Criança de 8 anos disse que quer morrer

Feita por >Lu · 13 abr 2020 Psicologia infantil

Vou tentar resumir a história: O Leo perdeu o pai aos 3 anos.
Tem um mês que ele perdeu o irmão mais velho (suicídio).
Hoje o Leo estava brincando aqui em casa e me disse: "Tem vezes que eu quero morrer tia", eu fiquei chocada, mas tentei manter a calma e perguntei: Por que você está dizendo isso Leo e ele me disse: "por que eu sinto muito falta do meu irmão tia".
Eu não sabia o que fazer, eu estou muito preocupada com ele, e minha cunhada está em luto pelo mais velho, já pensou até em se matar também.
Preciso de ajuda, mas não tenho condições de pagar o tratamento e não sei o que fazer, meu marido e eu já conversamos com ela mas parece que está em negação, não percebe que pode perder o filho mais novo também.

A melhor resposta 14 ABR 2020

Olá Lu! Obrigado por participar. Qual a idade do menino? Primeiro é importante não deixar ele sozinho, fazer, com que se alimente bem, durma bem, faça atividades físicas, tenha situações de brincadeiras, carinho e companhia. Será muito útil, você conversar com um psicólogo, de forma mais profunda sobre isso. Sendo possível, que seja na sua cidade. Nunca deixe o menino sozinho, a não ser quando ele estiver dormindo ou se divertindo. Evite que ele veja filmes, séries, notícias e outros estímulos, que posam vincular ao conceito de morte. Sempre, quem quer, quer vivo! Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Um abraço virtual (evite sair de casa). Ary Donizete Machado - Psicólogo clínico.