Como superar a dor da perda?

Feita por >Ji · 2 ago 2022 Luto

Perdi meu marido a dois meses tô me sentindo sem ânimo pra viver nada me dá vontade de acordar no outro dia penso em minha vida e vejo que nada nesse mundo e capaz de me fazer feliz pq oque eu mais quero não posso ter que. E meu marido aqui só quero morrer

A melhor resposta 11 AGO 2022

Olá Ji,
que bom que chegou até aqui!
Primeiro quero que se sinta acolhida em seus sentimentos. O enfrentamento de um luto pode exigir muito de nós, por vezes as forças faltam mesmo. Importante nesse momento um movimento de acolhimento ao que você sente, se permita estar triste e se acolher nesse processo. Em conjunto, um outro movimento de viver também é importante. As vezes é muito dificil passar por isso sozinha, sem algum tipo de apoio profissional. Quero que saiba que certamente (e aqui nessa plataforma inclusive) muitos de nós, psicólogos, estamos prontos para te acompanhar nesse momento! Um ambiente seguro, um espaço de escuta, um apoio técnico e direcionado a te compreender amparar e fortalecer, pode te ajudar muito com tudo isso o que sente!
Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito nesse processo! Terapia com psicólogo é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima!

Espero ter te ajudado!
Conte comigo..
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

21 AGO 2022

O processo de luto é diferente p cada pessoa.
Vc deve estar c depressao.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

10 AGO 2022

Ola pense em se autoconhecer para entender seu momento atual, a psicoterapia é libertadora.

Abraços Nat Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

10 AGO 2022

Olá Ji. Recomendo fortemente, neste momento, que você procure uma ajuda psiquiátrica, faça uso de algum antidepressivo para lhe ajudar nesse momento tão difícil. Você perdeu sua base, seu chão, com a perda de seu marido, e agora mais nada faz sentido na sua vida, nada mais lhe dá prazer. Você vai precisar de um intenso trabalho pela frente, um trabalho de reconstrução da sua vida. Isso envolve construir laços com pessoas que te façam bem, envolve achar um grupo de pessoas em que você se reconheça e se sinta importante, envolve conseguir desejar chegar a novos lugares em sua vida, envolve se permitir arranjar um novo sentido na sua vida, ainda que sem a presença de seu marido. Mas isso não se faz de uma hora para outra, é extremamente importante a presença de um psicólogo para te acompanhar nessa jornada, para te ajudar a se fortalecer, te impusionar numa nova direção para sua vida, e não deixar que você desista, regrida, ou caia. De qualquer forma, a medicação psiquiátrica vai te ajudar a superar o pior momento, e depois é a psicoterapia que vai te manter. Estou à disposição para te acompanhar nesta jornada, um abraço.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

9 AGO 2022

Bom ter o seu contato Ji!!!

Este momento do luto é muito delicado e precisa de uma atenção especial para quem passa por esse processo.

O acompanhamento com um(a) profissional da área da psicologia pode ser de grande ajuda neste momento a fim de que tenha uma rede de apoio no processo do luto. Geralmente são algumas etapas a serem passadas: negação; raiva; barganha; depressão e aceitação. Nunca será como antes, mas a vida deve continuar, entendendo que faz parte de um ciclo continuo e não tem como ser evitado, tudo ao seu tempo.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

4 AGO 2022

Olá Ji.
O luto é difícil de superar, é uma fase dolorosa porém necessária. Todos passam por lutos na vida. A morte faz parte da vida.
Sugiro que procure acompanhamento psicológico, sentir-se-á menos triste.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

4 AGO 2022

Olá Ji. Sinto pelo ocorrido, perde alguém que amamos é sempre difícil. É preciso que você vivencie esse processo, sem nega suas emoções, acolha o que você está sentindo. Só você sabe sua dor, porém através do processo terapêutico você consegue visualizar novas possibilidades para seguir sua vida em frente. Sua vida continua, mesmo sendo algo penoso de ser elaborado, mas você consegue e você pode volta a sorrir novamente. Faça terapia! Se dei essa chance, você merece fica bem!
Qualquer coisa estou aqui! Um abraço!
Psicóloga Rozana Neto
Psicóloga clínica 16/8574

Psicóloga Rozana Neto Psicólogo em Cachoeiro de Itapemirim

6 respostas

4 AGO 2022

Olá Ji, espero que esteja tudo bem com você.

Sinto muito pelo que você está passando, toda minha solidariedade e apoio para você neste momento, meus sentimentos. Para que você possa conseguir uma melhora em sua qualidade de vida, é muito indicado você ter um suporte de um profissional neste momento que está passando, e o Psicólogo é o profissional mais indicado neste caso. Sugiro que você busque esse profissional assim que possível, e, especificamente, um Psicólogo que seja especialista em Luto. Hoje em dia existem muitos profissionais que são especialistas e atuam exclusivamente com esse tipo de sentimento e questão, e que com certeza podem te ajudar muito. Não deixe de buscar um Psicólogo assim que possível, será muito importante para você neste momento para superação de sua dor.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

4 AGO 2022

Olá Ji,
Meus sentimentos pelo que aconteceu.
O que você está sentindo agora é absolutamente normal sentir após a perde de alguém que amamos. A dor da perda deve ser sentida e acolhida, só passar por ela como se não existisse não é o caminho. Pode ser um processo lento e bastante doloroso, por isso seria interessante que pudesse ser acompanhada por uma psicóloga, para ter um suporte. Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga - CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

3 AGO 2022

Oi Ji,

Primeiramente, sinto muito pelo ocorrido.
A elaboração do luto é um processo individual, que ocorre em tempo e forma diferente de pessoa para pessoa. Ele era seu marido e a sua dor é perfeitamente normal para alguém que tenha perdido uma pessoa amada.
Sua falta de ânimo e seu pensamento negativo em relação ao mundo faz parte deste processo. Sugiro que você procure ajuda psicológica para que te ajude neste momento tão doloroso e você volte a ter novas perspectivas para sua vida.
Estou à disposição para o que precisar.

Abs,

Tania Steiner.

Anônimo-404717 Psicólogo em Rio de Janeiro

22 respostas

3 AGO 2022

Oi, Ji! Sinto muito que esteja passando por isso.
A dor de perder alguém que ocupa um lugar tão importante na sua vida, pode ser desesperadora. Mas é uma dor que tem sentido, percebe?

Com um tempo, você pode conseguir ressignificar essa experiência e lidar com essa falta de uma forma menos sofrida. Para isso, é muito importante contar com uma rede de apoio nesse momento, pessoas com quem você possa contar.

E caso perceba que precisa ser melhor acolhida ou sinta que não está sendo verdadeiramente compreendida, busque um acompanhamento psicológico!

Abraços!

Isa Laury Oliveira Psicólogo em Wenceslau Guimarães

10 respostas

3 AGO 2022

Olá Ji! Obrigado por escrever. Esse gesto (escrever) faz parte do caminho. É preciso se comunicar. Procure as pessoas que você tem boom vínculo, que sejam sensatas, mas evite ficar sozinha. Cabe sempre lembrar que quando desenvolvemos um vínculo de qualidade e expectativa, certamente quando o mesmo é interrompido por alguma razão, vivemos um sofrimento. Será importante você não ficar sozinha, fazer atividade física regular, resgatar metas e objetivos. Bem sabemos que os primeiros tempos são difíceis. Poderá ser muito enriquecedor e organizador você poder contar com a ajuda profissional de um de nós, psicólogos.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e Dengue são verdadeiras. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use de máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

8602 respostas

3 AGO 2022

Ola, Ji
Eu sinto muito pela sua perda. Imagino que deva estar sendo muito difícil.
A dor da perda não pode ser superada. Não usamos o termo "superar". A dor precisa ser reconhecida e acolhida, acima de tudo vivida e elaborada. Entender todas as implicações dessa perda pode levar um tempo, e seria estranho se você perdesse alguém que tanto ama e não sentisse essa dor. Por mais difícil que essa orientação seja difícil de seguir. Te proponho um processo de terapia para que sinta que não precisa passar por isso sozinha, para que possa partilhar ali todas essas experiências e juntos, você e o psicólogo, possam construir novas coisas e restaurar as possibilidades de vida.
Novamente, meus sentimentos pela sua perda.
Boa sorte no seu caminho.
Qualquer coisa fico a disposição.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha