É normal eu ficar agoniado após desabafar com alguém?

Feita por >Davi · 30 abr 2022 Angústia

Eu tenho um amigo de longa data, após nós discutirmos eu acabei falando pra ele o porquê de eu estar mal. Porém, isso me deixou apenas mais agoniado. Além disso, me sinto desconfortável em falar de inseguranças e sentimentos negativos/tristes que tenho.

A melhor resposta 1 MAI 2022

Davi,
"No princíio era o verbo... e o verbo era Deus"...
O que expõe quando desabafa? ... a si mesmo. Quando se lamenta está dizendo a todos a tua incapacidade de viver, de compreender a situação em que está passando.
Pode desabafar com alguém, com um amigo a quem confia, mas saiba que isso não o livra do compromisso de fazer o que deve fazer.
A dificuldade dura enquanto resiste, enquanto se queixa e não quer mudar.
Quando decide internamento, fica mais leve o desafio que precisa enfrentar.
Abraços

5912 respostas

1 MAI 2022

Olá Davi! Grato por citar. Falta falar de verdade, contextualizar. Falar de inseguranças, sentimentos negativos e tristes com pessoas confiáveis é necessário. Falando das dores a gente alarga o pensamento com a ajuda de pessoas que gostam da gente, a gente exercita formas de compreender e melhorar essas coisas. Tua agonia certamente vem do acúmulo de sentimentos sem trocas e práticas, vem da falta de treino. Será que você está praticando a construção de coisas legítimas, éticas, saudáveis, integradas com a cultura, realizadoras para você, mais do que ocupando tempo com inseguranças, sentimentos negativos e tristes. Não se esqueça: a gente colhe o que planta.
Será preciso que você veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica com mente aberta, persistência e disciplina.
Abraços virtuais (a pandemia ainda é real, há grande maioria de falsos políticos, maior parte ainda de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento- até alguns falsos cientistas. Diante disso devemos seguir recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, enriqueça a proximidade afetiva, evitando aglomerações.

8757 respostas

1 MAI 2022

Oi, Davi! Falar sobre o que se sente e o que te deixa angustiado, é como reviver esse mal estar. Por isso você se sentiu assim. Provavelmente, seu amigo também não soube acolher o assunto de forma que você se sentisse confortável. Não se culpe por sentir. Ao invés disso, procure compreender o que está passando. Se precisar de ajuda profissional para lidar com a questão, estou aqui!

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte