É normal ter 18 anos e nunca ter sentido prazer numa relação?

Feita por >Gigi · 6 mar 2022 Terapia sexual

Recentemente notei que por mais que eu tente, não consigo me entregar totalmente nas relações sexuais. Sempre fui muito aberta em relação a sexo, sexualidade, etc, mas nunca tive um sexo tão uaau assim, só me tocando, e agora ( por causa de um ato sexual que foi traumática pra mim há meses ) parece que criei um bloqueio e não consigo mais ter vontade de ter relações sexuais e me sinto muito estranha, pois estou na flor da idade e não consigo evoluir nessa questão.

A melhor resposta 7 MAR 2022

Gigi, não sentir prazer pode estar relacionado a ansiedade q vc coloca no momento, a pressão por sentir prazer.
Relaxar no momento do prazer é fundamental.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

13 MAR 2022

Olá Gigi, espero que esteja tudo bem com você.

O sexo é uma constante descoberta sobre si próprio, seus desejos, seu corpo e sua relação com o outro, ao longo de nossa vida. Ao passar do tempo, e de sua atividade sexual, você poderá ter a oportunidade de descobrir o que te dá prazer, o que te excita, o que te estimula, e também o contrário, o que não te dá prazer, não te empolga, nem te satisfaz. É um conhecimento continuo, e ele vai estar ligado a nossa vontade de nos conhecer, de praticar o ato sexual e de procurar ter bons parceiros para isso. Algumas experiências desagradáveis podem acontecer, mas elas servem para nos indicar o que não gostamos. Se houve algum ato sexual que te causou um trauma específico, é preciso você levar essa questão para um psicólogo para que ela possa ser trabalhada e elaborada, e para que ela não te impeça, ou bloqueie, sua atividade sexual futura te limitando a ter experiências muito boas nessa área. No momento do ato sexual, devemos estar bem a vontade dentro de nossa prática para que estados de maior prazer possam ser alcançados.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

8 MAR 2022

Oi Gigi,
A sexualidade faz parte da nossa vida, é a maior energia que sentimos, é a fonte de criatividade, prazer e alegria.
Então não é normal não sentir prazer, o prazer faz parte da vida.
Voce teve experiências traumáticas e isso pode ter causado um bloqueio interno, emocional que agora, antes de prosseguir, precisa resolver, curar, sanear este bloqueio. Por isso, só consegue sentir prazer no auto toque, na masturbação e que ótimo que está conseguindo consigo mesma. Só que precisa curar esta ferida que te incomoda para poder vivenciar este prazer com outras pessoas, para ser livre, para sentir sua alma livre e não presa.
Precisa fazer Terapia para análise do seu campo emocional.
Abraços

5830 respostas

7 MAR 2022

Olá Gigi, tudo bem? O prazer sexual varia muito de pessoa para pessoa e evolve muitas questões, como você mesma disse, você está na flor da idade e há bastante tempo para evoluir nessa questão e para se conhecer, talvez seja interessante você buscar por ajuda profissional, assim irá trabalhar o trauma vivido, se conhecer mais para só então conseguir se entregar totalmente nas relações sexuais... Forte abraço

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

7 MAR 2022

Olá Gigi! Grato por perguntar. É sim muito comum acontecer isso, especialmente com as mulheres. Será muito importante você não se forçar para a experiência sexual direta, sem antes elaborar dentro do seu mundo, novas formas de lidar com a questão. Para isso você precisará, para que faça no tempo mais ágil possível, da ajuda de um psicólogo.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma assessoria científica. Lembre-se de que devemos te oferecer sigilo absoluto, empatia, respeito, acolhimento, mas precisaremos contar com tua postura de mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.