Como voltar a gostar de viver?

Feita por >Sara · 3 out 2021 Autoestima

A algum tempo, aproximadamente 2 anos venho sentido muita solidão e tristeza.
Eu não tenho muitos amigos,apenas 5 e só confio de verdade em 2..
Tive traumas na infância,meu pai e minha meia-irmã brigavam muito e isso fez eu relacionar ela a algo ruim,e sempre quee comparam a ela eu me sinto muito mal.
Eu não sei me expressar bem..desculpem se não dei detalhes suficientes.
Eu sempre penso quanto atrapalho os outros,sou chata, inútil,não sirvo para absolutamente nada e só estou neste mundo para ocupar espaço.
Tudo o que eu faço é mal feito,tudo o que eu falo é "nada a ver",sinto que minha existência só incomoda os outros,mas não sou capaz sequer de tirar minha própria vida.

A melhor resposta 18 OUT 2021

Olá Sara!
Por seu pequeno relato você vem desenvolvendo um quadro de depressão e a baixa autoestima parece ter sido sempre presente em sua vida.
Seria indicado que iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, elaborando os traumas da infância, se redescobrindo com qualidades e recebendo orientação adequada para o seu tratamento.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

12 OUT 2021

Olá! Imagino o quanto esteja sendo difícil para você, já são 2 anos se sentindo assim. Você tem pensamentos negativos a respeito de si mesmo e do futuro, e esses pensamentos negativos podem estar te levando a depressão. Você acaba vendo tudo pelo lado negativo. É importante que você procure um médico para fazer uma avaliação do seu quadro e confirmar se é depressão e buscar ajuda de um psicólogo, tem tratamento. Se tiver alguma dúvida fique à vontade para perguntar.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

7 OUT 2021

Ei, Sara
Espero que esteja bem
Antes de mais nada, preciso de alertar para o Centro de Valorização da Vida (188) em caso de emergência, ok? É gratuito e 24h.
Na terapia encontramos espaço para corrigir algumas percepções que podem ser errôneas, melhorando também o conhecimento que temos de nos mesmos. Espero que você consiga se sentir melhor consigo mesma em breve
Conte comigo se precisar de algo

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

4 OUT 2021

Olá Sara! Grato por escrever. Certamente é o treino que fortalece a habilidade para fazer. Persiste, persista muito na busca da troca social, da atividade física, da rotina de vida saudável, da realização de seus objetivos e planos. Toda manifestação humana, de alguma forma, é um sinal de vida, de troca. Isso supre solidão, gera a companhia, energia.
Resgate teus planos, teus sonhos, tuas metas, desde a menor idade que lembrar, veja o que permanece atual e potencialmente motivador. Use tua experiência de vida a teu favor. Muitas coisas que antes você não conseguia fazer, atualmente se tentar, terá possibilidade de conseguir: cresceu, aprendeu muitas coisas, desenvolveu experiência.
Não fique isolada.
Sendo possível, passe por uma caminhada científica com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)

8607 respostas

4 OUT 2021

Sara,
Só vai sentir o gosto de viver quando souber quem é voce. Sofre agora porque desconhece a ti mesma, porque precisa a se adaptar ao que os outros querem e esperam de ti.
Voce está se construindo fora das tuas bases, fora de ti mesma, por isso a tua solidão, tristeza, frustração, baixa autoestima, desânimo.
Faça Psicoterapia que em pouco tempo consegue reverter tudo o que está sentindo.