Duvido de crenças

Feita por >Edu · 19 jul 2023 Abordagem psicológica

Não estou acreditando mais em nada e me sinto tão infeliz em tudo em minha vida.

A melhor resposta 26 JUL 2023

Oi Edu, o que causa tamanho pessimismo? É algo recente ou já te acompanha há algum tempo? Tem momento em que a vida se torna mais pesada mesmo, frustrações, responsabilidades, sonhos que não se concretizam. Mas sempre somos capazes de encontrar alternativas, de construir algo novo. Quando você fala que se sente infeliz com tudo em vida vida... tudo o que? Tudo é muita coisa, deve ter algo de bom na sua vida, mas provavelmente você esteja muito focado só nas coisas ruins. Um psicólogo pode te ajudar, se você permitir, então pense nisso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

25 JUL 2023

Lamento ouvir que esteja se sentindo assim. Como psicólogo, quero lembrá-lo de que é normal passar por períodos de dúvida e tristeza na vida. Esses sentimentos podem ser sinais de que algo não está bem e podem ser uma oportunidade para olhar para dentro e buscar entender o que está causando essa insatisfação.

É importante que você saiba que não está sozinho nessa jornada e que buscar ajuda é um passo corajoso e saudável. Acreditar novamente em algo pode envolver um processo de autoconhecimento, reflexão e, às vezes, apoio profissional para ajudá-lo a lidar com suas emoções e pensamentos.

Aqui estão algumas sugestões para você considerar:

Busque apoio: Converse com amigos, familiares ou pessoas próximas sobre o que está sentindo. Compartilhar suas emoções pode aliviar o peso que está carregando.
Considere a terapia: Consultar um psicólogo ou psicoterapeuta pode ser benéfico para ajudá-lo a explorar suas emoções, compreender os padrões de pensamento e encontrar maneiras de lidar com os desafios que enfrenta.
Pratique a autocompaixão: Trate-se com gentileza e compreensão, como faria com um amigo próximo. Entender que todos passamos por momentos difíceis e que é normal ter dúvidas sobre a vida pode ajudar a reduzir a autocrítica.
Descubra seus interesses: Tente se envolver em atividades que despertem seu interesse e proporcionem uma sensação de realização. Isso pode ajudar a trazer um sentido renovado para sua vida.
Evite comparações: Lembre-se de que cada pessoa tem sua própria jornada e suas próprias lutas. Comparar-se constantemente aos outros pode levar a sentimentos de inadequação.
Estabeleça metas realistas: Defina objetivos alcançáveis e comemore cada progresso, mesmo que seja pequeno.
Pratique o autocuidado: Dedique tempo para cuidar de si mesmo, seja através da prática de exercícios, meditação, hobbies ou momentos de relaxamento.
Lembre-se de que o processo de mudança pode levar tempo, mas é possível encontrar um novo significado e propósito em sua vida. Se sentir que precisa de apoio adicional, não hesite em procurar a ajuda de um profissional qualificado para acompanhá-lo nessa jornada. Acredite que é possível superar esse momento difícil e encontrar um caminho mais positivo para a sua vida.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

20 JUL 2023

Olá Edu,
Há momentos na vida em que a tristeza e o sentimento de vazio pode nos pressionar. Isso pode ser decorrente de alguma situação que esteja causando sofrimento, ou mesmo de pensamentos disfuncionais. No seu caso, seria de extrema importância que iniciasse um acompanhamento psicológico para que possa compreender qual a origem da sua infelicidade e quais mudanças são possíveis que volte a ter uma saúde mental adequada, bem como motivação para viver.
Fico a disposição, um abraço!

Fernanda Ribero Ramos Psicólogo em Curitiba

19 respostas

20 JUL 2023

Olá. é notório a falta de esperança. relatada na sua mensagem. Muitas coisas não devem ter dado certo pra você e por isso, a sensação é que nada mais dará certo. As nossas emoções podem nos enganar. Será que seremos felizes em todo o tempo? Certamente que não. Será que a nossa vida será feita somente de tristeza? Também não.
Diante de tantas tentativas frustradas só resta não acreditar em mais nada, pois a vida te deu essa impressão. Então vem o medo de acreditar e tentar novamente. É importante analisar o que deu errado para poder entender que possivelmente alguma coisa deu certo na sua vida. Essa desesperança tem relação com os nossos pensamentos negativos, que causam emoções desagradáveis.
Pra que tentar se tudo dá errado? Esse pensamento faz você não tentar ou desistir na primeira dificuldade. Tentar coisas novas e conseguir enfrentar os desafios te trará mais esperança e felicidade, por que assim poderá ver que você é capaz de realizar novos projetos se tirar o seu olhar do que é negativo e das experiências frustradas anteriormente.
Vejo que precisa de ajuda profissional para alçar novos voos.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

52 respostas

20 JUL 2023

Olá Edu.
Você não descreve no que perdeu a crença, porém acredito que isso esteja te causando angústia.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar valores e crenças, são importantes na vida de todos.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

672 respostas

20 JUL 2023

Ei Edu
Parabéns por chegar voce mesmo a esta conclusão.
Porém estás te sentindo infeliz porque não se conhece, não sabe quem realmente é e o que sabe foi o que as pessoas, o meio familiar, educacional, social e religioso te passou... o sistema te fez acreditar em coisas inverídicas para te manter controlado, dominado pelo medo e pela culpa, tudo uma forma de manipulação.
Precisa recuperar a tua inteligência de vida; está é a tua bússola interna.
Vais compreender melhor se fizer Psicoterapia de Autenticação para ser o que a vida te quer e não como o sistema impõe.
A vida te deu a liberdade para fazer experiências; para Ela não tem certo e nem errado, tudo são oportunidades de aprender, expandir a consciência. A Vida te deu também o poder de escolha.
Já o sistema, o meio familiar, educacional, social, religioso (crenças) te dá o limite, o impedimento, o certo e o errado, o bonito e o feio, o pode e não pode... dentro do qual voce se mantem como eles querem.
Precisa viver a vida e saber usar o sistema em teu benefício sem nunca contradizer a ti mesmo.
Abraços

5912 respostas

20 JUL 2023

Olá, Edu!

Algo aconteceu para causar essa descrença, Edu?

Te convido para conversarmos e você me conta um pouco mais sobre esse sentimento, essa descrença, juntos podemos localizar melhor onde está o problema! Realizo atendimento on-line, é só entrar em contato.

Fico no aguardo, Edu!
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

190 respostas

20 JUL 2023

Olá Edu! Obrigado por escrever. Certamente precisaremos entender melhor como você define duvidar de crenças. Muitas vezes, passar a duvidar de crenças infundadas, é dolorido, mas é amadurecedor, e entrar em contato com o mundo real. Por exemplo: ditos líderes religiosos, colocados como mediadores de Deus, não é crença madura, é infantilizada; acreditar totalmente no que falam as televisões, é ingênuo, pois elas atendem aos interesses de seus patrocinadores, não da verdade plena; acreditar que diploma é suficiente para arranjar e se manter em trabalho, é ingênuo, pois muitas empresas/escolas, vendem o ilusório saber, sem a mínima consistência, mas para que se seja percebido como conhecedor legítimo a ser pago pelos saberes e serviços que prestará, é preciso comprovar saber fundamentado.
Vamos conversar mais profundamente?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8763 respostas

20 JUL 2023

Se você chegou até aqui Edu, é porque sentiu necessidade de buscar ajuda e sair desse estado depressivo que se encontra. Entre em contato para iniciar seu processo terapêutico.
Abraço.

Sabrina Dias Psicólogo em Porto Alegre

8 respostas

20 JUL 2023

Te compreendo Edu, mas será que ainda não carrega um fio de esperança por ter postado isso aqui?
Cuide de vc, inicie um processo de terapia, se dê uma chance, pense sobre.
Tem fases q nos desanimam mesmo, mas nada é para sempre, nem as boas fases, nem as más.
Abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo