amor, apoio e espaço para que ela possa expressar suas emoções e pensamentos. Com o tempo, ela provavelmente terá uma compreensão mais clara e desenvolverá sua própria visão sobre o mundo e a espiritualidade, entendendo melhor essa questão. Lembre-se de que você está fazendo um ótimo trabalho ao se preocupar e buscar orientação para entender as experiências de sua filha. Estar aberto ao diálogo e oferecer um ambiente seguro e acolhedor irá fortalecer o vínculo entre vocês e ajudar no desenvolvimento saudável dela. Se desejar aprofundar sua questão, um profissional de Psicologia é o mais indicado.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

17 JUL 2023

Precisamos de mais informações, mas a criança ainda está em formação mental e muitas vezes ouve isso, fica aquela curiosidade sobre o Pai do céu. Ela mora com os pais? Como é a relação? Frequentam igreja? Mande mais informações para entendermos, mas no geral, não tem nada de patológico, mas precisamos entender melhor como se dá as relações, o meio...
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

12 JUL 2023

Olá Jessy! Obrigado por perguntar. Haverá outros dados a falar, que indiquem outros acontecimentos? Não havendo, certamente é muito normal, pois criamos para as crianças uma visão ideal e perfeito da papai do céu. Acontece que a criança entende, representa, significa as coisas de forma diferente dos adultos. Se você tiver sabedoria e estratégia para ouvi-la melhor, perceberá que o conceito de "papai do céu" dela é conceito das possibilidades, entendimentos e fantasias de uma criança de quatro anos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.