Como trabalhar o ego em minha vida?

Feita por >Ana · 23 mai 2024 Abordagem psicológica

Quero ser uma pessoa feliz, paciente e gostaria de controlar a minha raiva os meus medos e pensamentos..

A melhor resposta 27 MAI 2024

Olá Ana!

Trabalhar essas questões passa por trabalhar nosso autoconhecimento. O que desperta sua raiva? Em quais momentos seus medos aparecem? Como eles surgiram? Que pensamentos surgem? O que tem impede de ser uma pessoa feliz? O que você entende que é a felicidade?

Você deu um primeiro passo importante, está questionando como conseguir o que quer e indo atrás da resposta. Permita-se dar o próximo passa e examinar seus pensamentos, emoções e comportamentos.

A terapia pode contribuir muito para o desenvolvimento do autoconhecimento, pois será um espaço para trabalhar essas questões que surgem e te angustiam e o desenvolvimento de estratégias que funcionam melhor para você.

Se desejar, estarei à disposição para trabalhar com você nessa jornada.

Abraço Ana!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

172 respostas

28 MAI 2024

Olá, Ana, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Ana, você nos traz a questão fundamental: Como trabalhar o ego?

Desejo de felicidade, paciência e controle de raiva, medos e pensamentos são desejos nobres, mas como qualquer desejo eles fortificam o ego, o eu, o meu. Então como solucionarmos esta questão? Minha sugestão: comece olhando para sua vida de hoje; o que nela está bem? O que está errado? O que falta? O que sobra? Felicidade, paciência, discernimento, postura e ações corretas advém de uma espécie de Passividade atenta, observação: observar sua história de vida, observar seu projeto de vida, observar seu dia a dia, seu cotidiano, suas relações, observar seus desejos, observar seus medos. Te indico, Ana, um artigo meu publicado aqui no MundoPsicólogos intitulado 'PRO - Pare, Observe e Respire', lá eu falo um pouco mais sobre esses pontos...

No mais, Ana, fico à disposição para aprofundarmos tais esclarecimentos, a psicoterapia é esse ótimo momento e lugar para tal conscientização. Realizo atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

236 respostas

27 MAI 2024

Bom dia Ana!

Estes obstáculos podem estar ligados há diversos fatores, como identificação, exaustão ou até mesmo traços de personalidade que necessitam de uma análise mais profunda.

Gostaria de poder ajudá-la.

Atenciosamente,
Brenda Neri

Brenda Neri Psicólogo em Conselheiro Lafaiete

30 respostas

27 MAI 2024

Olá Ana, tudo bem?
Vou tentar responder sua pergunta de uma maneira simples e bem resumida, porque essa questão é um pouco mais complexa do que parece.

Primeiramente, precisamos trabalhar o autoconhecimento. E olha que incrível, você já começou! Refletiu sobre como quer se sentir e quais emoções gostaria de transformar.

Agora, você sabe em quais momentos fica com mais raiva? Ou, por que?
E sobre seus medos, já tentou explorar de onde eles surgiram?

Além de perceber sua emoções e sentimentos, é ainda mais importante se permitir *sentir* para depois questioná-los. O primeiro passo você já deu, tomou consciência, agora é so continuar a jornada. Se precisar, procure ajuda de um psicólogo. A terapia é um espaço seguro para explorar seus sentimentos e aprender novas formas de enfrentamento.

Abraços!
꧁꧂ Iana Rosendo, Psicóloga Clínica CRP 17-6925

Iana Rosendo Psicólogo em Natal

1 resposta

27 MAI 2024

Olá Ana, espero que esteja tudo bem com você.

Como você descreveu em seu título, para que possamos mudar algum comportamento que nos incomoda, temos, realmente, que realizar um trabalho, consciente e direcionado. Mudanças comportamentais são completamente possíveis, mas a velocidade que elas podem ocorrer vai depender diretamente de nosso comprometimento pessoal para alcançar nossas metas, e de um acompanhamento profissional adequado. Neste caso, o profissional mais adequado é o profissional de Psicologia. Esse profissional vai ser de suma importância na aquisição do autoconhecimento necessário para que você olhe para si com mais detalhes, identifique as causas desse comportamento e possa, então, modificá-lo da maneira como deseja. Sem conhecer a si própria, fica mais difícil mudar algo e chegar a algum lugar diferente, em termos de comportamento e conduta. Saber lidar com as emoções diz respeito diretamente à gestão de nossas emoções, e de como lidamos com as experiências diárias da vida. Esse é um pilar importante para ampliarmos nossa inteligência emocional. Junto a um profissional de Psicologia você terá a oportunidade de se aprofundar em seu autoconhecimento, e iniciar seu desejado processo de mudança. Se houver possibilidade, entre em contato com um profissional, e busque um de sua escolha para iniciar seu processo de psicoterapia. Junto a esse profissional você pode obter as ferramentas necessárias para isso. Torço por você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

974 respostas

27 MAI 2024

Olá, para você ser do jeito que deseja será preciso descobrir porqie não se sente feliz. De onde vem tanta impaciência e raiva. Na psicoterapia você contará com a ajuda de um profissional para você falar dos seus medos e pensamentos e ressignificar tudo aquilo que a impede de ter uma qualidade de vida. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

299 respostas

24 MAI 2024

Olá Ana.
Todo comportamento tem uma origem.
Sugiro que investigue sua raiva.
A raiva é uma emoção intensa, pode causar descontrole e inibir evolução pessoal.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

694 respostas

24 MAI 2024

Boa tarde Ana!

Definição de felicidade pode variar muito de pessoa pra pessoa. E independente de qual for a sua definição de felicidade, alcança-la requer a superação de medos, raivas e outros possíveis traumas.

É pra isso que a psicologia existe, por isso a terapia é tão importante, pois te ajuda a entender e lidar melhor com seus conflitos internos.

Caso você tenha interesse, faça contato aqui através da plataforma, será um prazer atender você.

Passar bem :)

Almir Silva da Rocha Psicólogo em São Paulo

7 respostas

24 MAI 2024

Olá!
Entendo que raiva, medo e demais sentimentos desconfortáveis não sejam valorizados ou bem vistos socialmente. Entretanto, para a psicologia, eles são muito valiosos, já que nos falam que existe um incômodo, então precisamos fazer alguma coisa com isso.
Ser uma pessoa 100% feliz e paciente é apenas um ideal, portanto não é real.
Sugiro que explore um pouco mais da causa desses sentimentos em um processo de psicoloterapia, pode ser muito rico para ti.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

948 respostas

24 MAI 2024

Bom dia, Ana! Você colocou em menos de uma linha, pontos centrais que a Psicologia costumar priorizar para o desenvolvimento humana. Acontece que para isso, você precisa vir a um de nós, psicólogos, para uma jornada científica, com muita persistência, disciplina e regularidade, com frequência minimamente semanal, por meses, talvez por mais de um ano. Estás disposta?
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9120 respostas

24 MAI 2024

Ana, sua busca por trabalhar o ego em sua vida é um passo importante em direção ao autoconhecimento. Na abordagem em que trabalho a Gestalt-terapia, valorizamos o indivíduo em sua totalidade e buscamos compreender como você se relaciona consigo mesma e com o mundo ao seu redor.

Primeiramente, é fundamental reconhecer e aceitar a si mesma com amor e compaixão. Todos nós temos aspectos do ego que podem nos causar desconforto, como raiva, medo e pensamentos negativos. Entretanto, é importante entender que esses aspectos fazem parte da nossa experiência humana e não devem ser negados ou reprimidos, mas sim compreendidos e integrados.

O trabalho com o ego envolve cultivar a consciência de si mesma e das suas emoções. Isso significa estar presente e atenta aos seus pensamentos, sentimentos e reações, sem julgamento. Quando você se permite sentir e reconhecer suas emoções, você está dando espaço para que elas sejam processadas e integradas de forma saudável.

Praticar a autocompaixão é essencial nesse processo. Trate-se com gentileza e compreensão, como você faria com um amigo querido. Reconheça suas imperfeições e falhas como parte da sua humanidade, e não como defeitos a serem corrigidos.

Ao lidar com a raiva, os medos e os pensamentos negativos, é importante investigar suas origens e padrões subjacentes. A terapia pode ser um espaço seguro para explorar essas questões mais profundamente, identificar padrões de comportamento e pensamento que não estão te servindo, e buscar maneiras saudáveis de lidar com eles.

Praticar a atenção plena permite que você observe seus pensamentos e emoções sem se identificar com eles, ajudando a diminuir a reatividade automática e a cultivar a paz interior.

Além disso, cultivar relacionamentos saudáveis e apoio emocional pode ser fundamental para o seu bem-estar. Busque conexões significativas com pessoas que te apoiam e te incentivam a crescer e se desenvolver como pessoa.

Lembre-se, Ana, que o caminho do autoconhecimento e do crescimento pessoal é uma jornada contínua. Não há um destino final, mas sim um processo de aprendizado e evolução constante. Esteja aberta para receber o que a vida tem a te ensinar e confie no seu próprio processo de transformação. Estou aqui para te apoiar nessa jornada e te acompanhar com acolhimento e afeto.

Afetuosamente,
Tayhana Queiroz!

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza