É dislexia ou não?

Feita por >Gabriela Silva Gomes · 17 set 2018 Dislexia

Recentemente fui escrever a palavra "feliz", quando fui escrever fiquei em dúvida se era com s ou z, e depois escrevi o z ao contrário, depois disso, comecei a reparar nas dificuldades que tinha de me expressar, escrever e ler.
Tenho 18 anos, e passo por problemas como: dificuldade de concentração em quase qualquer atividade que não estimule mais de um sentido, troco letras, crio palavras, quando escrevo pulo palavras e até frases ou então reescrevo elas, tenho dificuldades de me expressar tanto pela escrita quando pela fala (quando tinha que apresentar seminários, tinha que fazer um texto dentro de uma semana antes da apresentação e praticar-lo, e mesmo assim, as vezes falava o contrário do que queria), sempre fico nervosa quando tenho que ler algo para alguém ou algo que um amigo mostra, porque leio muito devagar, as vezes tenho que ler novamente ou então é muito comum ler a palavra errada, e por mais que consulte o dicionário, sempre tenho dúvidas nas mesmas palavras, entre outros problemas do tipo.
E esses problemas não são de agora, quando criança tive problema de dicção, e meus pais até me levaram em um fonólogo, mas ele disse que não tinha nada de errado comigo. Outra coisa que acho importante falar, é que desde pequena sempre frequentei a biblioteca, gostava muito de ler poemas, mas ao longo do tempo fui perdendo esse habito por causa da dificuldade de concentração. Mas sempre ignorei esses problemas porque sempre achei normal.
Já tive uma professora disléxica e ela que deu uma dica que ela fazia para resolver esse problema, mapas conceituais, e quando adotei isso facilitou muito minha vida, e eu estou pretendendo andar com um dicionário e voltar ao habito de leitura pessoal.
Mas enfim, poderiam me dizer se com essas descrições que eu dei, se tenho esse transtorno ou não e o que posso fazer para conseguir vencer o meu problema, independente se for ou não dislexia?
Obrigada

A melhor resposta 21 SET 2018

Olá Gabriela, bom dia.
Se você está com 18 anos e sempre conseguiu criar alguma estratégia para conseguir realizar seus objetivos na comunicação verbal e escrita elas devem ser valorizadas. Oriento que procure um neurologista e psicólogo/ psicanalista para avaliação. Em muitos casos esses testes podem demorar algum tempo e o momento de retornar nas consultas podem desencadear sinais de ansiedade, se você já estiver num atendimento psicológico/ psicanalítico estará mais fortalecida emocionalmente para realizar esse processo.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

18 SET 2018

Para o tratamento de dislexia é necessário acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Sim os sintomas batem mas é melhor verificar com um profissional para assegurar diagnóstico. Há a possibilidade também de síndrome de Irlen e é de extrema importância a testagem.

Renato Oliveira de Lacerda Abreu Psicólogo Psicólogo em Palmas