É normal não sentir sentimentos por alguém?

Feita por >Roger Martines Jara · 8 ago 2021 Habilidades sociais

Então eu sou uma pessoa muito feliz nunca tive problemas relacionados ao psicológico, mas sempre fui uma pessoa que não desperta sentimentos bons pelos outros e isso me incomoda um pouco o máximo que sinto e alegria e tristeza mas raramente fico triste, mas o problema esta no afeto e amor, eu apenas olho pra pessoa e gosto dela mas não consigo sentir eu achava que era normal, mas isso vem aumentando, pra ter noção num lugar onde todos estão tristes velório de alguém próximo lá esta eu "normal" sem sentimentos alguns e eu acho que isso pode estar ligado ao psicológico por isso recorri ate aqui

A melhor resposta 9 AGO 2021

Oi, Roger.

A maneira como as pessoas sentem e expressão seus sentimentos e emoções são diferentes, porém, estamos acostumados a ver por aí, expressões de sentimentos com intensidade né? Pessoas chorando muito de tristeza, todos os tipos de demonstrações de afetos e felicidade, no entanto, vale lembrar que a maneira que sentimos e expressamos, podem ser diferentes.

Ou seja, nem sempre as coisas são como vemos. Pode ser que você não se sinta encaixado nesse padrão mais "exagerado". No entanto vale pensar o quanto você considera que ser assim tem impactado sua vida, suas relações, etc.

Se sentir que isso tem realmente te causado mal, procure um psicólogo para fazer acompanhamento. Pode te ajudar muito.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

16 AGO 2021

olá! Eu posso lhe ajudar. Se você precisar é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 AGO 2021

Olá Roger.
Ir em um velório e se sentir "normal" pode ser pelo fato de que a pessoa que morreu não representava muito para você, a morte foi natural e não trágica, mas se você se sentiu "normal" em uma situação muito comovente para a maioria que ali estava, pode ser várias coisas, inclusive ingenuidade diante da situação.
Para entender melhor se é algum tipo de distúrbio ou não, você pode procurar atendimento psicológico, ser o mais sincero com você mesmo neste atendimento e descobrir se há algo que precisa de cuidados ou não.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

14 AGO 2021

Roger. Vc mencionou algumas situações mas precisa se analisar seu contexto histórico. Família, infância, adolescência... A forma como nos relacionamos com os sentimentos e a vida não é um padrão .
Sou mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 AGO 2021

Olá, Roger !

Essa sua forma de lidar com os afetos pode significar muitas coisas, o primeiro de tudo é não achar que existe uma forma padronizada de lidar com os afetos, talvez esse seja apenas o seu jeito e se faz importante você entender isto. Outra coisa que pode estar acontecendo é você não se sentir seguro para depositar seus afetos em alguém e a partir disto nunca passar de um certo ponto limite de sentimento em relação a alguém. Se sentir vontade e achar que seja interessante para você procure uma psicoterapia.

Att,

Psicólogo Evandro Goyann

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

9 AGO 2021

Roger,
Voce está sentindo, à tua maneira, sente tristeza e alegria...
Voce está querendo se comparar aos outros, talvez os outros façam muito teatro...
Talvez os outros querem que voce também entre no "teatro" e represente...
Contudo, seja verdadeiro consigo mesmo, respeito os teus sentimento, a forma como eles acontecem e não dê bola ao que os outros exigem ou esperam.

5817 respostas

9 AGO 2021

Olá Roger! Grato por escrever. Sua pergunta requer uma resposta com base; uma resposta com base requer pesquisa cuidadosa. De outro lado, seu desconforto e sua pergunta aqui, sugerem que você não está achando normal. Não achar normal, remente, em certa medida, a sentir que não é normal. Por isso, no mínimo você sente que não está sentindo e isso o está incomodando.
Essas razões indicam que você deve passar por uma avaliação científica com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos as recomendações de instituições como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.