Demora para se ter um diagnóstico?

Feita por >Enny · 26 mai 2022 Psicoterapias

Já passei por 2 psicólogos e não me diagnosticaram ainda, parece que as consultas são só uma conversa de como foram meus dias ruins. Eu acabo não sendo totalmente clara com eles, escondo muita coisa tenho receios. Porém, eu achava que o diagnóstico viria mesmo assim. Sinto que tenho depressão, ansiedade, síndrome do pânico, uma raiva intensa, que não sei o que é, medo, insegurança, me sinto inferior, não sei me posicionar.

A melhor resposta 28 MAI 2022

Bom dia Enny

Entendo sua angustia com relação ao seu diagnostico e pelos sintomas que você relata em seu texto um diagnostico precoce pode não ser benéfico para você, existem varias patologias que poderiam se encaixar no quadro diagnostico, há também a questão de você não ser totalmente clara com os psicólogos dificulta mais o diagnostico, (entendo que a questão de confiança pode dificultar a clareza, entendo também ser muito difícil conseguir se abrir com um estranho, mas é necessário), enfim, o diagnostico em certas situações acaba agravando o problema e neste caso o psicologo pode até saber o que você tem, e ele pode estar preparando você para te dar a "noticia" e ter certeza que isso não vai piorar seu quadro.

Enny, espero ter te ajudado em sua duvida, fico a disposição para outros questionamentos!!

Atenciosamente

Cláudio Benhame
CRP 06/161840

Claudio Benhame Psicólogo em Santo André

30 respostas

31 MAI 2022

Enny vc precisa aprender a se posicionar. Em terapia principalmente. O psicólogo vai te ajudar, mas leva um pouco de tempo p ter um diagnóstico conclusivo.
Mas tb depende de como vc se expressa.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

30 MAI 2022

Olá Enny,
Pode ser que nem sempre haverá um diagnóstico logo no início do processo terapêutico. Talvez você possa pensar que é mais do que um diagnóstico, que busca a terapia para melhor se conhecer, se entender e entender o momento pelo qual está passando. Mas, para isso, é importante que você seja clara e não tenha medo de falar sobre seus sentimentos e emoções com o profissional. Fico à disposição caso queira entrar em contato.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

28 MAI 2022

Olá Enny, espero que esteja tudo bem com você.

É interessante você se acostumar com a ideia que você realmente pode não ter um diagnóstico, sendo que essas características que menciona, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, uma raiva intensa, insegurança, podem ser apenas características de sua personalidade nesta sua atual fase de vida. Todos nós temos alguns momentos em que estamos melhores, e outros momentos em que podemos estar nos sentindo mais fracos e vulneráveis. Talvez você esteja com uma necessidade maior de se autoconhecer para buscar compreensão sobre estes sentimentos que descreve, e que estão te causando desconforto e incômodos neste momento de sua vida, com a proposição de como é possível ultrapassá-los para ter uma melhora em sua qualidade de vida. De antemão te digo que isso é possível, e um acompanhamento com um Psicólogo pode te auxiliar nesse processo de autoconhecimento e autodescoberta, mas é interessante você tentar ser bem sincera e aberta com seu Psicólogo, entendo que ali é um espaço de escuta seguro com um profissional capacitado para isso. Encontrando um profissional adequado, e seguindo na terapia com responsabilidade e comprometimento, acredito que você terá bons resultados pela frente.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem! Torço por você!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

27 MAI 2022

Oi Enny,
Te entendo e, de acordo contigo, deve sim receber um diagnóstico com todo o trabalho a ser feito, saber o que tem quais os problemas, se tratamento do emocional, mental ou espiritual. E, deves sim questionar os resultados, se está tendo ou não... se não está tendo resultados por que não! Talvez te falte cobrar o terapeuta e exigir os pontos nos is.

5817 respostas

27 MAI 2022

Olá Enny,
Mais do que buscar um diagnóstico é se revelar por inteira e se aprofundar na terapia que é um processo que demanda tempo.
Retorne a terapia e mantenha seus medicamentos

Aline Tavares Guerreiro Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

27 MAI 2022

Oláa Enny, grata pela coragem de partilhar e por poder te acolher.
Qual a sua expectativa sobre receber um diagnóstico? Como você acredita que isso, por si só, vai te ajudar?
Bom, o processo psicoterapêutico demanda confiança, entrega, e um movimento em conjunto, tanto da psicóloga quanto da cliente. No entanto, cada um tem o seu tempo para entrega.
Quando você não consegue se entregar para um processo, isso pode evidenciar uma dificuldade de entrega para você mesma, dificuldade em se aceitar e confiar em quem você é, com todas as suas limitações e potências!
Te vejo se rotulando com diversos nomes aí.. Mas o que te leva à depressão, a ansiedade.. o que te desperta esse sentimento de raiva, insegurança.. por que tem se tratado mal, não apostado em você?
Busque sair dos rótulos e se aproximar dos seus sentimentos e necessidades!
Conte comigo para o seu processo, com afeto, psi Marina!

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

27 MAI 2022

Bom dia, o primeiro passo para um bom resultado em um atendimento psicológico é o vinculo com o profissional, através deste a confiança é estabelecida. Não existirá um diagnóstico assertivo se o paciente não fala o que sente, o ambiente terapêutico é reservado e confiável, os profissionais são treinados para o sigilo, acolhimento e escuta, o repertório trabalhado é o do paciente e não das impressões e julgamentos do profissional, acredito que o melhor caminho a seguir é buscar um novo profissional buscando uma vinculação. Os sintomas que você relatou estão descritos como critérios de vários transtornos, apenas através da terapia o profissional pode organizar os critérios e te passar uma hipótese diagnóstica mais assertiva. Espero ter ajudado, fique bem.

Cristiane Gouveia Psicóloga Psicólogo em Lauro de Freitas

6 respostas

27 MAI 2022

Olá
É muito difícil realizar o diagnóstico se o paciente não é 100% franco. Além disso, muitos profissionais não trabalham com diagnóstico, uma vez que ele pode acabar colocando o cliente numa posição limitante. Acredito que, mais importante do que o nome do que você vive, é o que você sente vivendo isso. Como é isso que você chama de depressão? Qual o conteúdo dessa ansiedade? Como é viver com esse pânico? Me interessa muito mais como isso se insere em sua vida, quais os sentimentos, angústias e afetos que você vive, do que um rótulo que não vai te acrescentar grandes coisas, mas pode te limitar em alguns aspectos.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

27 MAI 2022

Olá Enny! Obrigado pela pergunta esclarecedora. Diagnóstico representa conhecimento claro do que a pessoa tem de adoecimento. Como a mente, as emoções, as sensações humanas, são muito amplas, muito diversas, é preciso muito cuidado para se definir um diagnóstico. As informações são subjetivas, muitas vezes, dada a personalidade da pessoa, de difícil externalização e esclarecimento.
Diante disso fica claro que pode demorar sim. Cada pessoa é uma pessoa inteira, apresentando (comparativamente) um milhão de aspectos. Um deles é o diagnóstico. Certamente o outros novecentos e noventa e nove mil, novecentos e noventa e novo, são mais potencializadores de evoluções. Tenha paciência com seu psicólogo, esforce-se por confiar e falar plenamente.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes: a maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos, líderes religiosos - são motivados por dinheiro- profundamente falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Fortaleça o afeto, evite aglomerações e destrua os criadouros do mosquito da Dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.