Depressão pós parto depois de 8 meses?

Feita por >Debora · 16 ago 2022 Psicologia perinatal

Olá, tive uma gestação difícil emocionalmente, pensei ter uma melhora após o parto mas ultimamente ando me sentindo sobrecarregada e sozinha, caio em um buraco que não consigo ver uma solução e nos raros momentos de esperança qualquer ponto negativo me afoga em uma frustração que é pior do que os momentos de solidão. No momento não consigo ir ao posto de saúde porque o pré natal foi horrível com diagnostico errado de uma medica que dizia que eu iria morrer ou matar o bebê e no final da gestação após ir pro alto risco foi percebido erro da médica mas tenho um bloqueio de ir porque sinto como se fosse receber alguma noticia de morte. Pedi ajuda a pessoas intimas mas sou vista como fraca que não domina a própria mente. Será uma depressão pós parto tardia ou só exaustão?

A melhor resposta 18 AGO 2022

Boa noite!
Sinto muito que você não se sinta apoiada pelas pessoas intimas, às vezes algumas pessoas próximas possuem dificuldades de se colocarem no lugar do outro ou mesmo querem "solucionar"/diminuir a dor do outro e então nem sempre conseguem comportar o seu sofrimento psíquico; mas cada experiência é única, um psicólogo pode te auxiliar a lidar melhor com esses conflitos.
Independente de ser depressão ou exaustão uma boa avaliação psicológica é importante, se necessário o psicólogo te orientará sobre possível benefício de futura avaliação psiquiátrica.
Fico à disposição.

Anônimo-405478 Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

17 AGO 2022

Oi Débora!
Deleta tudo o que te disseram... deleta o pré e pós natal.
Precisa recuperar a tua inteligência para ser o que ela te diz e não o que os dianósticos descrevem.
Precisa analisar, compreender e curar as tuas necessidades, as tuas carências, as tuas dependências.
Estás assim porque estás andando por caminhos que não são seus; está usando a bússola errada, está seguindo informações que recebeu de outras pessoas enquanto que a tua inteligência te aponta para outro foco.
Auxilie-se pela Psicoterapia que tudo ficará esclarecido.
Abraços

5830 respostas

17 AGO 2022

A depressão pós-parto é uma doença que pode afetar a mulher ainda durante a gravidez, logo após o nascimento do bebê ou até 1 ano após o parto, causando sintomas como tristeza, choro excessivo, dificuldades de se relacionar com o bebê e sentimento de culpa. Além disso, esse tipo de depressão, que também pode afetar pais, ou outros parceiros, pode ser causada por alguns fatores, como pressão sobre a capacidade de cuidar do bebê, depressão antes da gravidez, privação do sono ou estresse durante a gravidez. No entanto, a depressão pós-parto tem cura e pode ser tratada com a ajuda de um psicólogo e/ou psiquiatra, através de sessões de psicoterapia, exercícios físicos e, em alguns casos, o uso de remédios. Sugiro que você procure ajuda com profissional.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

17 AGO 2022

Olá Débora! Que bom de você escreveu! Será recomendável, em vez de definir por sim ou não para depressão pós parto, um de nós, psicólogos, conhecer você, tuas riquezas internas, tua personalidade, contexto de vida, rotina, perspectivas.
Não fique isolada. Procure por pessoas éticas, confiáveis, sensatas. Provavelmente predomina exaustão.
Conte conosco.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8664 respostas

17 AGO 2022

Deborah, obrigada pelo seu contato.
Como você disse, você teve uma gestação emocionalmente difícil, desta forma é algo que você trouxe para o pós parto e que se não der atenção, poderá levar para sua vida.
A maternidade quase nunca é fácil, e é de extrema importância que você tenha uma rede de apoio que possa contar, seja um familiar, seja um amigo.
Indico que faça terapia, para analisar se você está com depressão, além de que a exaustão é algo que pode contribuir para depressão também.
Desejo que fique bem! Abraços.

Fernanda Vieira Domingues Tafner Psicóloga Psicólogo em São Paulo