Devo insistir no meu casamento ?

Feita por >Bruna · 15 mar 2021 Terapia de casal

Olá DR. Meu nome é Bruna, tenho 23 anos.
Me sinto constantemente desprezada e fico muito triste em relação ao comportamento do meu esposo comigo. Ele é uma boa pessoa, do tipo que quer ajudar todos a sua volta, mas comigo é diferente. Eu trabalho o dia todo, e ele folga todas as manhãs pois trabalha até tarde da noite. Por esse motivo ele se comprometeu em fazer uma tarefa doméstica que é lavar a louça e tbm cuidar da nossa filha de três anos (durante as manhãs) mas quando chego em casa no meu horário de almoço, quase sempre ele está dormindo e não fez nada do combinado, deixa a neném assistindo TV sozinha. Ele não me ajuda com as tarefas de casa e fica muito tempo ocioso, jogando no celular.
Me sinto muito mal, pois já tentei várias vezes conversar e ele assume que está errado e diz que vai mudar, mas sinto que são palavras ditas da boca pra fora. Então eu estou sempre irritada e sou eu quem geralmente início às discussões. Sinto que estou sempre implorando carinho e atenção, muitas vezes ele até fala que estou sendo chata com tantas cobranças. E sei que estou. Já tentei ignorar mas não consigo. Já tentei dar tempo e não houve mudanças. Não quero que nossa filha tenha esse mesmo sentimento.
O pior é que somos evangélicos e ele é pastor, por conta disso não temos moradia fixa, estamos sempre nos mudando de uma cidade para outra, o que dificulta minha vida profissional e social, não tenho amigos. Sinto que abri mão de muitas coisas por ele e por entender sua vocação. Mas não há reciprocidade. Ele já me dava sinais na época de namoro e não percebi.
Penso em desistir do meu casamento e voltar para minha cidade natal com minha filha, mas tenho medo de me arrepender e não superar ele, pois realmente o amo. Além de saber que iria praticamente destruir a imagem dele (por ser líder espiritual). As vezes penso que talvez seja exagero da minha parte... não sei mais o que fazer.
Estamos morando nessa cidade há 9 meses e não me adaptei a este lugar.. não sei se vale a pena lutar. Me ajude Dr..

A melhor resposta 17 MAR 2021

Olá Bruna...
Que bom que compartilhastes um pouco de seu sofrimento.
Para que um relacionamento dê certo é preciso que ambos colaborem com outro, saibam ajudar e pedir ajuda. Conversem sobre tudo e não tenham segredos.
Vejo que seu relacionamento exige muito de você, pois além do trabalho fora de casa, ainda tem a casa para cuidar, uma filha e marido para dar atenção, e essas tarefas veem exigindo muito de você. Percebo que você se sente cansada de pedir ajuda para seu marido sem que ele lhe retribua, sem que ele a ajude com os afazeres domésticos ou com o cuidado com sua filha.
Vejo que há muita confusão de sentimentos que estão desestabilizando você, deixando você sem atitudes.
Oriento você a buscar ajuda psicológica para compreender seus sentimentos e as situações que veem vivenciando.
Buscar o autoconhecimento, pensar mais em si e no seu bem-estar, trabalhar o equilíbrio e fortalecimento emocional para assim tomar um atitude com relação ao seu casamento.
Converse com seu marido sobre seus sentimentos, medos e anseios que vem tendo e também busque compreender os motivos dele estar agindo assim em casa, sendo uma figura tão importante para a sociedade e para a religião.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste