Devo excluir o contato do meu ex?

Feita por >Anônima · 14 jun 2024 Abordagem psicológica

Fiquei com essa pessoa há um ano e meio, agora em abril de 2024 ele disse que não queria mais ficar e que já estava apaixonado por outra. Mantemos o contato até ontem, ele disse que ainda gostava de mim mas não é o suficiente. Estou mal, já pedi pra voltar ele disse não e agora disse que já está namorando. Mesmo assim ainda não resisto em mandar mensagem. Eu ocultei a conversa e silenciei a notificação, mas fico ansiosa querendo ir lá na conversa ver se ele mandou algo ou ler. Devo apagar a conversa e exclui o contato? Não sei mais oq fazer pra conter esse impulso!

A melhor resposta 15 JUN 2024

Olá!
Sinto muito pelo momento que você está passando, mas, segundo a neurociência, evitar entrar em contato com qualquer coisa que te lembre sobre a pessoa, desde foto até mensagens trocadas, pode sim ajudar no seu processo. Mas a única pessoa que irá chegar nessa resposta é você, acredito que ela já exista, talvez seja bom você refletir sobre sua vontade de apagar o contato.
Você está passando por um processo de luto de um relacionamento que não existe mais, é comum ter recaídas, angústias e ansiedade. Então, lembre-se que você não está sozinha, procure seus amigos, familiares ou profissionais da área para conversar e refletir sobre tudo isso, é muito importante a reflexão e o exercício do autoconhecimento em momentos como esse.

Espero que você fique bem e consiga passar por esse processo da maneira mais saudável possível!
Abraços.

Denis Yuji Sugita Psicólogo em São Paulo

16 respostas

18 JUN 2024

Olá! Ficou claro para mim que essa pessoa não tem intensão de se relacionar com você... Acredito que você precise olhar mais para si, se priorizar!
Ele já está namorando outra pessoa.
Procure um psicólogo/a que se identifique e comece o processo terapêutico, assim você poderá trabalhar essas demandas de baixa autoestima.
Fico a disposição para conversarmos sobre um possível início de terapia.
Espero que você consiga se desvincular dessa pessoa e consiga viver plena e se amando. ✨

Taynnara Diniz Psicólogo em Parnaíba

2 respostas

15 JUN 2024

Oi,
Você inicialmente precisa lidar com a resposta dele que é um fato “ele não está disponível para continuar a relação”, é importante refletir sobre a história dessa relação e lidar com o sentimento de término que se assemelha ao luto, o processo de terapia irá te auxiliar a elaborar esse sentimento e seguir sua vida e desenvolver a autoestima.
Me chame para iniciar um processo terapêutico :)

Ana Carolina Melo Ferreira Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta

15 JUN 2024

Conforme seus relatos, o essencial será um suporte pela aparente dificuldade que você estar tendo em lidar com essa realidade atual, ao ponto conforme foi relatado, ficar ansiosa mesmo diante uma posição já dele, como pela dificuldade de controlar impulsos.

Uma avaliação mais pormenorizada e uma a posteriori intervenção psicoterapêutica poderá favorecer para a superação não somente dessa demanda descrita como de outras por sinal que aparecer.

Ronaldo Moreira de Castro Coelho Psicólogo em Fortaleza

4 respostas

15 JUN 2024

Voce precisa se valorizar, descubra-se e faça Psicoterapia.
Você está mendigando migalhas, se arrastando por quem já disse que não te quer.
E pior, você se acha menos, mas é você que permite isso.
Já devia ter excluído ele de tudo, apagar, deletar tudo dele e partir na conquista de ti mesma.
Porém, se quiser sofrer... continue como está, mas não se queixe pois é você que está escolhendo isso.

6146 respostas

15 JUN 2024

Bom dia, Anônima! Grato por se colocar. Pelo que você descreveu, ele, na atualidade, encerrou o ciclo de namoro com você, e você não está conseguindo separar o conhecido do passado que foi namorado, da pessoa conhecida com quem viveu uma história. Isso indica que você não está com autonomia e amor próprio amadurecidos. Você não tem que fazer nada para conter impulsos, tem que focar em tuas metas, objetivos, ocupações. Aos poucos isso se tornará secundário.
Estudos sérios e consistentes, trabalho ou preparação para o trabalho, esportes coletivos de contato, turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, teatro, arte, cultura, jardinagem, leituras, escritas, são algumas da formas de ocupar seu tempo com autonomia, envolvendo corpo e mente. Evite celular, televisão, internet.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9054 respostas

15 JUN 2024

Olá, eu te orientaria a bloquear todos os acessos a ele e começarmos um tratamento para mudança de hábitos. Cada vez que pensar nele, ou tiver vontade de ver oque ele está fazendo trocaremos por alguma atividade que te trata benefícios próprios. Com muita conversa e dando um passo de cada vez logo poderemos vencer juntas essa fase. Fico a disposição para agendarmos uma sessão

Gleicy Portes Psicólogo em Curitiba

14 respostas

15 JUN 2024

Olá, boa noite!
Sinto muito pelo que está passando, imagino que não deva estar sendo fácil enfrentar essa situação. É necessário ter em mente que para um relacionamento dar certo, as duas partes devem estar igualmente envolvidas.
Não é fácil passar pelo luto do fim do relacionamento, mas para que você consiga seguir em frente, é necessário abandonar alguns hábitos que não te fazem bem, como continuar mandando mensagens e esperar por uma resposta que talvez não virá. Se a melhor solução para isso for bloquear para não ter mais contato, então faça isso sem hesitar!
Espero que fique bem e precisando de auxílio, estou a disposição!

Gabriela Andrade Psicólogo em São Paulo