Descobri que não preciso de ninguém

Feita por >ALBERTO · 13 set 2023 Abordagem psicológica

As pessoas sempre me toleraram ou repudiaram.
Sou deficiente visual desde a infância e quase todos acham que sou um transtorno para eles. Ao mesmo tempo tenho que aceitar pessoas orgulhosas, vaidosas, que se orgulham em comer toda sorte de alimentos que causam dano à saúde e "engolir" que eu é que sou o errado por não fazer o que os outros fazem.
Recentemente salvei a vida de três pessoas em três momentos diferentes e descobri que o Detran - PR está tão robotizado que só pensa em números e não nos motivos que levaram um homem que por 36 anos como condutor de veículos jamais ter tido uma única infração, de repente cometer excesso de velocidade... Foi para salvar vidas, mas detran robô não sabe o que é vida...
enfim, cansei de viver em "sociedade" só tenho pessoas que me suportam por razões que eu mesmo ignoro...
colecionei 20 episódios que me provaram sem sombra de dúvidas, que quando ajudo alguém (e jamais vou deixar de fazer isso) sou visto como palhaço, otário, trouxa etc..
viver em sociedade não vale a pena, pois os amigos não são reais

A melhor resposta 17 SET 2023

Alberto
Precisa compreender quem você é e o que vaio fazer aqui...
Não estás aqui por acaso, está aqui por uma missão de vida, um objetivo de vida e se estás com deficiência visual é porque não precisa da visão para cumprir com a tua missão.
Estás aqui para aprender, corrigir percursos, resolver problemas que ficaram pendentes.
Portanto, pare de reclamar com as coisas e confie no teu poder, na vida que te comanda,
O corpo é apenas um meio que voce adquiriu para fazer determiandas coisas e o funcionamento dele não impede que realize o que precisa realizar.
Precisa viver a vida e saber usar o sistema em teu beneficio. Você continua sendo o artífice de ti mesmo.
Sim, a sociedade e todas as suas instituições são mecanismos do sistema. Enquanto a vida te dá a liberdade, o sistema te dá o limite, a proibição, o medo, a culpa, atraves dos quais procura sempre nos adaptar a ele.
A tua consciência precisa se dar conta destas duas realidades, viver a sua vida e ao mesmo tempo saber driblar os desafios.
A Psicoterapia é o canal através do qual podes compreender e se orientar na realização de si mesmo.
Abraços

5849 respostas

14 SET 2023

Olá Alberto,
Agradeço a entrega de diversas situações no seu entorno serem bastante desagradáveis. Você tem uma deficiência visual que, ao longo de sua vida lhe colocou no lugar de menos valia. Isto porque você não se sente acolhido ou respeitado. No entanto, os portadores de deficiência visual têm tido lugar de destaque por variadas habilidades desenvolvidas que dão ênfase a outras enormes habilidades a serem desenvolvidas.
Considero válido e fundamental que você inicie o mais breve possível seu atendimento psicoterapêutico com o propósito de fazer uma imersão em seu autoconhecimento e passar a se sentir mais validado e reconhecido pelo que você traz consigo de potenciais.
Agende um horário comigo para que possamos iniciar de forma produtiva sua jornada psicoterapêutica.
Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

14 SET 2023

Olá, Alberto!

Imagino seu sentimento, e lamento pelo ocorrido, entretanto gostaria de salientar que nós, seres humanos, somos seres sociáveis. Ou seja, para que possam ser felizes não podemos viver sozinhos. precisamos nos socializar de alguma forma. Cada pessoa é singular, com características positivas e outras negativas. Talvez precisemos apenas encontrar e nos aproximar mais das pessoas cujas características nos identifiquemos mais.
Fique bem, viu?

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

14 SET 2023

Oi Alberto! Que bom que você escreveu. Não possa me furtar de alertar: a vida sozinho não é possível em sua plenitude. As pessoas não são perfeitas. Na maior parte das pessoas (todas com falhas, fraquezas, coerências e incoerências), predominam coisas boas. Em você também, em mim também. Não tem jeito, precisamos uns dos outros, mas não somos perfeitos. Apesar disso, aprendemos a negociar, conduzir convivências.
Sei que eu e você, e muitas outras pessoas, com nossas limitações, continuaremos tentando nos melhorar, fazer coisas construtivas, éticas respeitosas, empáticas.
Sua citada descoberta é um engano induzido por um momento de decepção, desapontamento; passará.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.