Devo sustentar sozinho minha casa?

Feita por >Laluxa · 8 out 2020 Terapia de casal

Minha namorada diz que tenho que ser macho alfa. Ela tem estabilidade financeira uma filia de 4 anos que não tem pai, ou seja, não tem pensão, está cursando faculdade.
Eu sou pobre, atualmente motorista de app, pago aluguel de um quarto na cidade onde moro, parei duas graduações.
Estávamos pensando em morar juntos, porém ela quer que eu banque tudo, pq ela tem a faculdade e a filha dela, obviamente ela ganha muito mais que eu.
Ela só sabe falar isso, vc é macho alfa!
Não aguento mais, da só duas semanas que estamos juntos, mas parece que é pra torturar o companheiro.
Pra ver se o cara aguenta.
Hoje temos eu e ela 36 anos.
Isso está me sufocando, por mais que eu converse, ela só usa essa frase, comigo é assim, tem que ser macho alfa!
Já não sei mais, vou acabar desistindo enquanto é tempo!

A melhor resposta 9 OUT 2020

O fato de ela dizer que és macho alfa, está correto. Afinal, o homem precisa prover a estabilidade física da companheira, dar-lhe segurança.
O fato de voce ficar chateado é porque se confronta com o teu problema, não podes dar isso a ela, mas em vez de ficar bravo, deveria pensar e redefinir teu profissional. Abandonou os estudos e agora é motorista de aplicativo... até quando vai enganar a si mesmo?
Não é necessário desistir dela, se gosta dela, mas de empreender em si mesmo. Não assuma compromissos que ainda não podes assumir. Respeita a ti mesmo. Mas ela te deu uma dica para voce evoluir. Aproveita.
Cada um é o que escolhe ser para si mesmo.

5899 respostas

9 OUT 2020

Olá Laluxa! Grato por escrever. Os rótulos "macho alfa" "estabilidade financeira" "pobre", aliados à sensação de contraste entre as condições de vocês, considerando duas semanas de convivência, sugerem que vocês começaram a interagir com o predommínio das divergências.
A identidade plena de troca com reciprocidade não foi estabelecida de forma confortável para você. Parece haver, segundo seu relato, fortes indícios de que vocês concebem a vida comportilhada, com muitas diferenças. Ainda não parece ser hora de morarem juntas. Precisam se conhecer melhor.
Uma coisa que a psicologia pode fazer com você, é ajudar a tornar mais nítida a tua identidade, tuas metas e ações em busca delas.
Estaremos à disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de longa permanência de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, empatia, senso de comunidade, amor próprio, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clinico.