É normal não gostar de ter contato físicos com meus próprios filhos e familia?

Feita por >Fabiana · 29 jul 2024 Abordagem psicológica

Não gosto de contato físicos de outras pessoas nem de meus filhos.
A única pessoa que me sinto bem em ter contato físico e meu marido.
O restante eu não gosto.

A melhor resposta 27 AGO 2024

Olá, Fabiana, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Respondendo à sua indagação-título da mensagem: Não, não é normal não gostar de ter contato físico com seus próprios filhos e família. Mas aqui é importante fazermos uma ressalva: normalidade é uma noção estatística, ou seja, ser normal é estar na média da população geral — isso consequentemente não assegura que algo, como sua situação, é em si boa ou ruim, sadia ou nociva...

Contato físico é sinal de proximidade, acolhimento, proteção.

O que posso propor de reflexão, Fabiana, é que um fator pode diferenciar a sua relação com o seu marido da relação que tem com filhos e familiares: o sexo. Talvez essa seja a porta de entrada para uma maior elucidação do seu questionamento.

Fabiana, fico à disposição para aprofundar esclarecimentos.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

283 respostas

4 AGO 2024

Olá Fabiana, tudo bem?
É fundamental que você entenda melhor sobre este assunto, claro que é importante respeitar suas próprias necessidades e limites. Se você não se sente confortável com contato físico de outras pessoas, é bom estabelecer e comunicar esses limites claramente, mas enteneder como isso afeta sua relação, principalmente com seus filhos. Falar sobre isso em terapia pode entender porque você não gosta de contato físico e como isso afeta seus relacionamentos.
Se orecisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

1 AGO 2024

Oi, Fabiana! É compreensível que você tenha suas próprias preferências em relação ao contato físico, e isso pode variar de pessoa para pessoa. O que é importante é entender que cada um tem suas próprias necessidades e limites quando se trata de afeto e interação física.

Você já parou para pensar sobre o que pode estar por trás desse sentimento? Pode ser útil explorar isso em um espaço seguro, como a terapia. Falar sobre suas experiências e sensações pode te ajudar a compreender melhor seus limites e como se relacionar com sua família de uma forma que te faça sentir confortável.

Lembre-se de que é válido expressar suas necessidades e que todos têm direito a estabelecer seus próprios limites em relacionamentos.

Psicóloga | Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

1 AGO 2024

Oi Fabiana
Precisava compreender melhor isso, mas o que está sentindo, pode ser apenas uma característica da tua personalidade que é de não gostar de contato físico, muito agarramento, dificuldade de expressar sentimentos, prefere ficar mais isolada, resolve suas coisas, seus conflitos a sós... tudo depende como foi o desenvolvimento e os meios aos quais a tua mente se moldou para sobreviver, para ser aceita, validada, amada.
Através da Psicoterapia, pode ter mais conhecimento dessa realidade.
Pode também ser indicativo de bloqueio emocional... precisa ser investigado.

Abraços

6349 respostas

30 JUL 2024

Bom dia, Fabiana! Grato por se colocar. Isso acontece com uma parte das pessoas. Geralmente depende da cultura de criação, da história de vida. Pode ser que reelaborando a adequação do contato físico e da segurança interna você dê a esse gesto de afeto, novo significado. A proximidade física, geralmente na passagem da infância para a adolescência, é de certo modo, proibitiva, ameaçadora, temperada com aspectos de perigo e inadequação. Deve haver alguma marca desse tipo em você.
Será interessante aprofundar reflexão.
Atenciosamente,

9308 respostas

30 JUL 2024

Olá Fabiana. Obrigada por compartilhar sua questão conosco. O contato físico envolve diversos fatores, como segurança, proteção, afetividade, confiança, entre outros. Seria importante saber mais sobre a sua queixa: quais sentimentos estão envolvidos quando recebe carinho de outra pessoa que não o seu marido, como foi a sua relação com seus pais em relação a contato físico, quais experiências ruins você pode ter tido neste sentido, etc. Acredito que sua pergunta venha de algum incômodo (ou que você sente ou que os outros sentem, como seus filhos por exemplo) a partir desta sua recusa de contato. Desta forma, seria interessante investigar melhor suas vivências e sensações para compreender este mecanismo e poder solucionar o que esteja incomodando. Não falamos sobre o comportamento "ser normal" ou não, mas sim de trazer prejuízos para a sua vida ou não. Se sente que isto a prejudica de alguma forma, indico que procure um acompanhamento psicoterapêutico para ajudá-la. Fico à disposição. Abraços, Ily.

Ily Luna Melani Psicólogo em Curitiba

27 respostas

30 JUL 2024

Em até certo ponto é normal sim, pois é importante levar em consideração que existem diferentes formas de demostrar afeto além do toque físico. No seu caso é preciso levar em consideração se essa dificuldade está te causando prejuízos, se você acredita que está prejudicando suas relações é importante buscar terapia para entender melhor o porquê isso acontece e trabalhar estratégias de enfrentamento. Fico à disposição caso queira iniciar seu processo terapêutico.

Psicólogo André Dias

André Dias Psicólogo em São Paulo