É normal sentir desprezo de quem amamos?

Feita por >Laura · 11 mai 2023 Abordagem psicológica

Oi, eu me chamo Angélica e tenho 21 anos. Estou em um relacionamento de dois anos que sempre foi sólido, sempre nos amamos muito e respeitamos um ao outro.
Mas no final do mês de Abril aconteceu algo que mexeu com a base do nosso relacionamento. Nós estávamos nos preparando para nos casarmos e quando veio a notícia que eu seria noiva o meu coração se encheu de alegria, porém, no outro dia eu senti atração por uma pessoa e fiquei muito mal. Me senti culpada, por achar que eu estaria o traindo e esse sentimento de culpa desencadeou sintomas da ansiedade
Como por exemplo: falta de ar, fadiga, suor frio, choro incessante, queda de cabelo e até vômito. Nós conversamos, e as coisa se resolveram, mas após uma semana as crises voltaram ainda mais fortes com acréscimo de rejeição ao meu noivo, comecei a duvidar dos meus sentimentos e minha mente entrou em guerra porque eu tenho um milhão de pensamentos rodando a minha cabeça que tem me levado ao estresse eu pedi um tempo para pensar e nos separamos hoje, mas ao mesmo tempo que vem a sensação de querer ficar longe, eu sinto tanta falta dele e estou muito triste com a nossa separação. Eu sinto que talvez ainda o ame, mas estou me sentindo um pouco enojada. Isso é normal?

A melhor resposta 12 MAI 2023

Olá, Angélica!
É compreensível que essa situação tenha sido muito difícil para você e que tenha gerado uma grande quantidade de sentimentos e pensamentos conflitantes. É importante lembrar que o processo de escolha de um parceiro para um relacionamento é complexo e envolve muitos fatores. Às vezes, sentimentos confusos podem surgir, mesmo em relacionamentos saudáveis.
É comum que pessoas em relacionamentos de longo prazo experimentem atração por outras pessoas em algum momento, e isso não significa necessariamente que haja algo errado com o relacionamento atual. O importante é que você e seu parceiro sejam abertos e honestos um com o outro sobre seus sentimentos e desejos.
No entanto, a ansiedade e os sintomas que você descreve são sinais de que essa situação está causando um grande impacto emocional em você. É importante que você encontre formas saudáveis de lidar com esses sentimentos e, se necessário, procure ajuda profissional para lidar com a ansiedade e o estresse.
Em relação aos sentimentos de enjoo e rejeição que você menciona, pode ser útil explorar esses sentimentos com um terapeuta ou psicanalista para entender melhor suas origens e como lidar com eles.
Lembre-se de que é normal ter sentimentos conflitantes em momentos como esse, e que pode levar tempo para processar tudo o que está acontecendo. Tente ser gentil consigo mesma e dar a si mesma o tempo e o espaço necessários para tomar uma decisão que seja melhor para você a longo prazo.
Estou à disposição, envie uma mensagem.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

15 MAI 2023

Olá Laura, espero que esteja tudo bem com você.

É preciso que você compreenda as origens de suas dúvidas, no que diz respeito ao seu relacionamento e seu ex namorado. Se o relacionamento acabou, então é preciso que se comece desse ponto. Com o término, você terá a oportunidade de entender seus sentimentos, suas intenções afetivas, e compreender e elaborar adequadamente tudo que você viveu em seu relacionamento. É indicado você passar por esse processo de compreensão de seu relacionamento, para que você se conheça mais (adquirindo mais autoconhecimento), e também para que você possa estar mais preparada para lidar com outros relacionamentos que você possa vir a ter no futuro. Esse processo de compreensão do que você viveu em seu último relacionamento é importante, e deve ser feito com clareza e consciência. Procure dedicar algum tempo para isso, e busque auxilio profissional. O profissional de Psicologia é o mais indicado neste caso, e você pode obter bons resultados dentro de um processo de Psicoterapia com esse profissional. Não deixe que essa ansiedade cresça, e acabe afetando mais setores de sua vida. Seus pensamentos devem voltar a se organizar, e a perspectiva é que você possa novamente reconstruir seu alinhamento com suas intenções pessoais e com seus projetos de vida. Quando você obter mais clareza e compreensão sobre si própria e sobre seus sentimentos, suas dúvidas se extinguirão, e você terá muito mais segurança ao realizar suas escolhas. Por isso, se houver possibilidade, busque um profissional de Psicologia e inicie seu processo de psicoterapia o quanto antes.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

15 MAI 2023

Olá Angélica que bom que você escreveu....
Vejo que num curto espaço de tempo muitas coisas aconteceram com você. Você já se questionou se o que acontece com você é sentir falta dele, ou apenas medo de ficar sozinha após esse período que estavam juntos? Também é valido pensar sobre: "Eu estava pronta pra me casar?" as vezes nosso inconsciente manda algumas mensagens que não entendemos...Você é uma garota nova, talvez não estivesse pronta pra essa relação mais séria. Sobre seus sintomas eles devem ser tratados, tudo que é tratado no inicio se torna mais fácil. Busque terapia, tanto pra resolução dos sintomas de pânico, quanto pra poder entender melhor esses sentimentos com relação a seu noivo.
Me coloco a sua disposição caso queira iniciar a terapia
Sinta se acolhida! Fique Bem!
Um Abraço

Karim Silvestro
Psicóloga Clinica

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

12 MAI 2023

Oi Angélica
Ao saber que ia noivar, sua mente liberou sentimentos que estavam adormecidos e as reações são estas que voce sentiu.
Pode ter alguns traumas emocionais que precisa resolver? Pode!
Porém, respeite tua intuição de eserar um tempo antes de decidir casar.
Faça Psicoterapia para ver e analisar mais de perto o que sente, para ter certeza dos teus sentimentos e das atitudes que pode tomar.
A vida te deu a liberdade para experimentar tudo o que deseja. Escolha acertada é escolha testada. Cada escolha gera suas consequências, seus resultados.
Casar, não significa que não terá nenhum problema e mesmo os problemas são desafios que a vida nos reserva; depende do entendimento do casal em superar os problemas e não em ficar um contras o outro.
Abraços

5839 respostas

12 MAI 2023

Olá Laura! Obrigado por escrever. É extremamente normal acontecer esse tipo de coisa. O desprezo por quem amamos, nessa situação e idade, é sinal da nossa imaturidade, falta de convicção e prontidão para casamento. Em nossa sociedade complexa, geralmente estamos em ponto de amadurecimento para decidir casamento, após diversos namoros de amadurecimento e conhecimento, acompanhados de estudos sérios e consistentes, trabalho sério e consistente, turmas de colegas e conhecidos, grupo de esporte coletivo de contato, grupo de estudos, teatro, serviços, arte e cultura, depois dos vinte e cinco anos.
Vocês estão muito imaturos, muito precoces, para ponderar as implicações dos desdobramentos de um casamento.
Amadureçam!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.