Como agir quando a criança diz querer ser do sexo oposto?

Feita por >Viviane Cunha · 5 mai 2019 Terapia sexual

Estou ficando cada dia mais preocupada, pois meu filho irá completar 5 anos em Junho, e já é a segunda vez que ele fala que queria ser uma menina. Outro dia me perguntou porque papai do céu o fez menino e não menina. Ontem ao sair da escola, comentou com sua avó, que seu amigo estava muito lindo por ter cortado o cabelo, "que estava um gato e que ele gostava muito dele" Estou sem saber o que fazer e como responder as perguntas e as atitudes dele.
Por favor preciso de uma orientação.

A melhor resposta 8 MAI 2019

Olá Viviane! Obrigado por participar. Primeiro é preciso considerar que a representação de masculino/feminino na cabeça da criança é muito diferente da representação do adulto. Por outro lado é importante olhar como estão acontecendo as convivências: na família, na escola, nos outros espaços. Pode ser que ele esteja sentindo-se sem saber como lidar com os espaços próprios do "mundo que ele "supõem ser de meninos ou de meninas". A criança busca situações em que se sinta segura e confortável. O adulto deve lidar de forma a propiciar os adequados modelos do encontro entre o sexo biológico e o sexo cultural. O adulto, valorizando o feminino, quando se é feminino e, valorizando o masculino quando se é masculino, gerará exemplo bom da integração (sexo complementar e não sexo oposto). Espero ter ajudado. Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Ary Donizete Machado.

8602 respostas

20 MAI 2019

A descoberta do que a criança quer é uma fase de muitas descobertas e prazeres, peço que você não fique assustada pois isso é normal

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

13 MAI 2019

Boa noite, Viviane posso sugeri que procure realizar uma consulta com uma psicóloga infantil para uma avaliação, pois ele vai completar cinco anos uma idade de transição, relate tudo o que está acontecendo com seu filho.

Viviane você não diz como é o seu contexto familiar, ele tem um pai presente? Irmãos mais velhos ou mais novos? Convive com quem diariamente? Ele tem contato com outras pessoas? Como é o comportamento dele na escola? Quem conversa com ele? São perguntas necessárias para saber o que acontece com ele durante o dia a dia.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

6 MAI 2019

Olá, sugiro que procure um psicólogo infantil que possa atendê-lo e te orientar. Se ele tiver realmente uma disforia de gênero, o psicólogo poderá encaminhá-lo ao psiquiatra para tratamento. Boa sorte!

Psicóloga Milena Puga Araujo Psicólogo em Rio de Janeiro