É normal homem seguir ex ficantes no instagram?

Feita por >Anônima · 21 ago 2023 Abordagem psicológica

Estava namorando há 7 meses, que reencontrei. Quis conversar por não achar correto, ele seguir umas ex ficantes. Elas mandam mensagens, ele responde e vi uma notificação do Tinder. Do Tinder ele falou que esqueceu de deletar, mas já deletou, diz ele. Das mulheres, ele fala que isso é irrelevante, mas para mim não é. Fala que me leva muito à sério, me leva para festas de amigos antigos.
Mas eu não acho correto quem quer construir uma relação saudável, ficar seguindo ex ficantes com bambum de fora.
Acabei a relação, mas ele continua dizendo que estamos juntos.
Estou errada em terminar?
Obrigada

A melhor resposta 25 AGO 2023

Olá,
só você pode responder esta pergunta, pois você precisa focar no que te faz bem e no que você espera de uma relação. Quando o que é relevante pra você não é para o outro, dificilmente não haverá conflito nesta relação. Não tenha medo de se posicionar e falar o que não te faz bem, se escolha. Fico a disposição para um encontro online para falar como a psicoterapia pode estar te ajudando neste momento. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

23 AGO 2023

Olá Bom dia!

Acho que numa relação afetiva, as pessoas que fazem parte dela, devem combinar e contratar o que é aceitável ou não.
Parece que tem algumas coisas que te deixam desconfortável nesse relacionamento que vive no momento.
Retome esses pontos com seu parceiro e veja com ele o que pensa do seu desconforto.
Se você já decidiu pelo término e ele concordou está feito. Mas lembre-se para uma próxima relação que um relacionamento .se constrói no dia a dia com muita conversa, entendimento, acolhimento e amor.
Procure ajuda de um profissional se sentir que está precisando. Boa sorte! Abs
Cristina Fonseca

Maria Cristina Botta da Fonseca Psicólogo em São Paulo

6 respostas

22 AGO 2023

Olá!
Considere que falar em “certo e errado” no que tange às relações humanas é sempre algo muito complicado. Afinal, certos conceitos são relativos às mais diversas variáveis que nos acontecem ao longo da vida. Porém, o mais importante (principalmente nas relações afetivas, tais como namoros e casamentos) seja buscar o caminho do diálogo considerando como pressuposto básico a sinceridade naquilo que se diz. Assim, ambos estabelecem com clareza quais são os limites de cada um, sentimentos e pensamentos a respeito dos mais diversos assuntos. A sabedoria popular fala em “quando um não quer, dois não brigam”, contextualizando para a situação específica, pode-se dizer que “quando há diálogo claro, os dois se relacionam”.

Ailton César Coimbra Bastos Psicólogo em Goiânia

1 resposta

22 AGO 2023

Olá Anônima, não existe o certo errado nessa situação, mas o que cabe na relação para vocês dois. É necessário discutir com o namorado como se sente com ele conversando e seguindo nas redes sociais as ex ficantes e outros assuntos também para que fiquem alinhados na relação. Entendi o desconforto que lhe causa e se quiser aprofundar, busque ajuda psicológica.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

22 AGO 2023

Olá Anônima! Obrigado por escrever. Primeiro é preciso considerar que cada pessoa vivencia e sente a verdade que lhe é possível. Redes sociais são formas extremamente frágeis, vulneráveis, pobres, alteradoras de percepção de mundo. Assim sendo, quando amadurecemos esse entendimento, essas comunicações não preponderam sobre atitudes reais, vividas. De outro lado as pessoas rompem ou superam uma qualidade de vínculo e isso não precisa ser fechamento total de comunicação e contato, com o devido respeito a cada momento e papel vivenciado na interação, de forma específica. Isso é amadurecimento e manutenção do necessário patrimônio social de todas as pessoas. Nesse sentido, é razoável e até aconselhável que as pessoas evoluam e mantenham relações amigáveis com aquelas que viveram alguma troca específica, portanto deve ser normal e esperado, desde que haja maturidade, respeito, e ética com as demais interações e seus respectivos papéis.
Você precisa amadurecer, desenvolver autoconfiança para não se sentir tão frágil e ameaçada por essa pobríssima forma de interação social (rede virtual social - campo de superficialidade, exibição e fofoca).
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

22 AGO 2023

Olá! A relação entre duas pessoas é um contrato particular, vocês definem o que pode ou não, assim, sugiro que responda você mesma às perguntas que fez. Você acha normal seguir ex-ficantes? Acha que o fim do namoro foi uma boa solução? Ouça suas respostas, veja o que dá conta de viver e se for o caso, converse com seu companheiro sobre o que você não pode viver com, com acolhimento, comunicação assertiva e o sentimento que vocês tem um pelo outro encontrarão um espaço respeitoso para viver essa relacao. Fique bem!

Lúcia Sampaio Psicólogo em Maceió