Como ajudar aluno com disortografia e dislexia?

Feita por >matildes braga · 8 ago 2016 Dislexia

Aluno do quarto ano ensino fundamental demonstra compreensão e interpretação oral, lê fluentemente e tem boa dicção. Mas a escrita é totalmente ilegível, não consegue copiar do quadro ou fazer cópia, mas ao produzir um texto, sua letra e ortografia são ilegíveis. No entanto, ele consegue traduzir sua escrita normalmente como se estivesse escrito certo.

A melhor resposta 12 AGO 2016

Cara Matilde, é importante que busque uma avaliação de um neurologista infantil e posteriormente uma avaliação cognitiva com um psicólogo. E por se tratar de um possivel dificuldade na compreenção verbal o fonoaudiólogo é muito importante. Uma avaliação interdiciplinar irá lhe direcionar para que tratamento é o mais adequado.
Atenciosamente,

Fernanda Guadagnin

Consultório Fernanda Guadagnin Psicólogo em Joinville

47 respostas

9 AGO 2016

Ola Matildes. Leve o diagnóstico de dislexia para escola. A dificuldade de copiar a lição da lousa pode ser substituido por foto feita pelo celular (a professora pode fazer isso e enviar pr você ler com seu filho) Quanto a letra ilegível sabemos que a prática leva a perfeição - caderno de caligrafia (a coordenação motora fina ainda está em desenvolvimento) Qdo a professora não entender o que está escrito deve perguntar pr seu filho. Até prova oral há de ser considerada, afinal esse é um direito de seu filho. E o mais importante cuide da auto estima de seu filho para que essa fase não deixe sequelas. A parceria com a escola é fundamental. Pesquise no Google: Associação Brasileira de Dislexia e veja outras orientações.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

9 AGO 2016

Vou responder como pedagoga, neurocientista e psicóloga ok.
Seu aluno gravou cerebralmente grafias e desenhos de letras p se comunicar com seu mundo. Parece ter uma inteligência que pode ser nada útil para nós seres que aprendemos de outra forma. Porém pode ser capaz de codificar coisas que nos não somos.
Pois bem, uma boa conversa com ele para conscientizar deste problema que deve corrigir, sem perder a essência dele, e solicitar avaliação neuropsicológica vc deve solicitar tb acompanhamento psicológico para ver que tipo de transtorno psíquico o acompanha, tenho aqui uma hipótese diagnóstica que são muito comuns em casos semelhantes. Porém me reservo.Sucesso

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

9 AGO 2016

Olá Matildes, de acordo com que você expõe, o que se sugere nestes casos seria uma avaliação que envolva a família e o aluno em questão. A Psicopedagogia é ideal nesses casos. Trabalha-se com uma Anamenesse, que é uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis e posteriormente a Avaliação mencionda com o aluno. A partir dos resultados, o ideal seria um acompanhamento que envolva Clínica(Psicopedagogia), Família e Escola. Abraços

Psicóloga Márcia Mosa Lage Rodrigues Psicólogo em Fortaleza

5 respostas

9 AGO 2016

Olá, Matildes.
Seria ideal encaminhar essa criança para um neurologista ou um neuropsicólogo para avaliação. O trabalho da psicopedagogia também é importante nesses casos. Converse com a família, explique a situação e a importância do acompanhamento especializado.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

9 AGO 2016

Matilde,
Essa criança precisa de ajuda profissional. A família deve leva-lo a um neurologista
que deverá solicitar uma avaliação neuropsicológica para só então se poder planejar uma reabilitação.
Maria da Conceição V. Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

9 AGO 2016

Olá Matildes!
A melhor forma de ajudar seu aluno é orientar os pais para que procurem um psicólogo para que seja possível fazer uma avaliação, diagnosticando a dislexia ou identificando uma dificuldade muito significativa de aprendizado como menciona.
A partir desta avaliação o profissional poderá orientar pais e professores como trabalhar e ajudar nestas questões e buscará uma forma de trabalhar com esta criança através da ludoterapia, favorecendo seu desenvolvimento.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo