É normal criança sentir excitação sexual?

Feita por >Anna Paula Barbosa da Silva · 20 nov 2017 Psicologia infantil

Olá é normal uma criança do sexo feminino de mais ou menos nove anos doze treze anos se excitar e se masturbar fazendo e olhando desenhos de partes sexuais femininas bumbum seios etc ou isso indica alguma anormalidade algum transtorno de identidade de gênero ou mesmo homossexualidade?

A melhor resposta 21 NOV 2017

Oi Anna, a área genital possui muitas terminações nervosas, e é natural que a criança sinta curiosidade de manipular os genitais para sentir prazer, principalmente nesse momento de transição da infância para a adolescência. Em relação ao conteúdo que ela tem acesso, isso é responsabilidade de quem cuida, a criança tende a reproduzir aquilo que vê. Caso o comportamento persista você pode levá-la a um psicólogo que trabalhe com crianças para que ele possa te orientar melhor em relação a esse comportamento. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

21 NOV 2017

Olá Anna Paula!
Nessa idade os hormônios começam a agir no desenvolvimento, preparando para puberdade e podem provocar sensações. Os estímulos costumam ser substituídos por atividades físicas, brincadeiras, atividades intelectuais, na intenção de não manter uma criança, que ainda não está com o corpo preparado para tais relações. Esclarecer as questões que a criança possa vir a apresentar é sinal de respeito e parceria com essa criança. Orientando de que para certos estímulos, talvez ela não esteja pronta. A tendência é diminuir, ir cessando e retirar os estímulos inadequados. Se está se tornando excessivo, fora do controle, é importante acompanhar sim e buscar um profissional.

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

20 NOV 2017

Boa tarde, Anna, entendo sua angústia, mas aos nove anos para algumas crianças é marcada como o início da puberdade, período em que a criança começa desenvolver sua sexualidade, realmente, essa fase é conhecida como Genital, há uma redescoberta do prazer na região do penis e da vagina.
O que vale lembrar, é que somos todos bombardeados de estímulos exteriores, como no caso o visual, a isso acaba acererando o processo natural.
sugiro que busque um Psicologo Infantil que possa lhe ajudar a passar por esse estágio
Espero que tenha conseguido lhe ajudar.
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo