Minha sogra quer que meu marido sustente ela.

Feita por >Ana · 6 jan 2023 Abordagem psicológica

Sou casada com meu marido há 5 anos. E a mãe dele morava em outro país até ano passado. Então ela vendeu o apartamento e e veio morar perto de nós. Nunca senti coisa boa vindo dela desde que a conheci. E desde que chegou aqui no Brasil, a todo momento fica pedindo que meu marido pague as coisas pra ela. Nós viajamos pra outro país por um mês e ela ficou em nosso apartamento no primeiro mês que se mudou pra cá. E em vez de dormir no quarto de hóspedes. Ela dormiu na nossa cama e usou nosso banheiro. Além disso ficava ligando pro meu marido o tempo todo. Até ligou um dia se debulhando em lágrimas dizendo que se sentia sozinha e que ninguém gostava dela. Resultado, meu marido veio brigar comigo. Dizendo que a culpa era minha. Quando voltamos de viagem a casa estava um nojo. Ela não limpou e nem chamou uma profissional pra limpar. Sendo que ela ficou no apartamento com os 2 cachorros que ela trouxe.
Ontem ela mandou mensagem pro meu marido pra que ele pagasse a limpeza de dente do cachorro dela. 600,00.
Ela manda mensagem pra ele 24 hrs por dia.
E hoje descobri que ela quer que ele ajude ela com 500,00 por mês, sendo que ela é funcionária pública aposentada, não ganha mal. Mora em um dos lugares mais caros da cidade. Enfim, briguei feio com meu marido. Disse que essa relação tá muito esquisita.
Parece relação de marido e mulher. Não sei se tô paranóica. Mas fico desconfortável com isso

A melhor resposta 9 JAN 2023

Oi Ana,
Voce está correta na sua percepção.
Seu marido não cortou o cordão umbilical psicológico com a sua mãe ainda!
Enquanto ele não se der conta disso, a relação contigo será sempre secundária, voce sempre será a segunda no coração dele.
A primeira é a mãe dele; a segunda, o que restar.
Nada pode fazer para mudar nem teu marido e nem a tua sogra... mas pode mudar a si mesma.
É dar-se conta desta realidade e notificar seu marido do porque voce casou com ele; que com ele voce quer viver uma vida a dois, compartilhar sentimentos e etc...
Se ele não provocar esta mudança na vida dele e da sua mãe... o que voce escolhe?
Ficar assim mesmo ou priorizar a si mesma? Com ou sem o seu marido?
Quem é voce? Qual o teu propósito de vida?
O que voce está escolhendo? Voce se torna o que escolhe - a vida te deu a liberdade e o livre arbitrio.
A decisão é sua: cada esolha gera seus resultados, suas consequências pelas quais é responsável.
Abraços

5929 respostas

7 MAR 2023

Olá Ana.
Você comenta que sua sogra quer uma ajuda financeira, verifique se esta ajuda, está te incomodando por causa do dinheiro ou por causa da atenção que ele dá à ela. Perceba o que te incomoda, este auto conhecimento pode te ajudar a entender seu desconforto. Se pretende manter seu casamento, é sempre bom pensar na relação com sua sogra, o que não significa ceder, mas encontrar maneiras de enfrentar as situações que vivencia.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 JAN 2023

Oi Ana,
Não, você não está paranoica e é muito compreensivo o que está passando. É uma situação delicada que está interferindo direto no seu casamento, isso gera insegurança em pensar como tudo isso pode acabar.
Você precisa ter calma, competir com a mãe não é uma boa ideia. Tem que achar maneiras de aos poucos ir mostrando as situações que sua sogra esta criando.
Seria importante você fazer um acompanhamento com psicólogo para dividir o que está acontecendo, organizar seus sentimentos e pensamentos para achar a melhor forma de lidar com essa situação. Principalmente preservando seu casamento.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

7 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então entre em contato comigo que eu lhe responderei da formar mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 JAN 2023

Olá Ana! Obrigado por escrever. É sempre prudente, para nós, psicólogos, antes de organizar resposta obtermos o maior e melhor conjuntos de dados relevantes para analisar. Pelo que você escreveu, será preciso ver a questão da saúde de tua sogra, o entendimento de seu marido. A princípio, considerando o descrito, ela pode aprender a viver com custos menores e com autonomia. Por outro lado, o fato dela ter histórico de outro pais associado ao sentir-se como não gostada por ninguém, pode envolver hábito enraizado de não trocar reciprocidade de convivência.
Há questões a ponderar. Talvez seja adequado agir com ternura, mas com firmeza.
Qual será a idade dela?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.