Dificuldade com namoro.

Feita por >Gabriel · 22 mai 2023 Abordagem psicológica

Olá, tenho 22 anos e ultimamente não sei se por comparação as outras coisas da minha vida que consigo fazer ou em comparação aos outros, de uma forma resumida nesse 1° paragrafo.
Eu nunca namorei, eu não sei dizer se é uma pressão ou algo que vem de fora, por exemplo, eu tive sim experiências com meninas e mulheres e já tive até por 2 vezes relações sexuais, mas a questão não é bem essa, acontece que essas experiências foram muito poucas, mas eu acredito que eu tenho dificuldade de conquistar a mulher, tenho até sim amizades femininas mas parece que quando tenho interesse em alguma mulher e tento avançar não consigo direito.
Em comparação as outras áreas da minha vida, é que acho estranho, por exemplo trabalho e estudo desde 18 anos, já viajei por exterior, minha situação financeira claramente não é rica, mas também não e ruim, aprendi a dirigir com facilidade e poderia citar outros assuntos.
Na minha adolescência quando antes deu beijar pela 1° vez, ficava com complexo por me achar feio, mas logo em seguido fui descobrindo que o pior feio é o inseguro e que "ser feio" não atrapalha nisso, é como eu digo sempre pra mim viajar pro exterior ou qualquer coisa difícil ou qualquer coisa muito disputada talvez como um concurso é mais fácil do que eu desenvolver esse assunto, eu converso com meus amigos e pessoas próximas sobre isso e tento entender por que tenho tanta dificuldade nesse assunto, claramente eu não quero qualquer pessoa que aparecer na frente, mas eu queria conseguir desenvolver esse assunto na minha vida, como consigo desenvolver com trabalho,vida financeira e outras coisas que consegui até então melhorar na minha vida.

A melhor resposta 30 MAI 2023

Olá Gabriel, grato por trazer um pouco da sua experiência de vida para compartilhar aqui. Então, é preciso investigar que qual é essa dificuldade que você tem em relação a relacionamentos e isso só pode ser feito através de uma consulta com um psicólogo. O que podemos fazer aqui é levantar hipóteses, portanto tudo o que eu falar é no campo das hipóteses. Pode ser que você tenha algum grau de ansiedade em relação ao relacionamento romântico, pensamentos negativos, ficar pensando demais no que PODE acontecer ou pensar demais no E SE. Pode ser que você tenha alguma dificuldade no que diz respeito as habilidades sociais. O melhor a fazer mesmo é que você busque ajuda profissional, só ler respostas aqui no site não vai resolver sua dificuldade. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 MAI 2023

Olá Gabriel, espero que esteja tudo bem com você!

Olá! Agradeço por compartilhar suas experiências e sentimentos conosco. Entendo que você esteja passando por um momento de reflexão em relação à sua vida amorosa e suas dificuldades em conquistar um relacionamento significativo.
É importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio tempo e ritmo quando se trata de relacionamentos. Não há uma fórmula única que funcione para todos. É normal se comparar com os outros e sentir-se pressionado pelas expectativas da sociedade ou pela comparação com outras áreas de sua vida em que você se sente mais confiante. Mas, qualquer comparação deve ser evitada, pois como já foi dito, cada um é único em seu tempo e experiências.
Talvez existam questões emocionais ou crenças limitantes que estão influenciando sua abordagem e sua confiança nesse aspecto específico da sua vida. Em um processo de psicoterapia, podemos explorar essas crenças e emoções, ajudando você a desenvolver uma maior autoconsciência e autoaceitação. Trabalharemos juntos para compreender quais são suas necessidades e desejos em um relacionamento, e como você pode se aproximar de forma mais autêntica, natural e confiante das pessoas que despertam seu interesse.
Lembre-se de que cada pessoa é única, assim como cada relacionamento. Não se compare a outras pessoas, pois cada um tem sua própria jornada. O importante é focar em você mesmo, em sua autenticidade e no desenvolvimento de uma relação saudável consigo mesmo.
A terapia pode ajudá-lo a explorar suas inseguranças, a construir uma autoimagem mais positiva e a desenvolver habilidades de comunicação e conexão emocional. Você merece um relacionamento saudável e significativo, apoiado em seu processo de descoberta e crescimento pessoal.
Lembre-se de ter paciência consigo mesmo, pois o amor e os relacionamentos são complexos. Esteja aberto a novas experiências, seja gentil consigo mesmo e permita-se aprender e crescer nessa área da sua vida. Um profissional de Psicologia pode auxiliá-lo nessa jornada.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

23 MAI 2023

Oi Gabiel. Em psicologia não existem explicações que sejam universais, a individualidade de cada história de vida precisa ser investigada para entender porque isso está acontecendo. Você vai precisar investir seu tempo, sua atenção e talvez até dinheiro para descobrir o que está acontecendo e entender como buscar saídas. Tenho confiança que a psicoterapia vai te ajudar. Abraço

Gisele Rodrigues Psicólogo em Florianópolis

25 respostas

23 MAI 2023

Olá Gabriel. Prazer em falar c vc.
Percebo que vc tem muitas dúvidas a respeito de si mesmo.
Isso pode estar relacionado com questões de auto estima, e portanto, refletem nas suas relações sociais e de relacionamento afetivo
Seria muito importante poder agendar uma Primeira Entrevista em Psicanálise.
Nela poderemos compreender melhor aspectos da sua vida em geral
Caso queira estamos aqui.
Obrigada.
Fabiana Cruz Destro
Psicoterapeuta Psicanalista.

Fabiana Cruz Destro Psicólogo em Araraquara

4 respostas

23 MAI 2023

Oi Gabriel! Que bom que você escreveu. Em históricos assemelhados, essas dificuldades e facilidades temperadas dessa forma é o mais comum. Seres humanos, em sua profundidade, são muito ricos, misteriosos. Atender aos chamados da cultura envolvendo trabalho e estudos, envolve mais lógica, mais persistência e dedicação. Amor próprio, trocado com amor próprio de outra pessoa envolve elementos mais delicados, sofisticados.
Certamente você se beneficiará muito da assessoria científica de um de nós, psicólogos, vindo com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade. Antes de namorar com outra pessoa é preciso consolidar o auto namoro.
Estaremos te aguardando.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.