Como tratar uma alergia psicossomática no couro cabeludo?

Feita por >Luciano Lima · 4 jul 2016 Psicologia clínica

Só na vida adulta e há poucos meses descobri que sou superdotado, e isso foi como uma luz pra mim, que mostrou o porquê de todos os problemas que tive desde a infância. Consegui mudar minha vida estudando sozinho a psicanálise, lendo textos de filosofia e ouvindo palestras na internet de terapia em grupo e provocações filosóficas. Porém, continuo com uma alergia no couro cabeludo, uma dermatite seborreica que surgiu a sete anos atrás. Curiosamente tentei muitos tratamentos químicos e nenhum surtiu efeito, mas quando fiz uma sessão de terapia a alergia sumiu por alguns dias, mas como não tenho condições financeiras não pude seguir o tratamento, e nem cheguei a falar sobre isso com a psicóloga.

O que pode ser a raiz do problema? Como tratar? Sobre qual tema devo pesquisar para encontrar a resposta?

A melhor resposta 4 JUL 2016

Olá Luciano,

Complementando a resposta da colega Maitê, sugiro que você ligue para o Conselho Regional de Psicologia de sua localidade para informações sobre que universidades com cursos de Psicologia existem perto de você para ter uma noção das que oferecem serviços de psicologia aplicada ou de clínicas-escola, onde o atendimento psicoterápico se dá de forma gratuita ou a preços simbólicos.

Esta é uma das formas mais práticas de buscar tais informações, pois é tarefa dos Conselhos Regionais fiscalizar estes serviços das universidades (o que garante um diretório atualizado) e disponibilizar tais informações ao público geral.

Uma demanda psicossomática que respondeu bem à psicoterapia como a que você relata é um indicativo de que a continuidade de um processo psicoterapêutico lhe seria de fato benéfica, então minha sugestão é de ajudá-lo a viabilizar tal processo.

Tudo de bom pra você.

Roselany Varela Psicólogo em Fortaleza

29 respostas

12 JUL 2016

Olá, Luciano!
Fico a me perguntar o que levava você a buscar a psicanálise, a filosofia? E que bom que aquilo que precisava mudar foi alcançado mas, me pergunto novamente, será que parte dos problemas sofreu algum tipo de deslocamento ou outro fenômeno psíquico?

O pesquisar pode ajudar muito, mas algumas questões precisam ser "elaborados", sofrer transformações legítimas...Isso se alcança no processo psicoterápico! Até mesmo os psicólogos com todo conhecimento teórico, técnico, filosófico, sociológico, etc também precisam passar pelo processo - veja só!!! Isso quer dizer que não é uma questão apenas intelectual, mas emocional, afetivo, relacional etc.

Se o problemas for da ordem psíquica e você for só pesquisar vai atingir a raiz superficial como a raiz do cabelo enquanto a raiz do problema seria mais profunda. E me parece que tens consciência disso -tanto que buscou ajuda. Foi barrado pela questão financeira...por isso, veja as orientações de Maitê e das outras colegas sobre investigações médicas e apoio das clínicas- escolas da tua cidade. Caso seja de Recife é só entrar em contato. Espero que dê tudo certo.
Cordialmente,
Elida Nascimento.

Elida Nascimento Psicólogo em Recife

13 respostas

5 JUL 2016

Clínica escolas em faculdade dão gratuitas.
Não há como ter cura só.
Verifique se vc não tem intolerância à lactose ou seja celíaco.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

5 JUL 2016

A pele é o maior órgão do corpo, e muito suscetível as nossas emoções. Dessa forma buscar trabalhar quandk começou, sua história de vida, como reage em momentos de estresse entre diversos outros questionamentos podem te auxiliar, no entanto isso é algo que deve ser realizado em conjunto com um profissional que possa caminhar contigo na história de sua vida e no seu eu interior!

Bruna Bonezzi Psicólogo em Maringá

9 respostas

4 JUL 2016

Roselany falou tudo. Não deixe de procurar.

Pedro Augusto Papini Psicólogo em Porto Alegre

8 respostas

4 JUL 2016

Olá Luciano!
Inicialmente, acredito que você deva procurar um médico dermatologista de sua confiança para que ele faça a avaliação de que sua alergia tem realmente como origem o fundo emocional e não orgânico.
Acredito que o termo que esteja buscando para pesquisa seja ''psicossomática'' -quando algum conteúdo de origem psíquica ou emocional se manifesta fisicamente.
Embora você tenha se beneficiado de estudos desta forma auto didática, é fundamental que retorne para psicoterapia - super dotados ou não, o olhar e relação com o outro é fundamental para o processo funcionar.
Existem profissionais de todos os valores, tente buscar um que atenda a sua possibilidade de investimento, e caso não tenha nenhum tipo de recurso financeiro, existem diversas clínicas-escola e organizações sociais que fornecem tratamento psicológico gratuitamente ou por valores simbólicos.
Através dos CAPS e Unidades Básicas de Saúde você poderá também obter tratamento psicológico.
Caso esteja em São Paulo e tenha interesse entre em contato que poderei lhe indicar alguns lugares onde poderá se cadastrar para se beneficiar do tratamento.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo