Descobre uma traição

Feita por >Xandy · 15 mar 2021 Terapia familiar

Tenho 29 anos minha mãe com meu pai era meus ídolos até descobrir que minha mãe traiu meu pai isso tiro meu chão não sei o que fazer confrontei ela conversei com minha mais velha agora não sei que atitude tomar tô arrasando com essa situação meu medo e
econseguenciaa por meu pai ser uma pessoa estouranda tô com mente perturbanda

A melhor resposta 16 MAR 2021

Olá Xandy, entendo que seus pais sejam seus ídolos, mas eles são humanos como todos nós e por isso são passíveis de cometer erros. Se for importante para você converse com a sua mãe sobre o que aconteceu e fale sobre o quanto te afetou, mas não ocupe um local que não é seu, o relacionamento é entre ela e seu pai, a traição aconteceu dentro da conjugalidade dos dois e apesar de afetar você, não muda a mãe que ela sempre. Espero que fiques bem, se tiveres interesse podemos conversar mais.

Abraços.

Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

18 MAR 2021

Bom dia Xandy!

Entendo completamente que essa situação que descobriu causou um grande impacto em seu ser, em suas emoções, valores e comportamento. Nesse momento, eu te indicaria fortemente um acompanhamento psicológico, para que você possa conversar com alguém "neutro" em relação a essa situação, além do que, o psicólogo é um profissional capacitado a auxiliá-lo nesse processo em que se encontra. Neste momento inicial é muito importante desdobrar seus sentimentos em relação ao caso, para que você possa processá-los da melhor maneira para si, e também para sua família. É importante, em algum momento, você conversar a sós com sua mãe sobre isso, sem julgá-la. Antes desse momento, já seria muito interessante você ter conversado com algum psicólogo e também, seria muito interessante você organizar previamente o que gostaria de dizer para ela. Espero ter te ajudado, estou a disposição se precisar.

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

16 MAR 2021

Olá Xandy, imagino como está sendo difícil para você, porém não se esqueça de que nesta relação, você é o filho. Traição realmente é uma quebra de confiança, mas cabe ao casal e somente ao casal, tomar as melhores decisões. Sua preocupação é legítima, quando você fala que por seu pai ser estourado, você teme uma reação desmedida ? Acho que você pode conversar sobre todas estas questões com sua mãe . Mas lembre se caberá a ela e aos seu pai, resolverem esta situação. Se estiver muito difícil para você, sugiro buscar um apoio psicológico. Na terapia você será capaz de compreender melhor isso tudo é conseguir se colocar melhor na condição de filho.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

16 MAR 2021

Olá Xandy
De quais consequências você tem medo? Qual o impacto disso na sua vida e na vida de sua família?
Quando você comenta que seu pai é estourado, o que quer dizer com isso? Há risco de vida para a sua mãe? Como a sua mãe está lidando com esta situação?
Você já conversou com sua mãe sobre seus receios com o que está acontecendo? Você ouviu o que sua mãe tem a dizer sobre isso, ou quis impor seus pensamentos a ela?
Foi um momento de traição ou ela continua se encontrando com a outra pessoa?
Você diz não saber que atitude tomar, porém, isso é algo que você tem que tomar alguma atitude ou trata-se da relação dos seus pais?
Se a atitude que pensa em tomar diz respeito a falar para seu pai, o que pretende com isso? O que você ganha falando isso a ele? E, o que você perde se não falar?
Espero que estas perguntas te ajude a refletir e consiga se sentir melhor.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 MAR 2021

Olá Xandy! Grato por escrever. Entendemos que é desconfortável uma descoberta dessas, mas é preciso ponderar algumas coisas. Todas as pessoas são seres humanos que vivem experiências, nem sempre conforme os padrões sociais. O mais comum é a traição paterna ser descoberta, mas isso é apenas fruto da configuração das formas de vida conforme os gêneros. Quando se fala padrão social é preciso compreender que a monogamia é um acordo de facilitação da convivência social, mas não necessariamente o melhor conforto para todos. Predomina a monogamia por vários aspectos: organização de sociedade, controle de passagem de bens, segurança intima de cada um dos parceiros, responsabilidade sobre a prole, valores culturais e religiosos, etc.
Aos vinte e nove anos, essas ponderações precisam ser consideradas, pois esse tempo de vida, consegue permitir que se veja os seres humanos como humanos, mais do que reféns de rigidez cultural.
Certamente sua mãe é uma pessoa muito importante, com muitas qualidades, muitas coisas boas.
Lembre-se, o perdão é benéfico para para o perdoador, ajuda ao perdoado, mas nem sempre envolve o auto perdão de quem errou. Quando quem errou não se permite lidar com as próprias falhas, sofre muito.
Seja parceiro dos seres humanos (pai e mãe). "atire a primeira pedra aquele que não errou."
Todos erramos. Certamente eu errei, você errou; eu errarei, você errará. O que precisa é predominar o lado bom.
Caso útil, estarei à disposição para ponderar de forma mais específica.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.