Como tomar a decisão mais importante da vida?

Feita por >Ana Júlia · 4 jun 2024 Abordagem psicológica

Eu e meu namorado somos cristãos, então sempre foi um princípio nosso não demorar muito a casar. Estamos juntos há 1 ano e 10 meses e ele quer me pedir em casamento.
Acontece que o casamento é uma das decisões mais importantes que alguém pode tomar na vida, porque é inegociável separar depois, e eu não consigo tomar uma decisão. Eu aceitei namorar com ele porque admiro muito quem ele é como pessoa e acredito que vai ser um bom esposo, pai e companheiro. Ele é manso, gentil, determinado, trabalhador, provedor, resolve conflitos na conversa e me trata com muito respeito. Eu aprendi a amá-lo e até tenho atração por ele, mas nunca senti paixão, nunca senti um frio na barriga nem nada do tipo. Não me sinto 100% eu mesma com ele e não sinto que somos melhores amigos (mas eu não sei se eu me fechei e nunca consegui mostrar esse lado pra ele, também não sei se isso deveria ser natural). Ele também não é exatamente o que eu esperava em termos de aparência física, mas sei que isso não é o mais importante (embora também me deixe na dúvida). Eu gosto da companhia dele e acho que ele tem um coração raro, mas eu não consigo identificar meus sentimentos e decidir o que é melhor a fazer. Se eu termino ou não, se eu terminar pode ser uma escolha terrível e posso me arrepender muito, mas se eu não terminar tenho medo de ser infeliz.

Como fazer essa escolha? Eu tenho pouco tempo. É possível amar primeiro e se apaixonar depois? É possível nos tornarmos melhores amigos ou isso já deveria ter acontecido de forma natural? A beleza importa? Essas dúvidas passam há mais de um ano na minha cabeça e eu nunca consegui chegar em lugar nenhum. Estou infeliz e angustiada, porque tenho medo de fazer a escolha errada.

A melhor resposta 13 JUN 2024

Bia tarde Ana Julia.
Obrigada pelo seu contato.
Seu relato estão repletos de muitas dúvidas e angústias.
Parece que vc necessita de respostas para nortear caminhos a seguir.
O processo terapêutico vai te ajudar a encontrar estes caminhos e resignificar seus sentimentos.
Espero poder ajudar.
Entre em contato quando quiser ok
Até mais

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

130 respostas

5 JUN 2024

Olá, vocês sentem amor um pelo outro e ele é mais duradouro, enquanto a paixão é passageira , porém a amizade é importante no relacionamento, assim como, a admiração. O que precisa melhorar é a amizade. Que tal investir na amizade entre vocês? E conversar com ele que vocês precisam se conhecer mais antes de tomar essa decisão.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

62 respostas

5 JUN 2024

Ana Julia,
Voce precisa se dar conta de algumas coisas e provavelmente vai entrar num conflito contigo mesma maior do que este que estás.
Voce diz que são critãos... estás queimando a primeira verdade, básica:
Primeiro, você é vida e vida é força, energia. A vida te deu a liberdade para fazer experiências, para a vida nada é certo e nada é errado; voce escolhe, voce tem o livre arbítrio e se o resultado da escolha não for do teu agrado, voce pode mudar, fazer novas escolhas. Se voce é filia de Deus e se Deus (Vida) te deu a liberdade, a escolha e a decisão é sua. A vida tem suas leis, suas coordenadas: alegria, prazer, leveza, paz, harmonia, criatividade.
Vida, força, energia é o que você essencialmente é.
Você não é matéria, é energia; você não é daqui, voce está aqui.
Logicamente precisa viver plenamente a vida e saber lidar com as forças do sistema (ambiente materno, familiar, educacional, sociel, político, religioso). O sistema se fundamenta pelo dever, por isso, desde a gestação, voce sempre foi obrigada a se adaptar ao meio para ser aceita, amada, validada...
A religião é uma das forças do sistema, não da vida e, se voce priorizar a religião, a vida fica em segundo lugar.
A escolha sempre será sua, mas faça a escolha conscientemente, sabendo no que está implicada a escolha.
Além do mais, quais experiências voce fez? Você tem o poder de escolha, mas não experimentou estar com outros namorados...
Casar, não é uma sentença, é uma possibilidade, podem crescer, evoluir juntos, mas também podem separar, e se voce não separar porque é cristã, voce está deixando a tua soberania de lado para se deixar comandar por um terceiro... Não é voce que está decidindo, não está sendo dona de ti mesma. Se voce é filha de Deus, quem será contra ti?
Reflita

6349 respostas

5 JUN 2024

Bom dia, Ana Júlia! Obrigado por escrever. Você escreveu porque quer resposta. A resposta deve ser comprometida com edificação, com contribuição honesta com você, pensando a vida, não para um ou dois anos, mais a vida para vinte, trinta ou mais anos para a frente. Você está imatura, trementedamente imatura. Tuas razões e argumentos estão extremamente frágeis. Você precisa amadurecer e muito. Namoro, mais ou menos até os vinte e sete anos de idade, é mais para entender a natureza humana, para se conhecer, amadurecer. Até aproximadamente essa idade, precisa ser prioridade estudos sérios e consistentes, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, esportes coletivos de contato, teatro, arte, dança, música, viagens, trabalho e/ou preparação consistente para o trabalho. Isso se dá porque nossa sociedade é complexa, oferecendo coisas muito boas e coisas muito ruins, ao mesmo tempo. É preciso se preparar para vida, para que se possa querer e adquirir os confortos que a sociedade complexa oferece, ao mesmo tempo que viver a ética, a saúde, a harmonia pessoal, com devida reciprocidade e sabedoria amorosa amadurecida.
Paixão é cega, passageira, momentânea, ilusória.
Vamos aprofundar?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9308 respostas

5 JUN 2024

Ola Ana Julia, compreendo sua angústia. Realmente, decisões corretas e assertivas poupam muitos sofrimentos e um tempo precioso que não volta. Eu sugiro você fazer terapia, a psicologia analítica contempla seus valores, sua identidade. Cada uma das suas perguntas merecem ser respondidas com seriedade, racionalidade e dentro de um processo terapêutico. Cuidado com a ansiedade, inimiga de boas decisões. Se quiser fazer terapia estou a disposição.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria