Como se amar em primeiro lugar?

Feita por >Mary · 11 mai 2022 Autoestima

Me sinto culpada pela forma em que sou tratada por uma pessoa que se diz ser meu namorado, porem me sinto como se fosse invalida e de uma certa forma nao ser levada a serio, sinto duvidas com relacao aos sentimentos dele, ele nunca fala um eu te amo, sinto que converso apenas com um amigo pq ele raramente me procura, sim o nosso relacionamento e a distancia e ja faz dois anos de duracao. Me ajudem por favor, eu sei q sou culpada de tudo isso, mas eu quero e eu necessito dessa mudança, eu preciso me amar e ser amada!

A melhor resposta 12 MAI 2022

Olá
Percebo um certo desgaste de sua parte na relação. Esses desafetos nos fazem um mal quando não elaborados. Acredito que possa ajudar pensar no que te mantém na relação ou nessa posição de não se sentir amada. Um profissional pode te ajudar a perceber se isso se trata de uma dependência afetiva ou não, por exemplo, por isso acredito que um psicólogo possa te ser muito construtivo.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

20 MAI 2022

Oi, Mary! Nós mulheres somos ensinadas desde pequenas que nosso valor está relacionado a ser escolhida por um homem e a manter um relacionamento. Se você quer se amar em primeiro lugar é necessário ter compromisso com esse princípio. É necessário agir como se você já tivesse chegado a esse objetivo. Alguém que se ama em primeiro lugar aceita estar em um relacionamento em que não é validada e admirada? Faça coisas que você sabe que uma pessoa que se ama faz. Tenha hábitos de autocuidado, perceba seu potencial erótico, faça coisas que te despertam orgulho de si mesma. Estou aqui caso precise de ajuda.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

13 MAI 2022

Oi Mary
Voce se sente culpada porque não se ama;
Voce não precisa ser amada por ninguém, precisa ser amada por si mesma; depois sim as pessoas te amam, mas como reflexo do amor que tem para consigo mesma.
Voce nasceu não para ser amada por outras pessoas; nasceu para se realizar, para ser feliz e deve fazer coisas que te deixem feliz, deve priorizar a si mesma; desenvolva o amor-próprio,satisfaça os seus desejos, realize as tuas fantasias.
Assim, nascerá o orgulho de ser quem voce é. Não tenha vergonha de nada, coloque o seu ponto de vista e afirme que este é o seu ponto de vista. Faça como uma criança: qualquer coisa que ela ganha é para ela, ela não pensa em nada, nem de ninguém, se satisfaz.
Faça Psicoterapia para descobrir quem é, como funciona, como exerga as coisas e como lidar com o sistema. Estás num sistema mas não é do sistema.
Abraços

5817 respostas

12 MAI 2022

Olá, Mary
Em primeiro lugar tente retirar de si este peso de "ser a culpada por tudo". Seria interessante tentar entender melhor o motivo de se sentir culpada, o que você faz que te leva a pensar assim? Também pelo que descreveu o relacionamento já está meio desgastado e isto pode estar afetando sua autoestima. Um profissional pode te auxiliar a compreender melhor seus sentimentos. Fico à disposição.
Maíra Priscinotti Sahão - psicóloga

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

12 MAI 2022

Olá Mary.
Do que você sente culpa?
Qual o motivo de manter um relacionamento inseguro?
O que te faz manter este relacionamento?
O que é ter um relacionamento a distância para você?
Qual o ideal de um relacionamento saudável para você? O que gostaria de ter em uma relação? O que tem é parecido com o que espera? Vale a pena continuar nesta relação?
Espero que estas perguntas te ajude a refletir e decidir procurar uma psicoterapia.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

12 MAI 2022

Olá Mary.
No seu relato percebo que você já esta ciente que precisa desenvolver a sua autoestima e assertividade. Desenvolver a auto estima exige um olhar profundo para dentro de si mesma. Um psicólogo poderá ajudá-la nesse processo pois é a especialização dele. Na terapia poderá observar as crenças negativas que se iniciaram na infância e ao longo da vida e que estão por trás dos pensamentos negativos que sente. Esteja disposta a se abrir com o profissional para que juntos possam desenvolver estratégias de mudança para se sentir fortalecida e poder se amar e ser amada. Fico a disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

12 MAI 2022

Olá Mary! Obrigado por escrever. Parabéns pelo objetivo. Toda pessoa, precisa, antes de amar ao outro, amar a si mesma, se respeitar, se valorizar. Para fazer isso será preciso você se conhecer melhor, conhecer teus sonhos históricos, tuas metas, teus saberes adormecidos, tuas potencialidades. Isso se faz com ousadia estratégica, planejada. Será necessário você enriquecer tua rotina com vista ao atingimento de metas.
Isso se faz em trabalho científico com psicólogo, desde que você venha a nós, com mente aberta, muita persistência, disciplina e regularidade.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A pandemia e a dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, lideres religiosos, são muito falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Enriqueça o afeto, mas evite aglomerações e criadouros dos mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional