Por que me sinto suja devido a um diagnóstico de hpv?

Feita por >Giselda Pereira · 29 set 2021 Psicologia clínica

Não consigo nem sentar mais. É horrível, demoro muito no banho, não consigo usar banheiro fora de casa.

A melhor resposta 30 SET 2021

Olá Mona! Grato por perguntar. Será preciso você separar as coisas: Você está com um vírus, não é o vírus. Você é uma pessoa muito maior do que ele. Certamente você contando com o saber científico de médico, irá lidar com a questão da forma mais adequada possível.
De outro lado, é preciso não deixar essa questão se misturar com outras partes de tua identidade, postura, sensações, metas, pensamentos, atitudes.
Recomendo que além do médico, conte com a assessoria científica de um psicólogo, para colocar essa vírus com o tamanho que ele deve ter, não maior do que é.
Estaremos à disposição
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos cientistas, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

16 OUT 2021

Giselda,
O sentimento de sentir-se suja é um julgamento seu, não traduz a verdade.
Mas o HPV revela problemas no campo emocional, desarmonia do 2º chacra que comanda toda a atividade criativa que gera alegria e prazer na vida. Prazer, não só relacionado ao sexo, mas prazer em viver. Facil perceber como as crianças agem, movidas sempre pelo que é alegre, prazeroso e de facilidade.
Úm processo Psicoterapeutico pode harmonizar esta área e curar os conflitos relacionados.