Não gosto mais de viver

Feita por >Apollo · 17 jul 2023 Abordagem psicológica

Conheci minha ex mulher no trabalho numa época q não queria me envolver mais com ninguém, ela era casada tava grávida e veio com tudo pra cima de mim e entre horário de almoço e várias oportunidades q nosso trabalho oferecia acabamos se envolvendo minha vida virou um inferno naquele 2015 no fim do ano ela separou, ficamos seis anos juntos tivemos um bebê e ela me traiu no trabalho com outro educador e quis se separar... Estou há quase dois anos sem saber lidar perdi emprego filho amigos.vida tudo,.só penso.nela com outros homens ela.vive saindo bebendo deixa o meu filho comigo e os outros dois com o pai e está curtindo a vida e eu não consigo não aceito e não tem volta eu não quero mais voltar mas ao mesmo tempo amo ela não consigo manter nenhum tipo de aproximação com ela e com mais ninguém penso muito em se matar pra tirar toda essa dor de dentro do meu coração, tenho medo de sair na rua e ver conhecidos principalmente do meu trabalho antes de conhecer ela eu tinha uma vida estável treinava um time de futebol feminino era bom no trabalho era feliz agora só saio quando estou com meu filho e com o passar do tempo até ele perdeu a graça.... Perdi a alegria de viver tudo que eu gostava não gosto mais, ontem quase pulei no rio Tietê aqui perto de casa, fico pensando em formas de como tirar a vida, mas viver eh bom, mas não consigo com essa dor.....

A melhor resposta 18 JUL 2023

Olá, Apollo!

Precisamos curar essa ferida aberta que foi a relação com sua ex-mulher: a psicoterapia é esse espaço e tempo para você falar, desabafar, se escutar, e que para juntos possamos entender melhor o que você vem sentindo, olhando para o passado, sua história de vida, e olhando para o futuro, seus desejos, seus sonhos, potenciais, vocação.

Na mitologia grega Apolo é o deus da cura, da harmonia, da beleza: precisamos acessar esse processo de autoconhecimento e autorrealização que existe dentro de ti. O processo é lento, porém seguro.

Fico à disposição para esse trabalho, Apollo, realizo psicoterapia on-line.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

191 respostas

25 JUL 2023

Sinto muito que esteja passando por essa situação tão difícil e dolorosa. É importante lembrar que, por aqui fico limitada para te ajudar, mas posso oferecer algumas palavras de apoio e incentivar você a buscar ajuda de um profissional especializado para lidar com seus sentimentos e emoções.

Primeiramente, é essencial que você não enfrente esses desafios sozinho. Falar sobre seus sentimentos e pensamentos com alguém em quem confia pode ser um passo importante para aliviar a carga emocional que está enfrentando. Isso pode ser um amigo próximo, um familiar ou, o mais recomendado, um psicólogo ou psicoterapeuta.

Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a entender melhor suas emoções e lidar com o processo de luto e separação. A perda de uma relação significativa pode ser devastadora, mas é possível encontrar uma maneira saudável de processar esse sentimento e seguir em frente.

A culpa e a tristeza são sentimentos naturais após o fim de um relacionamento, especialmente quando há traição envolvida. Entender que você não tem controle sobre as ações dos outros pode ser uma parte importante do processo de cura. Seu valor não está ligado ao comportamento dela, mas sim na sua capacidade de se reconstruir emocionalmente e buscar uma vida mais saudável.

Embora seja difícil agora, tente focar em atividades que costumavam trazer alegria para sua vida antes do relacionamento. Isso pode ser gradual, mas é importante redescobrir suas paixões e interesses. O tempo é um aliado nesse processo de cura.

Além disso, lembre-se sempre de que você tem um filho que precisa de você. Buscar ajuda profissional pode ajudá-lo a ser um suporte emocional mais estável para ele.

Se em algum momento você sentir que está em risco iminente, por favor, entre em contato com serviços de emergência ou linhas de apoio disponíveis em sua região.

A jornada para superar uma dor tão profunda é desafiadora, mas com a ajuda adequada, você pode encontrar um caminho para a cura emocional e redescobrir o prazer de viver. Buscar apoio profissional é fundamental, e você merece se permitir esse cuidado.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

19 JUL 2023

Olá Apollo, espero que esteja tudo bem com você!

Existem muitas outras possibilidades e muitas perspectivas de viver a vida, que podem ser melhores, e nos trazerem mais felicidade e realização pessoal. Embora sua história afetiva com essa pessoa esteja te trazendo muita dor, é possível escolher lidar com isso de outras maneiras, que possam te favorecer e te conduzir a ter uma vida mais próxima daquilo que você realmente deseja para si. Existe uma frase que gosto muito, e que ilustra bem esse caso: "A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional". Quando expomos esse pensamento, queremos indicar que, embora situações que causam dor ao longo da vida vão sempre existir, a experiência do sofrimento passa a ser algo opcional em muitos casos, e, muitas vezes, fruto da impossibilidade de construir outras perspectivas sobre aquela situação que causou dor. Um acompanhamento junto a um profissional de Psicologia é muito indicado em seu caso, e pode certamente te trazer muitos benefícios a curto, médio e longo prazo. Comece a olhar mais para sua vida, se conectando com o momento presente e com suas escolhas, para que você posa obter o futuro que deseja para si. Compreenda que esse relacionamento finalizou, e existe toda uma vida pela frente, cheia de possibilidades, que podem ser ainda muito bem exploradas por você. No momento, o suporte com um profissional de Psicologia pode te auxiliar muito na ampliação dessas possibilidades e compreensões sobre sua questão. Por isso, entre em contato com esse profissional assim que possível, para que você possa iniciar seu processo de psicoterapia, e começar a transformação de sua vida.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

19 JUL 2023

Apollo
Voce se deixou enrolar pela dinâmica de uma mulher vulgar e não soube se proteger.
Há pessoas e pessoas! Voce se deixou se envolver pela tua carência, pela tua dependência a agora se sente vítima da situyação.
Precisa se recuperar; precisa resolver os teus conflitos emocionais.
O problema é o desconhecimento de voce mesmo... na vida, ou voce domina a ti mesmo ou é dominado!
Não estás aqui por acaso; está aqui para aprender, corrigir e expandir a consciência.
E, de nada adianta se matar, vai ter que refazer todo o percurso novamente.
Faça Psicoterapia, para se conhecer e compreender porque as coisas acontecem desse jeito contigo.
Assuma a responsabilidade pelas tuas escolhas e decisões.
Voce é o que voce escolhe.
Abraços

5943 respostas

18 JUL 2023

Olá Apollo!
Obrigada por compartilhar seu relato. Imagino que seja muito doloroso para você falar sobre o assunto, e foi um ato de coragem descreve-lo aqui. Em seu relato, nota-se alguns sintomas compatíveis com um quadro de depressão. É de extrema importância que você busque acompanhamento psicológico para que possa desenvolver habilidades necessárias para superar esse trauma.
Ser traído dói pois traz como consequência uma quebra de expectativas e planos, e com o que ocorreu, tornou-se necessário que você "recalculasse" a rota para continuar a viver. É possível superar esse trauma e voltar a viver de forma plena e feliz, sem que esse ocorrido interfira em sua saúde mental. Busque um de nós, psicólogo.
Um abraço.

Fernanda Ribero Ramos Psicólogo em Curitiba

19 respostas

18 JUL 2023

Olá Apollo! Obrigado por escrever. Da mesma forma que sua vida estava completamente diferente oito atrás, poderá estar também diferente daqui a oito anos. Você escreveu aqui com um gesto de procura por entendimento e superação da situação. Acontecem algumas situações na vida das pessoas que desorganiza as coisas, dando a impressão de que não há conserto, mas há. Você conta com um filho, essa é uma companhia, uma razão extremamente nobre e estimuladora, além disso, certamente poderá contar com seus colegas e conhecidos, com alguns familiares.
Também poderá contar com o tempo, valioso aliado, que faz ver as coisas com outros olhos.
Evite ficar sozinho. As pessoas precisam saber que você quer companhia, que precisa trabalhar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8769 respostas

18 JUL 2023

Apolo, primeiro ponto você só falou dela e das coisas que aconteceram que não te fizeram bem, se esqueceu de falar de você. Uma coisa que é muito comum em fazermos na nossa vida é pegar nossa felicidade e colocar na mão de outra pessoa, você fez isso. Pegou sua felicidade e colocou na mão dela, então precisa resgatar essa felicidade de volta e entender que não controlamos a vida do outro, e sim controlamos e temos consciência da nossa vida. Sempre que terminamos um relacionamento, vivenciamos um luto, porém o mesmo tem prazo de validade, se continuar nesse luto você pode estar em uma patologia. Aconselho a você, buscar ajuda de um profissional especializado para te ajudar nesse processo de elaboração desse luto que você está e conseguir te ajudar a fazer a gestão dos seus pensamentos.

Luiz Antônio de Oliveira Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta