Dificuldade de confiar.

Feita por >Masked · 10 mai 2023 Habilidades sociais

Tenho dificuldade em confiar em outras pessoas, em várias situações eu sempre penso na pior possibilidade e isso me incomoda bastante, pois sempre penso que as pessoas vão me passar a perna ou me trair a qualquer momento. Como resolver isso?

A melhor resposta 24 MAI 2023

Olá Masked, tudo bem?
Provavelmente você construiu uma crença nuclear de que não se pode confiar nas pessoas e de que o mundo é perigoso, essa crença influencia na construção de pensamentos catastróficos, te levando a uma ansiedade patológica e comportamentos disfuncionais

Essas crenças nucleares ficam abaixo da linha do racional e são construídas no decorrer das nossas experiências desde a infância!
Nós temos vários neurônios no nosso cérebro, que se unem e formam engramas (memoria)! Temos então vários engramas positivos como negativos, que influenciam todo nosso funcionamento

Primeiro é importante o autoconhecimento, de onde vem essa ideia de que as pessoas vão te trair? quais experiências que você já vivenciou que reforçam isso?

como é seu funcionamento? você evita relações? desconfia o tempo todo?

os nossos pensamentos influenciam nossa emoção, que influencia nosso comportamento
Baixe o aplicativo cogni e preencha toda vez que tiver esses pensamentos relacionados a desconfiança

faça uma reestruturação cognitiva desses pensamentos automáticos: são pensamentos que me levam a alguma ação produtiva? ou são pensamentos improdutivos?

foque naquilo que você tem controle, os comportamentos dos outros não temos, mas os nossos sim!

E principalmente, aumente a sua auto eficácia, que é o quanto acredito na minha capacidade de lidar com as situações

O outro pode realmente me trair, não tenho controle sobre o outro, mas tenho controle de como lido com isso
se eu acredito na minha capacidade de lidar com os problemas, minha ansiedade abaixa consideravelmente! Sugiro terapia cognitiva comportamental para entender melhor o seu funcionamento e assim trabalhar em cima dessas questões

Qualquer dúvida estou á disposição!

Maria Theresa Nogueira Araújo Miranda Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

7 JUN 2023

Olá, entendo a sua dificuldade de se relacionar com outras pessoas, porém quanto maior o medo, mais você se afasta e esse ciclo é constante. Trazer para terapia essa dificuldade, pode te ajudar a entender e a lidar com essas questões, assim como é possível sim, se aproximar e confiar em pessoas.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

23 MAI 2023

Olá. Você precisa voltar sua atenção e seu tempo para essa questão, conversar sobre o assunto, se questionar e se observar, infelizmente não há uma fórmula ou passo a passo para resolver essa situação. Se puder, faça terapia. Abraço

Gisele Rodrigues Psicólogo em Florianópolis

25 respostas

22 MAI 2023

Confiança é algo primordial pra nutrir boas relações.
A sua dificuldade pode estar relacionada com decepções anteriores, fatos ( muitas vezes inconscientes) que impedem que você consiga confiar no outro.
Psicoterapia é uma ferramenta importante de autoconhecimento!

Mariana Oliveira Reis Psicólogo em São Paulo

11 respostas

22 MAI 2023

Devido a sua maior dor : traição, exclusão ou ter sido trocado. Tem a ver com a infância em que se sentiu assim, passou por alguma traumatização e na vida adulta só revive. Tem que entender sobre isso e saber como sair. Eu te ajudo como. Entre em contato comigo.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

17 MAI 2023

Olá Masked,
Percebo que você traz a sua dificuldade de confiar como o mais danoso em sua rotina. a maneira mais eficaz de resolver isso, é a procura imediata por apoio psicoterapêutico. É possível que existam fatores externos que corroborarem para a falta de confiança. Nesse sentido o mais importante é a forma como você se vê diante disto., pois a opinião que você tem de si mesmo, de suas habilidades e da sua capacidade de conseguir o que deseja afeta diretamente a sua autoconfiança.
A Psicologia é uma Ciência que oferece recursos consistentes para as pessoas se tornarem mais confiantes e saberem que podem fazer o que desejam por acreditarem em seu potencial, mesmo que às vezes demorem um pouco alcançar os seus objetivos. As pessoas pouco confiantes nem sequer tentam ou desistem rapidamente por terem opiniões danosas sobre si mesmas.
Você precisa primeiro mudar a sua autoimagem e a jornada psicoterapêutica irá contribuir positivamente para que isto ocorra.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos seu atendimento psicoterapêutico. Agende um horário comigo o mais breve possível. Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

15 MAI 2023

Olá, obrigado pela sua participação aqui. O que posso imaginar com a sua pergunta é que você provavelmente passou por alguma situação dessa, aonde confiou em alguém e essa pessoa quebrou essa confiança. A mágoa e os sentimentos negativos associados podem levar a pessoa que querer evitar que aquilo se repita a todo custo, quando esses sentimentos não são devidamente elaborados surge esse medo e essa evitação. Outra possibilidade é que isso seja mais um pensamento do que algo concreto. Realmente é difícil saber num relato tão breve. De toda forma pense o seguinte: relações são importantes para todos nós, mas nós escolhemos as pessoas que queremos que participem da nossa vida. Nos damos a confiança a quem parece compartilhar conosco da mesma maneira. Todavia somos humanos e todos podem falhar em algum momento. Algumas pessoas falham de forma intencional e outras não. Não há uma regra para decidir em quem confiar. Mas também não é saudável ficar desconfiando de todos constantemente. Pense que para desconfiar é importante você ter evidências concretas que te digam que não é seguro confiar naquela pessoa específica. Se a pessoa nunca te deu nenhuma razão para desconfiança, não alimente esses pensamentos negativos. No mais, fazer terapia ajuda a entender melhor esses pensamentos e sentimentos e como lidar com eles. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

15 MAI 2023

Olá Masked,
Que bom que chegou até aqui. Sinta-se cofirmada em suas sensações.
Em muitos momentos a vida nos desafia a enfrentar e lidar com emoções e pensamentos que nos perturbam. Nossas histórias e experiências de vida podem gerar aprendizados controvérsios, crenças que nos limitam a partir de pensamentos fadados ao fracasso. Importante aquii lembrar que uma experiência ruim é apenas uma experiência ruim, não uma verdade absoluta. É possível sim encontrar outros finais para as relações, momentos diferentes, pessoas diferentes, valores diferentes.

O questionamento que julgo pertinente a ti é: O que te fez chegar até aqui com essa crença que tanto te machuca? Consegue acreditar que seja possível construir realidades alternativas nessas relações? Contar histórias diferentes?

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparados para tal realidade. Superar e reorganizar com qualidade e saúde as ideias, ações e relações do dia a dia, os desafios, os encerramentos, os enfrentamentos da vida.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal de habilidades e recursos internos, amadurecimento e desenvolvimento das relações, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima! Isso pode ajudar muito a entender o que acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde. Um acompanhamento profissional pode facilitar sua comunicação, abrir espaço para o enfrentamento e entendimento, te ajudar muito com isso que sente.

Espero ter te ajudado!
Caso queira começar terapia, contratar um profissional para te ajudar com tudo isso, Conte comigo..
Psicóloga Chris

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

12 MAI 2023

Entendendo sobre os traços de caráter, e você deve ter bastante de rigidez e psico, pois são os traços que na dor têm maior dificuldade em estabelecer confiança. Entre em contato comigo que te explico melhor sobre isso e como sair para viver uma vida que valha a pena.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

12 MAI 2023

Olá Masked.
E se isso acontecer de ser traído, como você resolveria esta situação?
Você tem deixado de viver sua vida por causa destes pensamentos? Já pensou que pode estar deixando oportunidades passarem, pois não consegue avançar em função deste tipo de pensamento?
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

12 MAI 2023

Boa noite, tudo bem ?
Realmente confiar nas pessoas nem sempre é fácil, e como disse, isso te incomoda bastante então aconselho a tratar isso, fazendo com que se sinta melhor. Primeiramente, entender contextos passados e o que faz você pensar dessa maneira seria o inicio dessa jornada para a mudança. O primeiro passo para mudança é se conhecer e conhecer suas dificuldades , o psicólogo te ajudará a refletir e analisar essas questões.
Fico a disposição, até mais.

Thaís Neumsteir Psicólogo em Indaiatuba

1 resposta

11 MAI 2023

Olá!
A desconfiança excessiva pode ser um sintoma de problemas psicológicos subjacentes, como traumas passados ​​ou problemas de autoestima. A terapia psicológica é uma ferramenta valiosa para entender as origens desses problemas e trabalhar para superá-los. Por meio de sessões de terapia, é possível desenvolver habilidades para lidar com a desconfiança, identificar padrões de pensamento negativos e melhorar a autoconfiança. A terapia também pode ajudar a criar relações mais saudáveis ​​e positivas com os outros.
Estou à disposição!
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

11 MAI 2023

Olá Masked, espero que esteja tudo bem com você!!
Confiar em alguém nem sempre é algo fácil..
Algumas pessoas nos passam isso espontaneamente pela forma que são, outras precisam despertar isso em nós!!
O seu caso a gente precisa saber o que foi que rompeu isso, que situação você passou para que hoje não confie nas pessoas...
Faça terapia isso te ajudara muito...

Estou a sua disposição caso queira iniciar sua terapia

Sinta se acolhida! Fique bem!

Um abraço

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

11 MAI 2023

Olá Masked! Obrigado por escrever. O centro da confiança não está nas pessoas, está em você. A experiência de vida, a convivência, os aprendizados vão nos ensinando a separar o que é falso do que é verdadeiro. Acontece que quando não confiamos em nós mesmos, facilmente estendemos essa desconfiança para os outros. Com o envolvimento gradativo, estratégico, aos poucos você vai testando, vai verificando com cuidado, quem serão as pessoas que merecerão diferentes formas e áreas de confiabilidade.
Será muito enriquecedor e promissor, você contar com a assessoria de um psicólogo, que certamente será com ética, empatia, respeito, sigilo, acolhimento, estratégia, técnica e Ciência.
Valerá muito a pena, você investir nisso!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

11 MAI 2023

Masked
A única coisa que pode garantir é restabelecer a verdade de si mesmo.
Voce, antes de ser filho, filha, mãe, pai, profissional, colega... é um ser humano feito essencialmente de energia.
A energia está presente sempre em qualquer situação; para a energia não existe passado e nem futuro, ela é aui e agora.
Portanto, se voce se capacitar em ser e perceber como a energia se move entre as pessoas, entre os fatos, voce pode te antecipar aos fatos. Não há nada superior à verdade.
Quando voce conseguir aprimorar este instrumento que é voce mesmo, voce se torna instrumento exato de leitura de si mesmo o do ambiente onde atua... assim, pode decidir e escolher o que mais te convém.
Consegue isso através da Psicoterapia de Autenticação
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a sua vida e a profissão permanecendo baseado onde outros te alienaram, só há processo de autodestruição e perda progressiva.
É uma escolha e uma decisão
Abraços

5817 respostas

11 MAI 2023

Olá Masked, a confiança é algo que o outro conquista em nós. As vezes ele precisa se esforçar pra isso e outras o simples fato de termos empatia por ele, já nos conquistam. É preciso entender a sua história de vida pra conseguirmos refletir sobre as suas inseguranças ao confiar em alguém. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

11 MAI 2023

Olá Masked. Grata pela entrega e pedido de ajuda. A maneira mais eficaz e imediata para uma resolução do que você pontua em sua queixa, é a imediata procura por apoio psicoterapêutico. A falta de confiança nos outros instalada no seu comportamento é fruto de vários fatores que vêm se acumulando na linha do tempo da sua história. É preciso a identificação dos mesmos e ressignificação em prol do seu bem estar e passar a confiar mais em si e nos outros.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos sua jornada psicoterapêutica. Agende um horário o mais breve possível. Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

11 MAI 2023

Bom dia.
A confiança é algo construído ao longo das relações, mas nem sempre conseguimos confiar no outro por 'n' motivos, e o motivo de não confiar pode não estar em evidencia, no qual a psicoterapia pode estar te auxiliando.
Em algumas relações acabamos investindo e confiando mais, e nem sempre essas pessoas em que confiamos são confiáveis, ou seja, confiamos e aquela pessoa trai essa confiança, e que as vezes acabamos generalizando esse comportamento de que se confiarmos nas pessoas, elas irão nos trair. Essa dificuldade em confiar no outro pode estar ligada ao fato de termos vivido algo semelhante anteriormente e estar associando com as relações presentes e futuras, causando prejuízo nos relacionamentos, pois sem confiança torna difícil ter um bom relacionamento, seja ele qual for. Entretanto, não tenho como te afirmar o motivo de você não conseguir confiar no outros, sendo algo que você terá que descobrir na terapia.
Não tenha medo de mudar. Abraços! Fique bem.

Simoní Felizardo Psicólogo em Toledo

3 respostas

11 MAI 2023

Olá, tudo bem?
Geralmente sentimos essa dificuldade após um rompimento dessa confiança, que é quando nos apresentamos à possibilidade de que alguém venha a nos machucar. Esse momento pode ser muito doloroso se não for bem cuidado, por isso penso que uma forma de lidar com isso é entender que o passado não necessariamente vai se repetir da mesma forma como aconteceu antes. As coisas podem acontecer de formas diferentes.
Outro ponto que gosto de trabalhar é pensar como construo minhas defesas, entendendo que sim, as pessoas podem nos machucar, mas isso não precisa nos afastar de ter relações com elas. Podemos elaborar em um processo de terapia a maneira como articulo esses limites de relacionamento, pensando sobre a forma como nos colocamos nesses contatos.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

11 MAI 2023

Olá Masked!
Confiança é realmente algo que não temos em qualquer pessoa, geralmente confiamos naqueles que conquistam ao longo de um tempo. Algumas pessoas confiam demais, outras, assim como você, tem dificuldades de confiar. Para que essa dificuldade deixe de ser um incomodo e você possa confiar, seria interessante investir no processo terapêutico, conversar com um profissional da área.
Não se prenda ao que te limita a conviver com outras pessoas.
Um abraço.

Raiany de Oliveira Silva Psicólogo em Belo Horizonte